Imagino que já tenha ouvido falar a respeito da resiliência e de sua importância para se ter sucesso na carreira e na vida pessoal, afinal, trata-se de uma palavra bastante citada atualmente. Mas, será que você sabe o que precisa fazer para desenvolver essa habilidade? Continue acompanhando e veja quais são as atitudes que deve adotar em seu dia a dia para ser resiliente e, assim, superar desafios sem se deixar abalar.

O que é resiliência?

Antes de iniciar a lista com as atitudes, acho importante falarmos sobre o forte significado por trás da palavra resiliência. Trata-se de um conceito que veio da física e que é usado para designar certos tipos de material, como o aço, que conseguem voltar para sua forma original mesmo após serem submetidos a situações diversas, como altas temperaturas, por exemplo.

Trazendo esse significado para o âmbito da psicologia, podemos dizer que uma pessoa resiliente é aquela que consegue se manter equilibrada mesmo quando passa por adversidades, como perdas, mudanças e precisa agir sob pressão. Vale lembrar que um ser humano é muito mais complexo do que uma simples barra de aço, porém, o uso da palavra é interessante para expressar a força e o equilíbrio emocional que alguns indivíduos possuem.

10 Atitudes para desenvolver a resiliência no trabalho e na vida

Se você sente que os problemas te desestabilizam e que não consegue lidar de forma equilibrada em situações de estresse? Saiba que não precisa aceitar isso como seu destino, pois pode perfeitamente desenvolver a habilidade da resiliência e aprender a lidar com os desafios e mudanças da vida com serenidade e força. Veja, a seguir, dez atitudes que te ajudarão a se tornar resiliente.

1 – Fortaleça as conexões com outras pessoas

Muito da força que carregamos dentro de nós vem dos laços que possuímos com amigos e familiares. E, realmente, se parar para pensar irá perceber o quanto saber que existem pessoas que estão ao seu lado e que torcem por você é reconfortante. É a mesma sensação de dar um mergulho no mar sabendo que existe uma equipe de salva vidas a postos caso precise de ajuda.

2 – Seja flexível

Se você tem problemas para lidar com mudanças, sugiro que comece a adotar uma postura mais flexível, porque essa é uma condição essencial para desenvolver a resiliência. Comece aos poucos, com situações corriqueiras, como, por exemplo, variando o restaurante e o prato que pede, os gêneros de filme que assiste, então, vá aumentando a intensidade gradativamente, até que passe a ver a mudança de modo natural.

3 – Entenda que nada é definitivo

PSC

Um pensamento que, à primeira vista, é simples, mas que é necessário ter maturidade para assimilar é de que nada é definitivo. Então, não faz sentido nos apegarmos demasiadamente às circunstâncias, porque isso irá servir apenas para causar sofrimento quando uma mudança acontecer.

4 – Adote uma postura ativa

Você é do tipo que age ou que fica sentado se lamentando sobre os problemas? Caso responda a segunda opção, experimente adotar uma postura ativa. Quanto mais agir, mais controle sobre a sua vida terá e isso é fundamental para que se sinta seguro perante os desafios e se mostre resiliente.

5 – Prefira falar de soluções em vez de falar de problemas

Sempre que um problema acontecer e um pensamento de reclamação vier à sua mente, pare e mude o foco, voltando sua mente para soluções. Cometeu um erro no trabalho? Evite que a culpa te cegue, reconheça que todos podem falhar e direcione sua atenção para resolver a questão e aprender lições para que não se repita.

6 – Cuide de si mesmo, física e mentalmente

Para se manter firme perante os desafios, é necessário confiar em si mesmo, e, para a confiança existir, é preciso haver uma base sólida. E essa base é você, a sua saúde, o seu equilíbrio emocional. Portanto, se cuide e passe a ver o seu bem-estar como um passo fundamental para a resiliência, porque sentir-se bem consigo mesmo é muito importante para que consiga vencer os obstáculos sem se abalar.

7 – Realize trabalhos voluntários

Sentir-se útil para outra pessoa é extremamente poderoso. Quando você percebe que uma ação sua é capaz de transformar a realidade de outro ser humano, descobre que é muito mais forte do que imaginava. Por essa razão, começar a fazer trabalhos voluntários, de qualquer tipo, é dar mais um passo em direção à resiliência.

8 – Considere sempre o contexto geral de uma situação

Sempre que um problema surgir, evite enxergar apenas a situação, porque isso fará com que pareça muito maior e mais grave do que realmente é. Lembre-se de considerar todo o contexto, porque isso irá permitir que se atente a vários detalhes importantes, como possíveis soluções, lado positivo, lições a aprender e muito mais!

9 – Aperfeiçoe suas habilidades de comunicação

Se existe uma habilidade de grande relevância quando se vai lidar com problemas é a comunicação. Quando você consegue expressar o que precisa e ouvir as outras pessoas envolvidas, se aproxima muito mais da solução. Dessa maneira, busque avaliar como está se comunicando atualmente e o que pode fazer para melhorar suas práticas, isso certamente te ajudará a se tornar mais forte.

10 – Busque se conhecer cada vez mais

Sempre digo que quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela se cura e se potencializa. Nesse sentido, se deseja se fortalecer e se tornar resiliente, é imprescindível que se conheça. Comece a olhar mais para dentro de si, identifique os seus pontos fortes, aqueles que pode melhorar, reconheça e entenda suas emoções. Assim, conseguirá tomar decisões estratégicas, sabendo exatamente as ferramentas que possui.

Quando você se torna resiliente, deixa de olhar para situações críticas de modo negativo e passa a vê-las como oportunidades para se reinventar e evoluir. Se as coisas ainda parecem desafiadoras demais para você e percebe que se abala com os problemas, aceite como primeiro desafio colocar as atitudes que compartilhei ao longo deste artigo em prática. Daqui um tempo, irá agradecer por ter iniciado essa mudança hoje.

Se gostou deste conteúdo, aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e incentivar mais pessoas a se tornarem resilientes. O universo agradece!

Copyright:  1069336214 – https://www.shutterstock.com/pt/g/arturszczybylo