Para ser uma pessoa centrada em seus objetivos de vida a resposta para a pergunta do título deste texto é simples: ter foco. Afinal, para conquistarmos qualquer coisa, seja em âmbito pessoal ou profissional, é necessário se comprometer verdadeiramente com os resultados que se deseja ter.

Para isso, primeiro lugar, você deve definir, com clareza, quais são suas metas, pois estas serão o seu Norte neste caminho de empreendimento das suas realizações. Em segundo lugar, é preciso eliminar as fontes de distração ou mesmo a autossabotagem, ou seja, quando por conta de crenças limitantes e comportamentos negativos, você mesmo elimina suas oportunidades de ser bem-sucedido. 

Mas, como tudo na vida, nada é tão simples de se alcançar. Assim, como não é impossível. Você conhece alguém que constantemente cumpre com os objetivos que traça? Se você tem alguém próximo que é assim, ou se você mesmo se vê dessa forma, peço que venha refletir comigo a respeito dessa questão neste artigo. 

Você sabe qual melhor método para potencializar suas habilidades?
Clique aqui, baixe meu ebook e conheça o Coaching! É um presente!

Trabalhando para ser uma pessoa centrada

Não existe fórmula mágica para se tornar uma pessoa focada. Geralmente, quando ouvimos que “fulano é centrado”, essa pessoa tem as metas pessoais e profissionais bem definidas. Mais do que isso, como disse acima, a pessoa se esforça o tempo todo para alcançar os resultados que quer. 

Para chegar a esse nível de maturidade pessoal e profissional, é essencial investir nas suas capacidades. Isso significa, basicamente, que o que você precisa já está dentro de você. Aliás, sempre esteve. 

Alguns de vocês podem estar se perguntando: como assim está dentro de mim esse tempo todo e eu não achei antes? Antes de martelar a sua cabeça com esses pensamentos, simplesmente saiba que agora que você sabe que você é suficiente para a sua própria evolução, use essa informação a seu favor. Use os novos aprendizados como forma de seguir em frente e não como um método de castigo psicológico. 

PSC

Compreender quais são as suas capacidades, bem como suas limitações, faz parte da jornada do autoconhecimento, um dos exercícios mais valiosos para quem está buscando pelo progresso pessoal e profissional, incluindo a ideia de ser “mais centrado”. Cada conhecimento novo é passo em direção a sua plenitude. 

O autoconhecimento é a luz na vida de qualquer indivíduo que sonha, mas não sabe ao certo construir o melhor caminho ou se sustentar nele. Uma das maneiras mais interessantes e eficazes de entender mais a si mesmo é com o coaching. O método usa de técnicas moldadas para as necessidades de cada pessoa. Afinal, cada caso deve ser tratado de forma especial e individual. Durante os exercícios de autoconhecimento propostos pelo coaching, você embarca em uma jornada dentro das suas memórias, experiências, desejos, ambições, fraquezas e mais. Enfim, tudo que faz parte de quem você: desde a sua personalidade até os fatores externos que contribuíram para que você seja tudo que é hoje em dia. 

Conhecer melhor a si mesmo permite que você saiba de fato quem é, entenda suas características que ajudam a ter foco e comprometimento. Mais do que ressaltar e fortalecer os pontos positivos, você também aprende como quais são os seus pontos de melhoria, ou seja, os aspectos que podem limitar seu desenvolvimento, tais como falta de foco, baixa resiliência e ansiedade.

Gostou da ideia? É realmente importante entender todos os pontos que te completam. Saber quem são nossos inimigos internos é muito importante para escolher as estratégias certas para eliminá-los de vez. Ao saber onde devemos melhorar, é mais fácil ser centrado e focar nos sonhos e objetivos, evoluindo a cada dia. Mais do que isso, é menos complicado evoluir obter sucesso na empreitada.

Como exercitar o foco

Se, por exemplo, você quer ser promovido na empresa onde trabalha, é preciso se concentrar mais no seu desenvolvimento profissional. Isso quer dizer que você deve compreender suas limitações e buscar forma de as eliminar para que isso te prejudique cada vez menos no dia a dia. Ao mesmo tempo, é fundamental, desenvolver ainda mais as suas competências e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais. 

Esse tipo de atitude focada em autodesenvolvimento aumenta as suas chances de mudar de cargo ou até conseguir um aumento salarial, depende do seu desejo inicial. Não é uma tarefa simples, mas não é um quebra-cabeças complicado para resolver. Como eu disse antes, você tem todas as peças que precisa dentro de você e, ao trabalhar o seu autoconhecimento, esse processo de amadurecimento fica menos complexo.

A mesma lógica vale para o lado pessoal da sua vida. Se deseja melhorar a sua relação afetiva com o seu parceiro ou parceira, talvez seja o momento de aumentar sua concentração neste lado da balança, tirando o pé do acelerador e dando mais atenção ao seu relacionamento e a quem você tanto ama. Isso é uma forma de se concentrar mais na felicidade do casal. 

Só não se esqueça completamente do trabalho nesse processo. Para isso, é preciso saber como equilibrar os dois lados da vida. O coaching pode ajudar você nesse ponto também. Além de ensinar sobre autoconhecimento e autodesenvolvimento, o método exercita a sua capacidade de balancear prioridades pessoais e profissionais sem uma atrapalha a outra. Afinal, é preciso olhar para todos os âmbitos.

Como se não bastasse, o coaching também ensina sobre inteligência emocional, uma poderosa forma de exercitar o seu gerenciamento de sentimentos. Dessa forma, você consegue lidar com os problemas pessoais e profissionais sem que um afete negativamente o outro. Assim, como as atividades diárias, que, mesmo sendo corriqueiras, podem influenciar.

Portanto, independentemente dos seus objetivos, saiba que tudo é uma questão de programação. Quando você se compromete em realizar algo e trabalha como afinco para isso, fica muito mais fácil de concentrar-se no que você quer e deixar de lado distrações que apenas te desviam do seu caminho.

Você concorda com o que leu por aqui? Escreva sua opinião nos comentários abaixo. Aproveite para compartilhar este artigo nas suas redes sociais. Quem sabe você não ajuda alguém a ser mais centrado, não é mesmo?

 

Copyright: Kzenon/Shutterstock