Conquistar a motivação diária é uma missão cada vez mais desafiadora, diante do cotidiano acelerado e estressante da vida urbana. Isso ocorre devido à tentativa de administrar múltiplas jornadas dentro de um prazo restrito de 24 horas, que devem ser suficientes para o trabalho, estudos, casa, família, relacionamento, atividade física, descanso, amigos e outros diversos compromissos.

A motivação é uma energia vital que nos mantém ativos e nos impulsiona a agir, a gerar movimento, a promover mudanças e a desempenhar atividades das diversas áreas da vida com sucesso e engajamento. É o oxigênio da mente que nos permite pensar com clareza sobre o que desejamos, quais são os objetivos almejados e o que se faz necessário para torná-los realidade. Portanto, é um elemento crucial que auxilia no desenvolvimento da própria história.

Neste artigo, você vai entender como podemos produzir e manter a motivação em nosso dia a dia. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

O que é a motivação?

A motivação é a força que nos leva a tomar uma ação. Se você trabalha, estuda, economiza o seu dinheiro, planeja o seu futuro e cuida da sua saúde, por exemplo, certamente você tem motivações para todas essas atividades. Em geral, essa motivação está atrelada àquilo que, para cada um de nós, representa uma vida feliz.

Circunstâncias de adversidades e obstáculos aparecerão esporadicamente, acompanhados de cansaço, decepção, estresse e desânimo. Mas é principalmente nesses dias, que precisamos nos conectar com as nossas convicções construtivas, procurando restabelecer os sentimentos positivos para conseguir seguir em frente.  Fazer uma pausa para respirar, oxigenar o cérebro, rever a direção e canalizar as energias para o que o faz sentir-se melhor é fundamental.

Como manter-se motivado?

Pessoas bem-sucedidas têm total maestria para se automotivar em qualquer ambiente e situação. Chegam até mesmo causar a impressão de ser uma habilidade nata, mas ninguém nasce com essa capacidade como se fosse um diferencial. Na verdade, trata-se de um exercício constante, que deve ser praticado diariamente, até que vire um hábito.

PSC

Estar constantemente motivado não significa estar isento de problemas, no entanto, constitui exercitar a inteligência emocional e a resiliência, enxergar o lado positivo das situações, obter o aprendizado em todas as situações e não gastar energia com ansiedades e preocupações, mas sim, focar em encontrar a solução.

Quais são as características das pessoas altamente motivadas?

  • Possuem objetivos e anseios claros para a sua vida;
  • Conhecem a si mesmas;
  • Acreditam no seu potencial;
  • São criativas e inovadoras;
  • Reconhecem que são passíveis a erros;
  • Têm compromisso consigo mesmas e com os outros;
  • Vivem de maneira plena e participativa;
  • São focadas, determinadas e otimistas;
  • Sabem desfrutar das suas fortalezas e administrar as suas fraquezas;
  • Dedicam-se em manter o equilíbrio entre as várias áreas da vida;
  • Honram e respeitam a própria história;
  • Vivem plenamente o presente;
  • Nutrem um sentimento de gratidão elevado.

5 dicas práticas para que nunca falte motivação no seu dia a dia

1. Tenha objetivos atrelados à sua felicidade

Conheça a si mesmo e identifique o que faz você feliz. Se você ama escrever, não adianta querer encontrar a motivação em uma carreira na matemática, por exemplo. Conecte-se consigo mesmo, avalie as suas paixões, interesses e aptidões. Quanto mais você desenvolver o seu autoconhecimento, mais conseguirá definir metas associadas à sua ideia pessoal de felicidade.

Ao fazer isso, defina metas e objetivos para as diferentes áreas da sua vida. Se você não tiver esse “destino”, você não terá motivação. Fica muito mais fácil estudar pensando em ter um bom salário do que sem ter alguma meta em vista, não acha? Portanto, avalie o que você deseja para cada área da sua jornada, transformando esses desejos em metas.

2. Transforme a sua intenção em ação

Tendo definido os seus objetivos, é hora de pensar em tudo aquilo que você deve fazer para concretizá-los. Se você quer perder 10 kg, por exemplo, não é sentado no sofá que isso vai acontecer, certo? Dessa forma, pense nas mudanças que você precisa promover na sua rotina.

O primeiro passo é sempre o mais difícil. A primeira aula de inglês é assustadora; a primeira sessão de musculação na academia, então, nem se fala. No entanto, entenda que é só o começo. Com o passar do tempo, tudo fica mais natural, conforme você transforme essas atitudes em hábitos. Por isso, não desanime nos primeiros passos. Lembre-se de que fica mais fácil aos poucos. Seja paciente!

3. Lembre-se do que você tem a ganhar

A motivação está profundamente associada ao sistema de recompensas que temos no cérebro. Por isso, quando estiver desanimado para estudar, pense no aumento salarial que esse curso poderá oferecer a você. Quando estiver sem ânimo para ir à academia, pense no corpo bacana e na saúde física e mental que os exercícios serão capazes de promover na sua vida!

Além disso, lembre-se de monitorar o seu resultado. Acompanhe o seu aprendizado, a sua evolução, o peso que perder na academia, os conhecimentos que adquirir etc. Monitorar esses resultados ajuda você a perceber tudo aquilo de que você é capaz, o que certamente renovará as suas forças e o seu ânimo.

4. Aprenda com os erros e não desanime por causa deles

Como se diz popularmente, “perder a batalha não é perder a guerra”. Na sua jornada, você vai cometer erros, sem falar que vão aparecer obstáculos que você nem imagina quais sejam. Em todas essas circunstâncias, lembre-se de que é assim para todo mundo. O alcance de um objetivo nunca é uma linha reta, mas sim uma sucessão de altos e baixos.

Nesses momentos de dificuldade, extraia o máximo possível de aprendizados, sobre o que deve ser feito e sobre o que não deve ser feito. Os erros nos ensinam muito, desde que nos prontifiquemos a analisá-los, e não a negá-los. Não se odeie por errar. Entenda que esse é um processo natural, que indica que você está saindo da sua zona de conforto, o que é um ótimo sinal. O fracasso não é o oposto do sucesso, mas apenas uma etapa que o antecede. Não desanime!

5. Peça ajuda quando necessário

Por fim, lembre-se de que você não precisa fazer tudo sozinho. No mundo, há bilhões de pessoas, e, certamente, há alguém capaz de ajudá-lo para que a sua caminhada não seja tão difícil. Pedir ajuda não o torna fraco, mas sim um ser humano. Nós precisamos ajudar uns aos outros, pois é isso o que nos fortalece enquanto sociedade.

Sendo assim, converse com quem já alcançou o objetivo que você almeja. Inspire-se nos exemplos de sucesso. Apenas não se compare com ninguém. Lembre-se de que você tem o seu tempo e a sua trajetória, de modo que qualquer comparação é injusta. Seja você mesmo e trilhe o seu caminho dando o seu melhor!

Cultive o pensamento positivo, pois a qualidade do que se passa na sua mente impacta diretamente nas suas ações. Encontre o que verdadeiramente tem valor para você — essas serão as suas reais motivações. Compreenda os seus valores e propósitos, e, desse modo, você obterá clareza sobre o direcionamento da sua vida.

E você, querida pessoa, tem mais alguma dica de motivação ou frase especial que queira compartilhar com os demais leitores do blog? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!