Relatório Gerencial

Dragon Images/Shutterstock O relatório gerencial ajuda os gestores na tomada de decisão mais assertiva

Entre as muitas ferramentas de gestão, com certeza, o relatório gerencial é um dos principais aliados dos líderes nas empresas, pois ajuda no processo de tomada de decisão, a organizar os procedimentos, corrigir falhas, implantar melhorias e inovações e também a liderar com mais efetividade a equipe.

O método consiste em um documento que reúne informações detalhadas sobre a organização (pontos fortes, de melhoria, oportunidades e ameaças…) e traz a conhecimento estes dados, para que assim, os gestores possam ter subsídios para tomar decisões de forma mais direcionada e assertiva, ou seja, sempre pautadas nas metas e objetivos que a empresa deseja atingir.

Para isso, os responsáveis por produzir o relatório gerencial precisam receber um briefing correto do trabalho a ser feito e entender com clareza o que a empresa busca ao documentar estas informações. Este alinhamento é essencial para que os dados catalogados sejam realmente congruentes com aquilo que a organização almeja e possam dar o direcionamento esperado.

Como Apresentar o Relatório Gerencial

O relatório gerencial deve trazer informações detalhadas, mas que sejam apresentadas de forma simples, acessível e de fácil entendimento a todos. Para isso, o ideal é que o conteúdo deste material seja bem especificado, apresentado em capítulos, tópicos, com anexos explicativos. Para isso, uma boa dica é usar gráficos que ilustrem bem os dados, pois eles agregam valor ao material e tornam o relatório de mais fácil compreensão.

Outro ponto importante é sempre começar daquilo que é mais importante para o que é menos “relevante”. Também é essencial ter um sumário e que as páginas do material sejam numeradas, já que esta formatação ajuda os gerentes a encontrar com mais facilidade os assuntos tratados. Isso ajuda e entender melhor os dados e a tomar decisões mais assertivas com base nelas.

Relatório Gerencial na Administração da Equipe

Em se tratando da liderança de equipe, o Relatório Gerencial poder trazer os indicadores de desempenho do grupo e mostrar qual o nível da produtividade dos profissionais e, especialmente, como isso está impactando positiva ou negativamente os resultados da companhia.

PSC

Isso permite aos líderes ter o embasamento que precisam para tomar suas decisões estratégicas, analisar sua gestão e corrigir eventuais problemas. Esta atitude é o que permite administrar melhor a equipe, organizar melhor o trabalho, os processos, potencializar a gestão de pessoas e fazer uma liderança mais assertiva, focada em eliminar definitivamente os gaps e potencializar os pontos fortes do grupo e alcançar os resultados da empresa.

Conhecer o estado atual da organização no que tange o fator humano é muito importante, pois as empresas são o resultado de pessoas. Assim, quanto mais alinhadas com seus objetivos, mais preparados, motivados, comprometidos, produtivos e engajados os seus colaboradores ficam também. Do mesmo modo, poder contar com informações que ajudem na gestão é imprescindível!

Faça o seu relatório gerencial e use esta poderosa ferramenta para potencializar o seu negócio!