Muitos profissionais sonham em passar em um concurso público para seguir determinada carreira e ter a estabilidade que esse tipo de cargo oferece. Como esses processos seletivos costumam ser extremamente concorridos, a preparação é um passo indispensável para se chegar onde deseja. Nesse sentido, o Coach de Concursos se mostra como um grande aliado dos candidatos que desejam conquistar a tão sonhada aprovação. Continue acompanhando e saiba como esse profissional atua.

O Trabalho do Coach de Concursos e Seu Papel na Preparação de um Candidato

O Coaching é uma metodologia focada no desenvolvimento humano, desse modo conta com ferramentas capazes de ajudar uma pessoa a atingir qualquer tipo de objetivo. No caso específico dos concursos, o Coach entra como um poderoso auxílio para aqueles que desejam se preparar e obter êxito em provas concorridas. A palavra Coach significa treinador e é exatamente assim que o profissional irá atuar, extraindo o melhor que o seu coachee (cliente) tem a oferecer.

Quando se trata de estudar para uma prova, existem duas questões que se deve levar em conta, a primeira é o estudo do conteúdo que será cobrado e a segunda é a organização para fazer isso. Afinal, não basta abrir o livro e ler, é preciso ter planejamento, método e, claro, disciplina para manter o foco no objetivo e não se desviar dele. Assim, o Coach entra em cena oferecendo todo o suporte que o candidato precisa para se organizar, encontrar motivação dentro de si e ir em busca do seu sonho.

O trabalho do Coach de Concursos pode acontecer de três maneiras diferentes, que são:

Por Conteúdo – Nesse caso, o profissional precisa ter uma formação prévia na área abordada para que possa auxiliar o candidato em seus estudos, considerando suas maiores facilidades e dificuldades.

Para Provas Específicas – Existem Coaches que são especialistas em provas de determinadas instituições. Assim, como conhecem bem a metodologia, conseguem preparar melhor o candidato para se sair bem e acertar o maior número de questões.

PSC

Para Concursos em Geral – Aqui, a preparação acontece de maneira mais abrangente, preparando o candidato para participar de concursos em geral. É o mais indicado para quem irá realizar diversas provas diferentes.

Um ponto em comum entre todas as abordagens é que elas contemplam, também, a parte emocional, que é tão importante quando se dedica a um objetivo grandioso como esse.

Os Principais Benefícios do Coach de Concursos

Poder contar com o suporte de um profissional durante uma fase desafiadora como a preparação para um concurso é extremamente positivo e certamente fará a diferença durante todo o processo. Veja, a seguir, de que maneiras o Coach de Concursos pode ajudar você a alcançar o seu objetivo e chegar ainda mais perto da aprovação.

1 – Gerenciamento do Tempo

O tempo é um fator de grande importância quando se tem um objetivo como o de ser aprovado em um concurso, pois ele precisa ser aproveitado da melhor maneira possível. Assim, um dos benefícios de contar com o suporte de um Coach é ter a oportunidade de organizar os seus horários de estudo, algo que se torna ainda mais necessário no caso de quem precisa conciliar essa preparação com o trabalho e outras obrigações.

2 – Definição de Metas de Estudo

Todo objetivo, para ser alcançado, precisa ser dividido em metas menores e o Coach irá te ajudar a definir metas possíveis e com tempo para acontecer. Além de servirem como um fator motivador, elas são grandes aliadas do gerenciamento de tempo, pois permitem que ele seja utilizado com sabedoria, sem desperdício. O profissional irá te ajudar a definir também que conteúdos podem ser abordados em um mesmo dia, por se complementarem de alguma maneira e, assim, facilitar o entendimento.

3 – Acesso a Métodos Mais Eficazes de Estudo

Estudar é mais do que ler apenas o conteúdo e grifar as partes que julgar mais importantes, é preciso ir além e ter um método para que ele seja abordado de uma maneira que realmente resulte no aprendizado. Então, baseado no perfil do candidato, o Coach saberá indicar a metodologia mais eficaz, incluindo o tipo de material a ser utilizado, a forma de leitura, resumo e assim por diante.

4 – Atendimento Individualizado

Um dos fatores que tornam o Coach de Concursos um profissional diferenciado é que ele irá lidar com cada coachee de forma individualizada, considerando suas particularidades, que envolvem as áreas em que tem mais ou menos facilidade. Isso faz toda a diferença, pois permite que se defina as matérias que precisarão de mais dedicação, além do trabalho relacionado ao ser humano que está por trás do concurseiro.

5 – Oportunidade de Aprender Através das Experiências Alheias

Um Coach de Concursos é um profissional que tem uma grande bagagem, formada tanto por suas experiências profissionais, quanto dos clientes que já passaram por ele. Por isso, contar com o seu apoio é, também, ter a oportunidade de aprender através dos erros e acertos de outras pessoas, o que certamente aumenta as chances de se ter sucesso na empreitada de ser aprovado.

6 – Suporte Emocional

Um dos diferenciais do Coach de Concursos é que, mais do que foco no conteúdo e na disciplina para alcançar a aprovação, ele irá oferecer o suporte emocional que o candidato precisa para se manter forte em direção ao seu objetivo. Durante as sessões serão trabalhados os medos e anseios do indivíduo, para que ele possa se conhecer e utilizar todas as informações obtidas para se fortalecer e dar o seu melhor durante o processo preparatório.

7 – Desenvolvimento de Foco

O foco é um elemento indispensável durante a preparação para um concurso porque se trata de um período desafiador, em que será necessário muitas vezes deixar de se divertir para estudar e se dedicar a um objetivo maior. Sem foco, são grandes as chances de o indivíduo relaxar ou desistir no meio do caminho, deixando passar a chance de transformar o seu grande sonho da aprovação em realidade. E o Coach será um grande aliado também nesse sentido, te auxiliando a se manter firme e a não desviar do caminho.

Ao buscar os serviços de um Coach de Concursos você estará dando um grande salto em direção a aprovação. Invista no seu desenvolvimento pessoal e profissional, invista em Coaching!

Créditos da Imagem: Por Gorodenkoff – ID da foto stock livre de direitos: 1077839468