Em uma escala de 0 a 10, o quanto você se considera uma pessoa elegante? Antes de dar a sua resposta, precisamos falar a respeito do real conceito de elegância, que vai muito além da aparência e de vestir roupas bem cortadas, pois envolve principalmente a postura que se tem em relação aos outro e a si mesmo. Se deseja saber mais a respeito e conferir dicas de como ser elegante em qualquer situação, é só continuar fazendo a leitura deste artigo.

Quer descobrir como você pode desenvolver suas habilidades?
Clique aqui e Mergulhe no maravilhoso “Mundo do Coaching”!

O Que é Ser Elegante?

Imagine uma pessoa que está sempre impecável e muito bem vestida, porém, joga lixo na rua, é grosseira com os funcionários que estão abaixo dela na empresa em que trabalha e trata bem apenas os seus superiores e aqueles que lhe convém. Acha que ela pode ser considerada elegante? A meu ver não, pois elegância vai muito além da imagem e inclui, principalmente, o modo de agir em relação aos demais. E jogar papel na rua e agir com grosseria são duas demonstrações de desrespeito em relação ao próximo e ao ambiente.

Nesse sentido, ser elegante é ser educado, saber respeitar o espaço do outro, não se considerar superior a ninguém, manter o tom de voz e não se alterar e, claro, pedir desculpas quando errar. Como bem disse a grande estilista Coco Chanel, um dos maiores ícones da moda mundial, elegância é quando o interior é tão belo quanto o exterior. Certamente uma frase que diz muito sobre a importância da essência do indivíduo para que seja considerado verdadeiramente elegante.

7 Dicas de Como Ser Elegante em Qualquer Situação

Agora que conhece o conceito de elegância de modo mais amplo, confira dicas que irão te ajudar a adotar uma postura elegante em qualquer situação, seja no trabalho ou entre amigos. Assim, passará mais confiança e simpatia para quem cruzar o seu caminho, o que certamente irá te levar a se relacionar de modo mais positivo com as pessoas.

1 – Encontre o Seu Estilo Pessoal

Embora o modo de se vestir não seja tudo quando se trata de elegância, é fato que se trata de um detalhe importante, afinal, a sua imagem é a primeira coisa que as pessoas veem. Nesse sentido, é interessante que identifique qual é o seu estilo pessoal e se baseie nele para definir como irá se apresentar em situações pessoais ou profissionais. Lembre-se que moda não é futilidade e sim uma ferramenta poderosa para se expressar e dizer ao mundo quem você é.

2 – Seja Gentil Com Todos

PSC

No início do artigo dei um exemplo de uma pessoa que apresenta uma imagem elegante, mas que é grosseira com os outros, o que faz com que ela perca toda a sua elegância. Afinal, como disse Coco Chanel, é preciso que o exterior seja um reflexo do interior. Desse modo, procure ser sempre gentil com todos, incluindo aqueles que não tenham nenhuma vantagem a te oferecer, pois é aí que se percebe a educação de alguém, quando não há interesses, apenas o desejo de tratar a todos como gostaria de ser tratado.

3 – Atente-se ao Seu Modo de Falar

O modo de falar também é um aspecto a ser considerado se deseja adotar uma postura mais elegante, afinal, ele complementa as mensagens que deseja passar e podem reforçar uma ideia ou distorcê-la. Nesse sentido, procure se atentar a como você fala, ao seu tom de voz e às palavras que usa, observe se estão condizentes com a maneira que deseja ser entendido pelas pessoas. Na dúvida, o melhor é optar por um tom mediano e adaptar o vocabulário de acordo com o ambiente, para evitar, por exemplo, usar gírias e palavras inadequadas em situações formais.

4 – Tenha Autoconfiança

Uma pessoa elegante confia em si mesma e é exatamente essa confiança que faz com que ela mantenha uma postura assertiva. Por isso, procure se conhecer, pois é através do autoconhecimento que se sentirá cada vez mais confiante para agir de acordo com as suas convicções, sem se deixar levar por pressões e influências externas. No fim das contas, ser elegante é ser você mesmo, claro, tomando alguns cuidados aqui e outros ali, mas sendo sempre fiel à sua essência.

5 – Busque Sempre Aprender e Se Informar

Outra característica marcante nas pessoas elegantes é que elas conseguem ter assunto em qualquer ambiente e com qualquer pessoa. E a melhor maneira de acumular a bagagem necessária para isso é indo em busca de aprender e se informar de forma abrangente, o que inclui um universo de áreas para explorar. Para isso, você pode usar a mesma ferramenta que está utilizando para ler este artigo, a internet. Navegue, leia, pesquise, seja curioso e torne isso parte da sua rotina.

6 – Evite Querer Parecer Sofisticado Demais

Mesmo que elegância e sofisticação possam ter alguma relação quando se trata de moda, é importante tomar certos cuidados para evitar pesar a mão. Uma situação que mostra de forma bastante clara isso é quando uma pessoa quer parecer tão sofisticada e culta que passa a falar palavras difíceis, que poucos conhecem o significado. Isso não faz sentido algum, já que a intenção da fala é gerar a comunicação e o entendimento. Portanto, saiba dosar o seu vocabulário e se adaptar de acordo com os seus interlocutores.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

 

7 – Preze Sempre Pelo Equilíbrio

É importante encerrar dizendo que elegância e equilíbrio caminham lado a lado, em todos os aspectos. No fim, uma pessoa elegante é aquela que fala em um tom suficiente para ser ouvida, mas sem gritar e que procura se vestir bem para passar uma boa imagem, mas sem exagerar e se preocupar mais com a aparência do que com o conteúdo. Portanto, sempre que estiver em dúvida sobre como agir, opte pelo caminho do meio, pois certamente estará fazendo uma boa escolha.

Para finalizar, cito mais uma frase de Coco Chanel que, sem dúvidas, foi um ícone de elegância e inspiração para muitas pessoas até hoje. “Não é a aparência, é a essência. Não é o dinheiro, é a educação. Não é a roupa, é a classe.” Pense nisso!

 

Copyright: 1048652993 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes