envelhecimento

O Envelhecimento Será Algo Inevitável

Por: José Roberto Marques | Comportamentos | 11 de abril de 2018

Se na vida podemos ter certeza de poucas coisas, uma delas é que o envelhecimento é algo inevitável. Todo indivíduo que nascer e permanecer vivo irá crescer e envelhecer, essa é a ordem natural das coisas. A partir desse princípio, cabe a cada um escolher como irá se preparar para viver essa fase. Por mais que, na chamada terceira idade, o corpo e a energia tenham a tendência de desacelerar, é possível viver essa experiência de forma positiva e, principalmente, ativa, desfrutando o que de melhor a maturidade tem a oferecer.

10 Dicas Para Se Preparar Para o Envelhecimento de Forma Positiva

Envelhecer não precisa, e nem deve, ser motivo para sofrimento. Chegar à maturidade é, na realidade, um grande motivo de orgulho por ter superado todos os obstáculos impostos pela vida e construído uma linda história. Se deseja viver essa fase de forma positiva, tenho a certeza que irá gostar de conferir as dicas que darei a seguir. São atitudes que irão te proporcionar mais saúde, bem-estar e energia criativa para viver cada dia com alegria, independente da sua data de nascimento.

1 – Mantenha o Corpo em Movimento

Praticar exercícios físicos, além de fazer bem para o corpo, também traz muitos benefícios para a mente. Mesmo que nunca tenha praticado, sempre é tempo de começar, mas, claro, seguindo orientações médicas em relação à intensidade e duração das atividades. Uma caminhada diária pelo bairro, de cerca de 30 minutos, por exemplo, já poderá te proporcionar muito mais disposição e energia e é uma excelente forma de iniciar mais um dia.

2 – Cultive os Seus Relacionamentos

Na maturidade, muitas pessoas costumam deixar os relacionamentos de lado, sejam eles amorosos ou de amizade, por acreditarem que não seja mais necessário cultivá-los. Mas a verdade é que as relações são como as plantas e sempre precisam ser cuidadas e alimentadas. Por isso, dê atenção ao seu cônjuge, combine de se encontrar com os amigos ou mesmo se permita conhecer uma pessoa especial, caso não tenha um compromisso. Não deixe que a idade seja um obstáculo para a sua felicidade, pois ela não é, a menos que você permita que seja.

3 – Cuide da Sua Saúde Emocional

A expressão saúde emocional chega até a ser redundante, já que não é possível separar corpo e mente, pois ambos estão completamente conectados. Contudo, é importante dar essa ênfase porque muitos ainda têm preconceito quando se trata de saúde emocional. Para envelhecer de forma positiva é fundamental conhecer e respeitar seus sentimentos e buscar ajuda profissional caso perceba que é necessário. Sempre é tempo de encontrar soluções para problemas que estejam te incomodando e comprometendo seu bem-estar.

4 – Exercite o Seu Cérebro

Se deseja ter o seu cérebro ativo e em pleno funcionamento por muito mais tempo, trate de começar a exercitá-lo o quanto antes. Para isso, envolva-se em atividade que te desafiem e não pare nunca de aprender coisas novas. Quanto mais estímulos os neurônios recebem, mais o raciocínio e a memória se tornam mais potentes. Apesar de não ser, necessariamente, um músculo, o cérebro também precisa de exercícios para se fortalecer.

5 – Alimente-se de Forma Equilibrada

A alimentação é uma condição de grande importância para a manutenção da saúde e, portanto, fazer boas escolhas é essencial para envelhecer de forma saudável. Contudo, o ideal é seguir sempre pelo caminho do equilíbrio, que consiste em optar por alimentos naturais na maior parte do tempo, mas sem se privar daquilo que gosta. Não é porque comeu alimentos ricos em açúcar e gordura em algumas ocasiões que a sua velhice estará comprometida. Basta que tenha bom senso e, claro, siga as recomendações do seu médico.

6 – Elimine Hábitos Ruins

Se você tem hábitos ruins, como fumar, consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou sedentarismo, por exemplo, elimine-os o quanto antes da sua vida. Muitas pessoas, quando chegam à terceira idade, acham que por terem vivido tantos anos com esses hábitos, livrar-se deles não fará diferença. Realmente, os impactos causados pelo período que já passou não podem ser mudados, mas é possível minimizá-los com certas mudanças de atitudes. Sempre é tempo de mudar para melhor!

7 – Pare de Se Preocupar Com Coisas Pequenas

O estresse é um fator que pode comprometer o bem-estar e ser causador de diversas doenças. Então, uma das melhores coisas que pode fazer por si mesmo é parar de se preocupar com coisas pequenas. A maturidade já é uma fase em que, naturalmente, se dá menos enfoque ao que não merece, mas é sempre bom lembrar para que se mantenha firme no propósito de dedicar a sua atenção ao que realmente importa.

8 – Faça Trabalho Voluntário

Na terceira idade, a grande maioria das pessoas já se aposentou e está desfrutando do descanso merecido depois de anos se dedicando a uma carreira e à família. Entretanto, voltar a ter uma sensação de utilidade é muito positivo e ainda pode ser unida à satisfação de fazer a diferença na vida de outras pessoas. Fazer algum tipo de trabalho voluntário e ajudar ONGs, igrejas ou participar de qualquer projeto social irá te proporcionar um sentimento maravilhoso de que ainda tem muito a oferecer.

9 – Tenha um Hobby

Ter um hobby é uma ótima forma de tirar o foco das preocupações do dia a dia e se dedicar a algo que te proporcione prazer. Escolha uma atividade que goste e se permita conhecer novas possibilidades sempre que tiver a oportunidade, lembre-se da importância de exercitar o cérebro que citei na quarta dica! As opções são as mais diversas possíveis e incluem artesanato, jogos de tabuleiro e raciocínio, dança, jardinagem, música, turismo, entre tantos outros.

10 – Visite Seu Médico Regularmente

Por fim, minha última dica para envelhecer de forma positiva é visitar o seu médico regularmente. Assim, será possível identificar qualquer problema que possa vir a surgir logo no início e encontrar soluções mais eficazes. Afinal, como diz o ditado – prevenir é sempre melhor do que remediar. Por isso, evite se deixar levar pela teimosia e se cuide para que continue vivendo com saúde e alegria.

Devemos aprender a lidar de forma positiva com tudo aquilo que não temos o poder de mudar, e o envelhecimento é um bom exemplo disso. Escolha ser a melhor versão de si mesmo independente da idade que tiver. Cuide da mente, da saúde e busque sempre a sua felicidade o seu bem-estar físico, emocional e mental!

Deixe seu Comentário: