Um indivíduo compassivo é aquele que não pensa apenas em si e se preocupa, também, com os demais, se compadecendo com as dores alheias. Por essa razão, a compaixão é conhecida como uma semente de boas ações, porque através dela as pessoas se tornam mais empáticas umas com as outras e agem para tentar, de alguma forma, amenizar o sofrimento dos seus semelhantes.

Quando você oferece um alimento para alguém que tem fome, cede o seu lugar no ônibus ou metrô para um idoso ou gestante, participa de uma ação social, o faz porque se compadeceu com aquela situação. Isso torna a compaixão um sentimento fantástico, capaz de promover grandes transformações na humanidade e de estreitar os laços que unem as pessoas.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

7 Motivos Para Se Tornar um Indivíduo Mais Compassivo

Confira, a seguir, sete lições que podemos aprender com aqueles que têm compaixão e a vivenciam na prática em seu dia a dia e se inspire com esse comportamento.

1 – Ajudar alguém é maravilhoso

O primeiro motivo para que se torne uma pessoa mais compassiva é bastante simples e se refere à grande satisfação que irá sentir ao saber que uma ação sua fez a diferença na vida de alguém. Independente se o seu gesto é considerado pequeno ou grandioso, essa sensação de ter contribuído com a felicidade de alguém é maravilhosa. Inclusive, esse fato é comprovado cientificamente, pois foi constatado que a caridade é capaz de acionar áreas do cérebro que estão ligadas ao prazer.

2 – Não basta sentir pena, é preciso agir

Sentir pena de alguém que está sofrendo não basta para se tornar um indivíduo compassivo, por isso, sempre que possível, é preciso que tome uma atitude e se ofereça para mudar aquela realidade de alguma maneira. Apenas é importante tomar cuidado para não sofrer quando não puder ajudar, porque pode acontecer de não estar ao seu alcance fazer algo, portanto, seja consciente das suas forças e limitações, para que as utilize de forma positiva para o bem dos outros e de si mesmo.

3 – A compaixão une as pessoas

PSC

Sempre que uma tragédia acontece podemos ver a união de diversas pessoas para ajudar aqueles que foram prejudicados e isso é maravilhoso e inspirador. São indivíduos que se unem porque têm um mesmo objetivo, que é o de amenizar o sofrimento de outros. Como diz o ditado, a união faz a força e, assim, é possível levar o bem cada vez mais longe, impactando mais e mais pessoas que estejam precisando de apoio.

4 – As boas ações inspiram e formam uma corrente do bem

Assim como a compaixão tem o poder de unir, ela também é capaz de inspirar e fazer com que aqueles que presenciarem as boas ações sejam influenciados pelo exemplo. Dessa maneira, quando você faz o bem, além de ajudar alguém, está inspirando outras pessoas a agirem da mesma maneira e a abraçarem a mesma causa que você ou tantas outras que estão ao nosso redor. Então, dará início a uma poderosa corrente do bem, formada por indivíduos que se sentem felizes em ajudar e contribuir com a felicidade alheia.

5 – O seu olhar em relação aos outros e a si mesmo se torna mais gentil

Quando você se torna uma pessoa mais compassiva, começa a olhar as outras pessoas com mais sensibilidade, o que irá refletir nas suas ações, principalmente na forma de tolerância, paciência e bondade. Isso é positivo para aqueles que convivem contigo e, também, para você mesmo, porque aprenderá a ser mais gentil consigo. E cuidar de si e zelar pelo seu próprio bem-estar não é, nem de longe, um ato de egoísmo, e sim uma medida essencial para que se sinta bem e possa externar isso através de boas ações.

6 – Os indivíduos compassivos perdoam mais

Perdoar é um gesto nobre e que é muito importante para que possa se libertar de mágoas e outros sentimentos ruins. Quando se é compassivo e se compartilha do sofrimento alheio, o perdão se torna uma consequência natural, simplesmente porque você consegue se colocar no lugar do outro, calçar os sapatos dele e entender que um erro não precisa condená-lo para sempre. Afinal, todos os seres humanos estão sujeitos a falhar e alimentar ressentimentos não faz bem para nenhuma das partes envolvidas.

7 – A compaixão contribui para a construção de um mundo melhor

Por todos os outros seis motivos que citei, a compaixão é capaz de promover uma grande transformação na vida das pessoas, tanto daquelas que se compadecem quanto das que recebem os gestos de bondade. Assim, através dessa grande união, cada semente plantada contribui para a construção de um mundo melhor e mais justo para todos. Que tal entrar para essa corrente e fazer, também, a sua contribuição? Tenho a certeza de que a sua forma de enxergar a vida irá mudar para melhor.

Manter bons relacionamentos é um fator importante para a felicidade
Acesse nosso Termômetro e descubra
como anda sua Felicidade!

10 Frases Sobre a Importância de Ser Compassivo Para Refletir

Para finalizar essa reflexão, selecionei 10 frases bastante tocantes sobre compaixão que certamente farão você se inspirar e repensar as suas ações.

1 – “O amor e a compaixão são necessidades de todos, sem elas a humanidade não seria capaz de sobreviver.” – Dalai Lama

2 – “Os grandes mestres são aqueles que pautam as suas ações no conhecimento, na paixão e na compaixão.” – A. P. J. Abdul Kalam

3 – “A verdadeira compaixão nãos se resume a apenas sentir a dor do outro, mas também a agir para ajudar a aliviá-la.” – Daniel Goleman

4 – “A compaixão é a base da moralidade.” – Arthur Schopenhauer

5 – “Ao invés de colocar os outros em seu lugar, coloque-se no lugar deles.” – Autor desconhecido

6 – “Compaixão é olhar para além da sua própria dor, para ver a dor dos outros.” –Yasmin Mogahed

7 – “A sua compaixão deve incluir você mesmo, do contrário, ela estará incompleta.” – Autor desconhecido

8 – “Ser compassivo não é o suficiente, é preciso transformar esse sentimento em ação.” – Dalai Lama

9 – “A compaixão é a expressão máxima do seu eu superior.” – Russell Simmons

10 – “A compaixão é uma emoção viva, orgânica, que vibra através de você e te liga a todos aqueles que estão ao seu redor.” – Deepak Chopra

Comece agora mesmo a passar o bem adiante, compartilhando este artigo em suas redes sociais e inspirando mais pessoas a serem empáticas e compassivas.

Copyright: 1125433322 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes