Antigamente, os filhos saiam da casa dos pais para se casarem. Hoje em dia, isso mudou, já que o casamento não é mais considerado uma obrigação e muitas pessoas decidem morar sozinhas por opção, para se sentirem mais independentes. Mesmo que pareça algo simples, se mudar da casa em que vive com a família pode ser bastante delicado e requer alguns cuidados. Continue acompanhando e saiba como sair de casa sem criar desavenças e de uma forma amigável e positiva.

Por Que Sair de Casa?

Hoje é grande o número de pessoas adultas que vive com os pais e os motivos mais comuns para isso incluem: economia, comodidade, dependência financeira, apego emocional, comodismo e fazer companhia para seus progenitores. Independente dos motivos, o certo é que cada indivíduo tem suas particularidades e, por isso, sente a necessidade de se mudar em diferentes épocas ou por diferentes motivos. Quando nasce a vontade de ter um lugar para chamar “de seu”, o desejo de ter o seu próprio espaço, com mais independência, liberdade e privacidade, acaba sendo uma das maiores motivações dos filhos para sair de casa.

Por mais que seja bom manter o convívio diário com aqueles que amamos, assumir novas responsabilidades pode ser bastante importante por uma questão de desenvolvimento pessoal. Mesmo que tenha obrigações e despesas na casa dos pais, a experiência adquirida ao se responsabilizar por uma casa é diferente e muito maior e também é muito válida.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Dicas de Como Sair de Casa Sem Traumas

Uma decisão tão importante precisa ser tomada com cautela e baseada em planejamento, para evitar que, no mês seguinte, volte e peça socorro para os pais. Ao decidir que realmente deseja se mudar, é necessário seguir alguns passos. Veja alguns e analise se já está pronto para fazer sua mudança.

Reflita Sobre a Decisão

Mesmo que tenha total certeza sobre o que quer, refletir um pouco mais é muito importante. Considere tanto o preparo emocional quanto o financeiro, pois sair de casa irá impactar, principalmente, nesses dois aspectos. Evite tomar uma decisão como essa quando estiver com a cabeça quente após um desentendimento com seus pais, por exemplo. Se você tem uma relação difícil com a sua família, agir de forma intempestiva pode apenas servir para criar mais problemas e acirrar ainda mais os ânimos. Tenha calma!

Converse Com os Seus Pais

PSC

Independente da sua idade, se ainda mora com os seus pais, é importante considerar a opinião deles ao tomar a sua decisão. Chame-os para conversar e explique as suas razões, mostre que é uma mudança que irá impactar positivamente no seu crescimento. Depois de apresentar os seus argumentos, ouça o que eles têm a dizer, mesmo que não concorde, saber o que as pessoas que mais te amam no mundo pensam a respeito é fundamental.

Não há como prever a reação dos pais ao dizer que deseja sair de casa, a menos, claro, que já tenham tido alguma conversa a respeito do assunto. Se eles aceitarem bem, ótimo! Entretanto, caso eles se mostrem reticentes, evite se exaltar ou trazer à tona, naquele momento, problemas correlacionados, como a superproteção deles, por exemplo. Quanto mais calma e respeito tiver para falar e explicar seus motivos, melhor eles irão perceber que se trata de uma decisão tomada com sabedoria, segurança e responsabilidade.

Planejando a Nova Vida

Um passo de grande importância a ser dado ao decidir sair de casa é o planejamento, que envolve as questões práticas, como as finanças e o local em que irá morar. Pensar nisso é fundamental para que a experiência seja tranquila e não passe por situações de apuros. Lembre-se que a mudança envolve assumir todas as responsabilidades sobre as despesas de uma casa, sua alimentação, locomoção e limpeza, por exemplo.

O ideal é que tenha uma reserva de dinheiro especialmente destinada para isso. Se não tiver, verifique a possibilidade de passar mais algum período na casa da sua família enquanto reúne a quantia necessária para dar esse passo. Caso não tenha noção dos custos relacionados a uma casa, pergunte para os seus pais e amigos que já moram sozinhos. Colocar todas as despesas que terá na nova vida na ponta do lápis é indispensável para verificar se realmente está pronto.

Envolva a Família na Mudança

Uma mudança é delicada tanto para aquele que está saindo quanto para os que ficam. Mesmo que mantenham contato frequente, será diferente de quando viviam sob o mesmo teto. Uma forma de tornar a mudança positiva é envolvendo a família no processo. Dessa forma, além de promover a união, terá ajuda para procurar o imóvel, escolher os móveis, decorar sua casa nova e resolver outras questões práticas.

Apenas tome o cuidado para não sobrecarregar ninguém e colocar todas as responsabilidades sobre os ombros dos seus familiares. Lembre-se de que você está caminhando rumo uma nova vida, que pode ser incrível, mas também tem muitas responsabilidades. Por isso, é essencial começar a mudar determinados comportamentos e ideias, agir com mais maturidade e assumir seus compromissos inteiramente. Quanto mais os seus pais virem que está assumindo uma postura responsável, mais confiança eles terão de que está tomando a decisão certa.

Mantenha-se Presente

Depois que a mudança acontecer, procure sempre se manter presente na vida dos seus familiares. Vá visitá-los sempre que for possível e mostre que a sua casa está aberta para recebê-los também. No início, é natural que a saudade aperte para os dois lados, principalmente se for morar em outra cidade por causa de um novo curso ou trabalho, por exemplo. Mas tenha sempre em mente que as mudanças, por mais dolorosas que possam ser no início, são necessárias para que possa crescer.

Aproveite as facilidades oferecidas pela tecnologia para matar as saudades. No início, é natural que seus pais queiram conversar com você todos os dias, então, mesmo que ache desnecessário, tenha paciência. Com o tempo eles irão se acostumar com a novidade e saberão que você está bem. Além disso, se sentirão orgulhosos por verem que está dando conta, sozinho, de todas as novas responsabilidades.

Manter bons relacionamentos é um fator importante para a felicidade
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

O Lado Positivo de Sair de Casa

Ter o seu espaço é uma oportunidade de se conhecer melhor, criar suas próprias regras e organizar a sua rotina com mais liberdade. Desfrute dessa chance com sabedoria e aproveite para evoluir também nos mais diferentes aspectos, inclusive no que diz respeito a valorizar mais a sua família e tratá-la com mais carinho e compreensão. Se você costuma se desentender com os seus pais e irmãos enquanto vive com eles, a mudança pode fazer com que as relações sejam renovadas e que expanda suas perspectivas e visões sobre cada um.

Sair da casa dos pais não precisa ser uma experiência traumática, basta que a decisão seja tomada com cautela e sempre seja mantido o respeito com a família que te acolheu com todo amor durante tantos anos. No caso em que os conflitos familiares são constantes, a mudança pode inclusive trazer um fôlego novo às relações, uma vez que mais distantes, poderão entender melhor o valor e importância de cada um e ter a chance de ressignificar muitas coisas.  Em todos os casos, eu desejo que sua nova jornada seja cheia de felicidade, diversão e aprendizado e que sua nova casa seja verdadeiramente seu lar doce lar.

Copyright: 525881509 – https://www.shutterstock.com/pt/g/panchenko%20olga