Quando uma pessoa é mais devagar, lenta e demora muito tempo para começar ou terminar uma tarefa, nós também dizemos que ele sofre de morosidade. Logicamente que todos têm seu próprio tempo, entretanto, na maioria das vezes, essa vagareza para fazer as coisas pode ser bem prejudicial para a vida pessoal e carreira.

Se, por exemplo, nós demoramos o dobro ou o triplo de horas para executar uma demanda profissional ou um projeto pessoal, isso vai influenciar diretamente no nível de nossa produtividade e resultados. No ambiente de trabalho, ter esta característica é um fator negativo, pois, com a alta competitividade, se destaca quem produz mais e melhor, e em menos tempo.

Caso você se identifique com isso, ter essa consciência é importante porque, por melhor que seja a sua intenção, a qualidade e detalhismo do seu trabalho, se continuar lento, em matéria de tempo, você sempre estará vários passos atrás. Vale ressaltar, ainda, que a morosidade se difere da procrastinação, uma vez que a pessoa não adia, mas sim, leva mais tempo para fazer suas atividades.

Para evitar prejuízos dessa natureza e o descrédito profissional e pessoal, é essencial encontrar mecanismos efetivos para identificar as razões da lentidão. Para isso, confira algumas dicas poderosas que separei para definitivamente acelerar seus resultados em todos os sentidos.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

Morosidade: conheça o perfil das pessoas que possuem essa característica

As pessoas que possuem a morosidade como característica podem ser do tipo extremamente calmas, terem excesso de perfeccionismo ou serem desorganizadas. Por isso, não dá para generalizar a origem dessa lentidão, que pode ter diferentes causas. Outro ponto a ser considerado é que não se pode generalizar e achar que todos aqueles que não fazem as coisas com a mesma velocidade que você são lentas.

PSC

Vamos entender melhor cada uma das três principais causas da morosidade.

Pessoas extremamente calmas

Da mesma forma que existem pessoas que são agitadas e realizam tarefas de forma ágil, existem outras que são o que chamamos popularmente de “sossegadas”. Elas acham sempre que as coisas podem esperar e parecem não se importar com o avançar dos ponteiros do relógio.

Pessoas perfeccionistas

O perfeccionismo, citado estrategicamente por muitos como defeito em entrevista de emprego por ser considerado uma qualidade, pode causar a morosidade nas ações de uma pessoa. Isso porque o excesso de apego aos detalhes faz com que as tarefas sejam realizadas pelo dobro do tempo que seria necessário.

Pessoas desorganizadas

Por fim, aquelas pessoas que são desorganizadas e não têm qualquer critério para realizar suas tarefas, podem acabar demonstrando morosidade para cumprir suas demandas. Elas começam uma atividade, aí se lembram de outra mais urgente, perdem o foco e, quando se dão conta, perderam horas preciosas.

É possível vencer a morosidade!

Observando as três causas mais comuns para a morosidade, podemos perceber que todas elas têm solução. No primeiro caso, é possível se tornar mais consciente sobre o momento presente, sentir o passar das horas e buscar acelerar as próprias ações.

No segundo caso, é importante repensar esse comportamento perfeccionista, porque, muitas vezes, os detalhes aos quais as pessoas se apegam não irão influenciar grandemente o resultado, servindo apenas para atrasar a conclusão da tarefa.

Já a desorganização pode ser vencida através da adoção de medidas de organização, como programar o dia com horários para a realização de cada tarefa. Hoje, existem muitos recursos para isso, como aplicativos e softwares de gestão de tempo.

Dicas para vencer a morosidade

Caso você tenha se identificado com o comportamento característico das pessoas que agem com morosidade e deseje vencer isso, observe atentamente as dicas a seguir e comece o quanto antes a colocá-las em prática.

1 – Identifique seu perfil comportamental

Uma boa dica para começar essa transformação é conhecer o seu perfil comportamental, ou seja, compreender seu mapa mental e sua forma de pensar e agir. Se, por exemplo, é uma pessoa mais analista, consequentemente, levará mais tempo para executar seu trabalho do que alguém com perfil executor.  Entender isso é crucial para definir as melhores formas de potencializar seu desempenho sem desrespeitar seu jeito de ser.

2 – Defina prazos menores

Se você demora mais do que o normal para terminar uma tarefa, uma forma de ir mudando isso é definindo prazos menores para entregar suas demandas. Se antes você precisava de dois dias para entregar algo, comece a se programar mentalmente para fazer isso em apenas um e siga à risca seu cronograma de trabalho.

Se o seu chefe determina que precisa entregar um trabalho no dia 10, programe-se para concluir no dia 8, por exemplo, claro, desde que isso não prejudique o resultado e a qualidade. Entretanto, é fundamental que firme esse compromisso consigo mesmo, não é porque não terá uma pessoa te cobrando que poderá burlar o plano que você mesmo definiu.

3 – Reinvente-se

Seu jeito é o jeito certo, mas isso não quer dizer que não possa melhorar. Pense em quantas oportunidades você pode aproveitar se aprender a se adiantar um pouco mais. Muitas! Assim, permita-se apertar o cinto e treine-se para fazer o que você fazia em X tempo, em Y período a menos. Com a prática, irá pegando o ritmo e melhorando seu processo produtivo.

4 – Evite preciosismos

Existe uma famosa frase que diz que “feito é melhor que perfeito”, então, se concentre no “bom o suficiente”, buscando entregar e cumprir suas tarefas e compromissos nas datas e prazos combinados. Isso não quer dizer que estar atento aos detalhes não seja importante, claro que sim. Entretanto, um trabalho bem feito também pode ser realizado com mais rapidez se você treinar acelerar suas habilidades e colocar em prática sua destreza.

Quando perceber que está se apegando demais aos detalhes e atrasando a conclusão de uma tarefa, se questione se são aspectos realmente relevantes que irão impactar no resultado. Se a resposta for “sim” é porque deve mesmo se dedicar, apenas tomando cuidado para não desperdiçar seu tempo. Se a resposta for “não” é sinal de que deve desapegar e focar no que é importante.

5 – Peça feedbacks para as pessoas

Uma boa forma de identificar os pontos em que precisa melhorar e, até mesmo, identificar avanços é pedindo feedbacks para familiares, amigos e colegas de trabalho. Pergunte ao seu chefe se o tempo que tem levado para realizar suas tarefas está satisfatório, além da resposta, ele poderá te oferecer um direcionamento para continuar evoluindo.

Aproveite essas dicas, coloque-as em prática e permita-se vencer a morosidade. Com certeza, ao mudar seus comportamentos e treinar sua mente, seus resultados crescerão de forma positiva e acelerada. Permita-se!

Se gostou, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo através das suas redes sociais!