Existem coisas que podem tanto nos proporcionar coisas boas quanto ruins e a tecnologia é uma delas. Cabe a cada um escolher qual o efeito deseja obter e, assim, fazer uso desse recurso com inteligência e equilíbrio. No artigo de hoje, darei dicas de como usar a tecnologia para diminuir a ansiedade e viver com mais leveza. Continue acompanhando e saiba como utilizar ferramentas poderosas para uma vida mais plena que podem ser armazenadas no seu smartphone.

As duas faces da tecnologia em relação à ansiedade

Estudos mostram que as redes sociais deixaram as pessoas mais ansiosas, afinal, são notificações que chegam o tempo todo, sem contar na grande quantidade de informações que o cérebro recebe a cada minuto. Da mesma maneira que esses aplicativos estreitam distâncias, o que é muito bom, encurtam o tempo, porque aqueles que se deixam dominar por eles acabam por não desfrutarem das experiências na essência.

Por outro lado, quando se sabe utilizar tudo o que a tecnologia tem a oferecer de modo positivo, é possível, inclusive, lançar mão de seus recursos para diminuir a ansiedade e ter uma vida mais feliz e plena. Mas, para isso, é preciso que cada um assuma as responsabilidades em relação às suas próprias ações e, assim, faça escolhas inteligentes e conscientes.

10 Aplicativos para diminuir a ansiedade e viver com mais equilíbrio

Imagino que tenha ficado curioso para saber como a tecnologia pode ajudar no controle da ansiedade. Então, confira dez sugestões de app que irão te auxiliar a viver com mais tranquilidade e equilíbrio.

1 – Querida Ansiedade

Sempre falo a respeito da importância do autoconhecimento e esse aplicativo é uma ferramenta bastante interessante nesse sentido. Nele, é possível entender melhor o transtorno de ansiedade, como ele se manifesta no próprio comportamento e, assim, aprender a controlá-lo. Além disso, existe uma área com exercícios que ajudam o usuário a controlar os sintomas durante uma crise.

2 – Zen

Quando uma pessoa está ansiosa, sua mente fica inquieta, o que pode acabar gerando também sintomas físicos, como dores de cabeça e estômago, falta de ar, entre outros. A meditação se mostra como uma excelente prática para aprender a controlar esses pensamentos e é exatamente o que o aplicativo Zen oferece: meditações guiadas, além de músicas terapêuticas e relaxantes, citações para reflexão, entre outros conteúdos.

3 – Gratidão

PSC

A ansiedade leva o indivíduo a se preocupar tanto com o futuro, que ele acaba deixando de desfrutar do seu presente em plenitude. E o app Gratidão é uma forma bastante interessante de voltar o foco para o agora, forçando a mente a identificar motivos para se sentir grato e registrá-los. Vale lembrar que que adotar o hábito de se sentir grato pelas coisas boas que nos cercam tem benefícios cientificamente comprovados.

4 – Be Okay

O Be Okay é um aplicativo voltado para aqueles que sofrem com crises de ansiedade e de pânico. Conta com diversos recursos que auxiliam no controle desses momentos, como: configurar contato de emergência, armazenar fotos que transmitam paz, fundo musical relaxante, timer para praticar exercícios de respiração, além de registro de datas em que ocorreram crises, o que é bastante interessante para mostrar ao profissional que estiver acompanhando o caso.

5 – 5 Minutos, eu medito

O aplicativo “5 Minutos Eu Medito”, além de facilitar a prática da meditação, conta com uma campanha que tem como objetivo incentivar mais pessoas a adquirirem esse hábito. Ao abrir o app é possível ver o que eles nomearam como “meditômetro”, um timer que contabiliza quantas horas os usuários do mundo todo, juntos, já passaram meditando.

6 – Happify: contra estresse e preocupação

Como o próprio nome sugere, o app Happify tem como objetivo auxiliar as pessoas a se sentirem felizes, libertando-se do estresse e da preocupação. Para isso, disponibiliza recursos, como: áudios para meditação guiada, gráficos para registrar os próprios níveis de felicidade, treinamentos para o cérebro eliminar pensamentos negativos, atividades para estimular a positividade, entre outros.

7 – Headspace

Um aplicativo voltado especificamente para a prática da meditação e que conta com o diferencial de atender o usuário em diferentes tipos de situação, como: dormir melhor, ser mais produtivo, aprender a usar a tecnologia de modo equilibrado, controlar a respiração. E tudo isso ajuda, e muito, no controle da ansiedade e na busca da paz interior.

8 – Rootd

Voltado para aliviar os sintomas da ansiedade, o aplicativo Rootd conta com ferramentas que funcionam tanto para o curto prazo, ou seja, controle de crises pontuais, quanto para longo prazo, contribuindo para uma melhora efetiva. O app conta com diversas funcionalidades úteis, como contato de emergência, área com estatísticas pessoais para acompanhar a evolução ou ligar o sinal de alerta em casos de piora, informações sobre o transtorno de ansiedade e muito mais.

9 – Sleep Time

Quem sofre com ansiedade sabe que o sono é uma grande questão, porque o excesso de pensamentos muitas vezes impede a mente de relaxar para dormir. Como consequência, a falta de repouso gera ainda mais sintomas desagradáveis. Assim, o aplicativo Sleep Time se mostra uma ferramenta bastante interessante para se ter noites mais tranquilas, com recursos para relaxar, além de gráficos que ajudam a entender os próprios hábitos de sono.

10 – Trello

O último app da lista não tem nenhuma ligação direta com a ansiedade, porém, tem muito a contribuir com o controle de seus sintomas. O Trello é um aplicativo gerenciador de tarefas, que permite organizar as atividades a serem realizadas. Assim, aqueles que se sentem ansiosos quando têm muitas tarefas a fazer, conseguirão direcionar o seu foco para uma de cada vez. Isso sem contar no fato de que a mente se sente mais tranquila quando sabe que não existe o perigo de nenhuma informação importante ser esquecida, já que está tudo registrado.

E, então, se convenceu de que a tecnologia realmente pode ser usada para diminuir a ansiedade? Apenas é importante deixar claro que nenhum aplicativo é capaz de curar o transtorno, para isso é fundamental buscar ajuda médica, são apenas recursos auxiliares que podem ajudar a tornar o dia a dia mais tranquilo.

Se gostou, compartilhe o artigo em suas redes sociais e ajude mais pessoas a controlarem os sintomas da ansiedade.

Copyright:  409399495 – https://www.shutterstock.com/pt/g/maradon