geracao-z-perfil

O Comportamento da Geração Z no Mercado de Trabalho

Por: José Roberto Marques | Blog | 05 de julho de 2019

A chamada Geração Z se refere às pessoas nascidas a partir de 1997 e que, portanto, atualmente têm por volta de 22 anos de idade. Por se tratar de uma fase da vida em que muitos ingressam no mercado de trabalho, diversos estudos estão sendo realizados sobre como é o comportamento desses jovens em relação à carreira, as vantagens que têm em relação aos demais e os pontos a serem melhorados. Continue acompanhando e saiba mais a respeito daqueles que serão os responsáveis pela força de trabalho nos próximos anos.

Conheça o Coaching, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento!
Leia meu eBook “Tudo Sobre Coaching” e atinja novos patamares!

Entenda Melhor o Perfil dos Jovens Que Fazem Parte da Geração Z

A Geração Z é formada pelas pessoas nascidas a partir de 1997, o que significa que os mais antigos membros desse grupo estão saindo da faculdade. E suas experiências de vida têm uma grande influência sobre o tipo de trabalho que procuram e o que consideram mais importante. Saiba que, por exemplo, eles valorizam muito o sucesso na carreira, inclusive, acredita-se que a Geração Z seja a que mais valoriza o sucesso em toda a história.

Os baby boomers, que são os nascidos na década de 60, eram mais propensos a citar a família e a religião como prioridades em suas vidas, enquanto a Geração Z considera o sucesso pessoal como o centro de suas escolhas. Por terem nascido em épocas tumultuadas em grande parte do mundo, esses jovens buscam carreiras mais estáveis, principalmente nas áreas de tecnologia e de cuidados de saúde. 

Estudos mostram que a maioria deles tem predileção por ambientes de trabalho positivos e em que a diversidade esteja presente. Além disso, consideram o marketing e a imagem da empresa perante a sociedade como um fator decisivo, pois buscam companhias com as quais se identifiquem para se tornarem parte delas e, assim, construírem suas carreiras.

10 Características da Geração Z no Trabalho

A melhor maneira de lidar positivamente com uma pessoa é conhecendo o seu perfil e buscando entender o seu modo de pensar. Em se tratando da Geração Z, os dez itens abaixo irão te ajudar a compreender melhor esse jovens, o que eles desejam e como esse comportamento pode ser positivo dentro de uma empresa, confira!

1 – Prezam Pela Segurança e Estabilidade

Como disse anteriormente, por conta das experiências que viveram e viram os seus pais passarem, principalmente financeiramente, os jovens da Geração Z buscam maior estabilidade. Enquanto a Geração Y se mostrava mais motivada por um propósito, deixando as questões financeiras um pouco de lado, a Z demonstra se preocupar também com o dinheiro, o que não é ruim se for bem dosado, e sim uma maneira diferente de enxergar as coisas.

2 – São Mais Competitivos

A Geração Y, que também é chamada de millennials, ficou conhecida pela facilidade de unir forças e trabalhar em equipe. Já a Geração Z se mostra um pouco mais competitiva, eles querem trabalhar por conta própria e serem avaliados pelo seu trabalho individual e não em grupo. É uma geração que está disposta a trabalhar duro, mas que espera ser recompensada ​​pelo seu esforço.

3 – Buscam a Independência

Independência é sinônimo de liberdade e é exatamente isso o que os jovens da Gen Z buscam. Muitos preferem ter um espaço de escritório próprio, em vez de utilizar um ambiente colaborativo. Há também aqueles que querem gerenciar seus próprios projetos para que as suas habilidades e capacidades possam se destacar, e não querem depender de outras pessoas para realizarem o seu trabalho.

4 – Capazes de Realizar Várias Tarefas ao Mesmo Tempo

A Geração Z convive desde muito cedo com smartphones e tablets, o que fez com que eles adquirissem o hábito de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Embora seja importante tomar cuidado para evitar excessos, é fato que isso possibilitou que eles se tornassem extremamente ágeis e produtivos, o que é bastante interessante para carreiras em que há a necessidade de se atentar a vários detalhes simultaneamente.

5 – Muitos Desejam Empreender

Os indivíduos que formam a Geração Z têm mais de 50% de chances de optarem por empreender ao invés de buscarem um emprego convencional. Informação essa que pode parecer um tanto quanto incoerente em relação à busca pela segurança, mas que pode ser explicada pelo desejo de ter sucesso e, assim, conquistar a estabilidade financeira que seus pais não tiveram.

6 – Preferem Se Comunicar Pessoalmente

Embora tenham sido criados entre aparelhos tecnológicos, os profissionais da Gen Z têm predileção pela comunicação cara a cara, principalmente para tratar de questões importantes relacionadas ao trabalho. Isso é algo bastante positivo, já que e-mails e aplicativos de mensagens podem ser práticos, mas não são capazes de substituir o entendimento que uma conversa realizada pessoalmente pode oferecer.

7 – Têm Grande Facilidade em Lidar Com o Mundo Digital

O fato de terem nascido em um mundo digital faz com que os Gen Z saiam um pouco na frente em relação aos indivíduos da Geração Y, pois esses últimos nasceram no mundo analógico e viram a coisa toda se transformar. Já os primeiros, chegaram aqui com tudo já em andamento, o que permite que tenham maior desenvoltura para lidar com os mais diferentes softwares e plataformas.

8 – Prezam Pela Sua Saúde

Embora tenham o desejo de terem sucesso e agirem de modo competitivo para alcançá-lo, esses jovens têm a consciência de que precisam cuidar da saúde, tanto do corpo quanto da mente. Essa é uma informação bastante animadora, pois mostra que o ser humano, de modo geral, está evoluindo e buscando não apenas o dinheiro e o sucesso, mas também a qualidade de vida.

9 – Valorizam Sua Privacidade

Uma característica bastante interessante, e até curioso, em relação à Geração Z envolve o modo como enxergam a privacidade. Eles querem manter suas conversas e informações privadas, mas, ao mesmo tempo, sabem que empresas precisam de dados para criarem e direcionarem suas campanhas de marketing. Algo que pode ser visto como contraditório por alguns, mas que faz sentido se formos analisar bem dos dois pontos de vista.

Conheça o Coaching, uma poderosa ferramenta de desenvolvimento!
Leia meu eBook “Tudo Sobre Coaching” e atinja novos patamares!

10 – Buscam Constantemente Oportunidades de Se Desenvolver

Por conta do desejo de alcançarem o sucesso e terem estabilidade, os Gen Z sabem que precisam se esforçar para tal e, portanto, estão prontos para abraçarem todas as oportunidades de desenvolvimento possíveis. Isso é fantástico e, para mim, o ponto mais positivo dessa geração. Aqueles que seguirem por esse caminho, certamente irão alçar voos bastante altos.

Especialistas apontam que a Geração Z irá representar 20% da força de trabalho total até 2020. Sendo assim, é essencial que líderes e gestores busquem entender suas características. Afinal, saber o que inspira esses jovens e tomar medidas para extrair o que de melhor eles têm a oferecer pode ajudar a garantir que uma companhia se mantenha competitiva e alcance resultados extraordinários!

 

Copyright: 1134660812 – https://www.shutterstock.com/pt/g/disobeyart

Deixe seu Comentário: