ser-uma-pessoa-melhor-no-relacionamento

Como Ser uma Pessoa Melhor em um Relacionamento?

Por: José Roberto Marques | Blog

Estar em um relacionamento e ter a oportunidade de compartilhar momentos ao lado de quem se ama é realmente um grande motivo de felicidade. Além disso, conviver de forma tão próxima com outro indivíduo é uma ótima oportunidade para evoluir e incentivar o outro a fazer o mesmo. Se você deseja saber como ser uma pessoa melhor no relacionamento, saiba que pequenas mudanças e atitudes positivas podem fazer uma grande diferença.

Como Ser uma Pessoa Melhor no Relacionamento Através de Atitudes Positivas

Um tema bastante debatido na atualidade são os relacionamentos abusivos, em que uma das partes, ou as duas, age de forma dominante em relação ao outro, com a intenção de controlar a pessoa. Em uma relação saudável deve acontecer exatamente o oposto, pois ninguém precisa ser controlado, já que um casal se une por livre e espontânea vontade.

Confira algumas dicas de atitudes que vão te ajudar a viver um relacionamento com leveza, respeito e, claro, amor.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

1 – Entenda Que as Pessoas São Diferentes

Existem casais que se unem porque perceberam que têm diversas afinidades, gostam de fazer as mesmas coisas e ir aos mesmos lugares. Entretanto, por mais semelhanças que eles tenham; em algum momento as diferenças virão à tona. Afinal, são duas pessoas que tiveram criações diferentes e viveram as mais diversas experiências antes de se encontrarem. É natural que tenham atitudes ou opiniões que sejam divergentes e não há nenhum problema nisso.

Uma forma positiva de usar as diferenças ao seu favor é observar o comportamento do outro e identificar o que pode aprender com ele. Se você é uma pessoa que perde a calma com mais facilidade e mantém um relacionamento com um indivíduo que é mais tranquilo, por exemplo, espelhe-se nele. Da mesma forma, incentive-o a se espelhar em outras atitudes suas. Essa troca de características e experiências certamente será muito positiva para a relação.

2 – Tenha Confiança na Outra Pessoa

A confiança é um dos pilares dos relacionamentos saudáveis, pois é ela que permitirá que duas pessoas vivam de forma tranquila, sem desconfiar de cada passo que o outro der. A partir do momento em que permitiu que alguém entrasse na sua vida para compartilhá-la com você, é preciso que confie nela e em suas intenções positivas.

Se sente um ciúme excessivo, procure encontrar em você as respostas para esse sentimento ao invés de colocar a culpa nas atitudes do outro. Lembre-se que a responsabilidade pelo que sente é sua e não de terceiros. Buscar o autoconhecimento irá te ajudar a entender a origem de suas emoções e, assim, resolver cada questão em seu interior.

3 – Mantenha o Diálogo

Muitas vezes, um casal conversa a respeito dos mais diversos assuntos, mas se esquece de falar sobre algo muito importante, os seus sentimentos. Conhecer a opinião da outra pessoa sobre o cenário político atual é importante, mas, além disso, que tal perguntar como ela está se sentindo? Da mesma forma, falar sobre o que você sente também é fundamental.

Você é feliz?

Quando o outro agir de uma forma que lhe agrade, fale, como uma forma de incentivo. Se, por outro lado, teve uma atitude que não tenha gostado, fale também, para que ele possa entender o que precisa ser melhorado. O diálogo é a principal ferramenta para manter um relacionamento e dá ao casal a oportunidade de evoluir, trocar ideias, experiências. Contudo, é muito importante sempre falar com carinho e respeito, sem agredir ou fazer acusações.

4 – Respeite as Individualidades

Muitas pessoas se referem a um casal como sendo uma pessoa só. Mesmo que essa metáfora possa ter um significado bonito para se referir ao amor que um sente pelo outro, sempre se lembre de que continuam sendo dois indivíduos. Manter o respeito às individualidades é um ponto extremamente importante para que o relacionamento seja saudável.

Evite deixar de fazer as coisas que gostava antes de iniciar o namoro, a menos, claro, que estejam além dos limites de respeito e confiança com a outra pessoa. Entretanto, sair para encontrar os amigos, passar um tempo com a sua família, praticar seu esporte preferido são coisas que apenas trarão benefícios. Da mesma forma, incentive o seu par a continuar fazendo o que gosta; isso é sinal de maturidade e respeito um pelo outro.

5 – Saiba Quando é Hora de Ceder

Um relacionamento é formado por duas pessoas que nem sempre terão as mesmas vontades. Com isso, em muitas situações, uma das partes terá que ceder para que cheguem a um consenso. Isso pode se aplicar desde as situações banais do dia a dia, como escolher o restaurante onde jantarão, como tomar decisões mais sérias, como planejar um casamento, um filho ou a compra de um imóvel, por exemplo.

É importante que haja um equilíbrio entre o casal, para que os desejos de um não se sobressaiam aos outro sempre. Quando há amor, a felicidade de quem se ama também é considerada na hora de tomar decisões. Isso permitirá que os dois entendam quando é o momento de persistir ou ceder, sempre de forma equilibrada e respeitosa.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus relacionamentos!
Acesse gratuitamente nosso Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

6 – Demonstre Amor nas Pequenas Atitudes

Não é apenas através de grandes demonstrações que é possível mostrar o amor que sente pelo outro. Saiba que pequenas atitudes cotidianas fazem uma grande diferença e servem para alimentar o sentimento e torná-lo cada vez mais forte. Gestos simples, como fazer o prato preferido da outra pessoa ou passar para buscá-la depois de um dia cansativo de trabalho, podem ser muito especiais.

O romantismo é um conceito que você pode desenvolver à sua maneira, respeitando as suas características e jeito de ser. Muitas vezes, um gesto singelo, como deixar um bilhete falando o que sente, pode valer mais do que um buquê de rosas comprado na floricultura mais cara da cidade. Da mesma forma, aprenda a perceber o amor da outra pessoa nas pequenas atitudes e conheça o sentimento sob uma nova perspectiva.

Espero que as dicas te ajudem a levar o seu relacionamento de uma forma mais leve, sempre com respeito, equilíbrio e, claro, amor. Ter alguém com quem compartilhar a vida é muito positivo, saiba desfrutar dessa companhia com zelo, respeito, carinho e gratidão. Viva o amor na essência!

Copyright: 662504782 – https://www.shutterstock.com/pt/g/mikhail_kayl

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: