Quando duas pessoas se unem para viver um relacionamento, devem estar prontas para compartilhar momentos com muito respeito, amor e companheirismo, porque é essa a essência desse tipo de união. É claro que é totalmente natural que divergências apareçam, afinal, são dois indivíduos diferentes que estão se conhecendo. Contudo, existem aqueles que começam a apresentar comportamentos destrutivos que minam a relação e colocam a perder uma grande oportunidade de viverem experiências genuinamente felizes.

No artigo de hoje falarei sobre as principais atitudes tóxicas que alguém pode ter em um relacionamento. Continue acompanhando para saber quais são e como lidar com elas.

O que torna um comportamento destrutivo em um relacionamento?

Existem vários indicadores de que uma pessoa está agindo de modo destrutivo em um relacionamento. Começar uma briga sem um motivo real, apenas para ferir os sentimentos ou apontar falhas no parceiro, é um sinal de que um indivíduo está apresentando comportamentos destrutivos. Mais exemplos desse tipo de postura incluem:

  • Sentir que precisa terminar um relacionamento quando ele começa a ficar sério;
  • Desejar impor as próprias vontades sobre a personalidade, o comportamento e a aparência do parceiro;
  • Comparar constantemente o relacionamento atual com experiências anteriores;
  • Ser desleal física ou emocionalmente;
  • Abuso de álcool e / ou drogas a ponto de prejudicar o relacionamento;
  • Jamais assumir erros e achar que está sempre certo;
  • Sentir que não merece receber amor e estar em um relacionamento saudável.

Possíveis origens dos comportamentos destrutivos

No último item da lista que apresentei anteriormente, podemos identificar uma possível causa para os comportamentos destrutivos. O indivíduo sente que não merece viver um relacionamento saudável e, portanto, o sabota, prejudicando a si mesma e a outra pessoa envolvida. De onde será que vem esse sentimento de acreditar que não é digno de viver em harmonia no campo amoroso?

A resposta para esse questionamento pode estar dentro da própria família, mais precisamente no relacionamento dos pais. Um indivíduo que cresceu vendo familiares apresentando comportamentos destrutivos pode repetir isso na vida adulta. Além disso, essa postura arredia em relação à pessoa amada por ser um mecanismo de defesa criado para evitar sofrimento, o que, muitas vezes, é resultado das próprias inseguranças.

A importância de se tornar consciente em relação ao próprio comportamento

Pode ser que você tenha chegado até este artigo ao buscar informações sobre comportamentos destrutivos por observar isso na pessoa amada, mas também existe a possibilidade de estar sentindo isso em suas próprias atitudes. Se for o segundo caso, apenas o fato de estar consciente de que tem um problema já é algo muito bom. O próximo passo é se questionar para entender a origem de tudo isso.

PSC

Vale dizer que olhar para experiências passadas, o que pode incluir medos e inseguranças, não é algo necessariamente prazeroso de se fazer. Lembrar de coisas que te fizeram sofrer pode trazer à tona dores que estavam adormecidas. Contudo, é uma ação crucial para compreender o que está acontecendo e solucionar essas questões dentro de si, a fim de evitar que os comportamentos destrutivos continuem. Dependendo da situação e de como se sentir, pode ser interessante buscar ajuda profissional para conseguir lidar com essas memórias.

Ser autoconsciente e reconhecer quando tem um comportamento destrutivo é uma habilidade e, portanto, requer prática. Para isso, é preciso se manter consciente e, ao sentir uma emoção, acolhê-la e se perguntar de onde ela vem. O mesmo vale para as atitudes que são geradas através delas. É preciso trabalhar para identificar os próprios sinais de comportamentos destrutivos no relacionamento e estar aberto a reconhecer quando estiver envolvido neles.

Como lidar com comportamentos destrutivos em um relacionamento amoroso?

Caso a pessoa com a qual você se relaciona esteja apresentando comportamentos destrutivos, é preciso entender que atitudes são essas e o quanto elas impactam na sua vida. Em casos mais complexos, principalmente os que envolverem abuso de álcool ou substâncias e violência física ou psicológica, é muito importante buscar ajuda o quanto antes, para se proteger e, também, proteger o outro. Jamais lide com esse tipo de situação sozinho, pois as consequências podem ser graves.

Em se tratando de comportamentos nocivos, mas que não oferecem risco à integridade de ninguém, existem algumas medidas que podem ajudar, confira.

1 – Diálogo

A primeira coisa a se fazer ao notar que o parceiro está apresentando comportamentos destrutivos é chamá-lo para uma conversa. Explique o quanto as ações dele estão lhe fazendo sofrer e que isso está prejudicando o relacionamento de vocês. Permita que ele fale sua versão e ouça com atenção, assim saberá o que está acontecendo e poderá ajudá-lo.

2 – Demonstre compaixão

Se está em um relacionamento é porque ama a outra pessoa e deseja vê-la bem. Dessa maneira, demonstre que entende que ela está passando por um momento delicado e que está ao lado dela. Como disse ao longo do artigo, muitas vezes, os comportamentos destrutivos são frutos de inseguranças, então, esse suporte pode ser bastante positivo.

3 – Evite fazer acusações

Pense bem, a pessoa que está apresentando os comportamentos ruins demonstra claramente que não está bem. Assim, fazer acusações não irá ajudar em nada a resolver o problema. Prefira sempre expressar o que está sentindo com serenidade, para que ela entenda realmente que isso está prejudicando a relação de vocês.

4 – Incentive-o a buscar ajuda

Um indivíduo que está apresentando comportamentos destrutivos pode estar precisando de ajuda especializada. Assim, caso a conversa e as outras medidas não surtam efeito, é necessário considerar buscar ajuda. Incentive-o a fazer isso, ajudando-o a encontrar um profissional, acompanhando nas consultas e assim por diante, esse apoio certamente fará toda a diferença.

5 – Repense o relacionamento

Por último, é fundamental que tenha em mente que você não tem nenhuma obrigação de se manter em um relacionamento que lhe faz mal. Como falei anteriormente, se os comportamentos destrutivos envolverem violência e abuso de substâncias, procure ajuda imediatamente. Agora, mesmo que a situação não esteja nesse ponto, você tem todo o direito de colocar um fim à relação se achar que não está mais feliz. Reflita a respeito, converse com alguém da sua confiança e tome a melhor decisão.

Muitas vezes, os comportamentos destrutivos começam de forma leve, com pequenos deslizes que vão sendo ignorados. Porém, a tendência é que se tornem cada vez piores e mais prejudiciais. Por isso, mantenha-se atento, tanto para evitar agir dessa maneira quanto para evitar se tornar alvo dessas atitudes. Lembre-se que um relacionamento amoroso deve ser saudável e equilibrado.

 

Se essas informações lhe foram úteis de alguma maneira, aproveite para compartilhá-las em suas redes sociais e passá-las adiante!

Copyright: 439098511 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Tiko+Aramyan