O amor, a gratidão, a confiança e o respeito daqueles que lhe cercam são coisas que não há como comprar ou forçar uma situação para obter, é preciso conquistar no dia a dia, com naturalidade. Nesse sentido, se deseja que a sua vida seja positiva, seja você mesmo, plante o bem e tudo o que virá será uma consequência das suas ações. Assim, estará florescendo o seu jardim ao invés de correr atrás das borboletas, pois esse é o segredo para que elas sejam atraídas pelo aroma das flores e venham até você naturalmente.

Plante o Bem – 10 Dicas Para Fazer a Coisa Certa e Atrair Amor e Positividade

Todas as nossas ações enviam vibrações ao universo que, por sua vez, nos devolve na forma de energias positivas ou negativas, dependendo da frequência com a qual as enviamos. Desse modo, boas atitudes resultam em abundância, amor, alegria e, por isso, devemos sempre nos esforçar para fazermos o melhor. Confira, a seguir, dez dicas para plantar o bem e ter fartas colheitas.

1 – Faça o Bem Sem Interesses

Você apenas estará fazendo o bem quando suas atitudes não forem motivadas por algum tipo de interesse próprio. Ajudar uma pessoa esperando que ela te beneficie de alguma maneira não é fazer o bem e sim ser interesseiro, o que não combina com o verdadeiro sentido de bondade. Desse modo, busque agir de maneira positiva porque aquilo te faz bem e porque sabe que é a coisa certa, sem expectativas. Então, todas as consequências virão naturalmente.

2 – Dê o Seu Melhor em Tudo o Que Fizer

Fazer o seu trabalho e cumprir com todas as suas obrigações com empenho, dando o seu máximo, são atitudes que também fazem parte do comportamento daqueles que desejam plantar o bem. São demonstrações de que deseja honrar a confiança que lhe foi depositada pelo seu superior no trabalho, por seus clientes, seus familiares, enfim, todos aqueles que forem impactados com os resultados das suas ações.

3 – Seja Honesto Consigo e Com os Outros

Ser honesto é agir e se expressar de acordo com os seus valores e a sua essência, sem fingir ser algo que não é para agradar ou obter vantagens. Entretanto, é sempre importante estar atento para não utilizar a honestidade como desculpa para ser rude. Fale o que pensa com gentileza, sem alterar a voz ou ofender, pois, quando se acredita no que diz, não há a necessidade de se impor. E o mesmo vale para os seus diálogos internos, seja honesto consigo mesmo, pois essa é uma atitude indispensável para que seja feliz.

4 – Desenvolva a Inteligência Emocional

Ser inteligente emocionalmente envolve uma série de questões ligadas às emoções, como reconhecê-las e saber as sensações que são capazes de causar, conseguir gerenciá-las internamente e evitar que falem mais alto do que a razão, saber se colocar no lugar do outro. É utilizar tudo o que sente de maneira positiva, até mesmo aqueles sentimentos vistos como negativos, como a raiva, por exemplo, que pode ser extravasada de diversas formas, sem prejudicar terceiros ou você mesmo.

5 – Elogie as Pessoas

PSC

O elogio é uma ferramenta motivacional fantástica, porque oferece ao ser humano algo que faz com que ele se sinta mais capaz, o reconhecimento. Quando você diz que uma pessoa é uma ótima ouvinte ou que é inteligente, generosa, dedicada, está plantando em seu coração uma semente extremamente poderosa. Contudo, é essencial que suas palavras sejam verdadeiras, para que não soe como uma mera tentativa de agradar. Lembre-se sempre da dica número três e seja honesto.

6 – Ofereça Ajuda Sempre Que Puder

Poder ajudar alguém e ser útil de alguma maneira na vida de um familiar, um amigo ou mesmo alguém que não conhece é maravilhoso e fará com que o seu coração se encha de satisfação. Sua ajuda pode ser oferecida na forma de doações, de favores, de trabalho voluntário. São muitas as maneiras de fazer a diferença na vida do outro, seja através da doação de alimentos e roupas que não usa mais para quem precisa, do seu tempo ou de uma carona a um colega em um dia de chuva.

7 – Seja Grato Por Tudo o Que Tem

A palavra gratidão é muito mais do que algo que se diz da boca para fora ou se coloca como legenda de uma fotografia nas redes sociais. Ser grato é reconhecer que está cercado de coisas boas e que mesmo as coisas ruins são capazes de trazer algo bom, que é o aprendizado, o desenvolvimento. Tire o foco dos problemas, olhe ao seu redor e então verá a lista extensa de motivos que tem para se alegrar, agradecer e desejar compartilhar o bem com outras pessoas.

8 – Liberte-se de Mágoas e Ressentimentos

Guardar mágoas em relação a uma pessoa é o mesmo que tomar uma dose de veneno e desejar que um terceiro seja envenenado, pois é algo que faz mal apenas para você. Desse modo, olhe para cada ressentimento que está guardado em seu coração e procure entendê-lo. Esse é o caminho para que os deixe ir e se liberte de uma vez por todas. Então, estará abrindo espaço para que apenas o bem permaneça.

9 – Faça a Coisa Certa

Fazer a coisa certa é agir de acordo com os seus valores, o que nem sempre é a opção mais fácil, mas certamente é a mais recompensadora. Muitas vezes, temos dois caminhos a seguir, um mais curto e, talvez, até com certas vantagens, e outro mais longo, com resultados mais distantes. Entre eles, prefira sempre aquele em que puder agir com honestidade e ser você mesmo, pois assim estará fazendo o que é certo, e isso não há preço que pague.

10 – Reconheça Quando Errar

Por último, por mais que se esforce para plantar o bem, é natural cometer um erro e tropeçar vez ou outra, afinal estamos falando de um ser humano, que por natureza está em constante processo de aprendizado. Quando isso acontecer contigo, levante-se, reconheça que caiu e faça o possível para consertar a sua falha. Esse é um sinal de humildade, uma qualidade que está intimamente relacionada com o ato de plantar o bem.

Lembre-se que todos nós temos escolhas ao agirmos, porém, não podemos escolher as consequências dessas atitudes, pois colhemos aquilo que plantamos. Portanto, sempre queira o bem, plante o bem e o resto virá naturalmente.

Créditos da Imagem: Por Tonktiti – ID da foto stock livre de direitos: 571239124