coaching-distancia-dicas

Como Realizar Coaching à Distância

Por: José Roberto Marques | Blog

A pergunta que não quer calar é – como realizar Coaching à distância? É possível estabelecer uma conexão verdadeira mesmo não estando no mesmo local? Como fazer isso e ter bons resultados? Bem, as questões são muitas, mas a resposta é apenas uma: sim, é possível realizar um trabalho extraordinário de Coaching, independentemente do local onde coach e coachee se encontrem.

Tudo vai depender da competência do coach e do comprometimento do coachee (cliente) em fazer o processo de Coaching verdadeiramente dar certo. É este alinhamento de pensamento que vai fazer com que ambos conquistem as metas e os objetivos desejados ao final das sessões. E por falar nisso, para realizá-las será necessário ter todo o aparato tecnológico para a condução dos encontros online.

Seja por meio de um computador, tablet ou mesmo do smartphone, o importante é que os mecanismos tenham ferramentas de comunicação, como mensagens instantâneas ou videochamadas, que permitam a coach e coachee eliminarem as distâncias e darem início a qualquer tipo de processo, sem nenhum problema.

Se você deseja saber de que forma isso pode funcionar, continue me acompanhando nesta leitura, que vou compartilhar com você como é realizado um processo de Coaching à distância. Confira!

A realização do Coaching à Distância

Assim como no processo presencial, é importante que no Coaching à distância sejam definidos e respeitados os horários e que naquele momento profissional e cliente estejam num ambiente seguro, ou seja, livre de interferências externas, onde possam criar um campo relacional e também aquilo que chamamos de Rapport, que é uma espécie de conexão verdadeira que acontece entre ambos durante as sessões.

Muitas pessoas me questionam se é possível criar esta conexão mesmo não estando frente a frente, e respondo, claro que sim! Muitas sessões correm numa confluência de energias tão alta que ambos entram em flow, em um verdadeiro Rapport de almas, que permite a troca de conhecimentos e informações, sem nem mesmo perceberem a passagem do tempo.

Para conquistar este nível de integração, o Coach deve desenvolver suas habilidades de conexão, manter o foco em alto nível e criar um modelo de sessão onde consiga realmente reter a atenção do seu cliente, mesmo que à sua volta possam haver influências que tentem tirar a sua concentração. Como numa sessão convencional, as ferramentas do Coaching devem ser adaptadas e aplicadas neste contexto, bem como definidos o estado atual e aquele desejado.

Além disso, todos os passos da conexão e desconexão devem ser respeitados plenamente, para que cada reunião tenha seu começo, meio e fim exatamente do modo como a metodologia orienta; o que independe de ser online ou não.

Se você não tem a possibilidade de tempo, não quer se deslocar e enfrentar o trânsito ou mesmo porque na sua cidade ainda não possui nenhum profissional habilitado, com certeza, o Coaching à distância é o tipo ideal para você. Aproveite a revolução tecnológica leve os benefícios desta poderosa metodologia para a sua vida pessoal e carreira.

Ferramentas para a realização do Coaching à distância

Como eu disse, para a realização do processo de Coaching à distância é primordial que coach e coachee tenham um acesso à internet de qualidade, além de ferramentas adequadas, que lhes permitam trocar as informações e conhecimentos necessários, para que a metodologia traga resultados verdadeiramente efetivos para a sua de ambos. 

Entre as ferramentas que podem ser utilizadas estão:

  • Skype;
  • Zoom;
  • FaceTime;
  • Facebook Messenger;
  • Google Hangout;
  • WhatsApp;
  • Slack;
  • E muitos outros.

 

Cada um deles oferece funcionalidades específicas, sendo assim, é essencial que coach e coachee analisem juntos qual a melhor alternativa, que lhes possibilitará dar início ao trabalho proposto dentro do processo de Coaching demandado pelo cliente. 
Feito isso, basta escolher o dispositivo mais adequado para a realização das sessões, que, conforme eu disse no começo do texto, pode ser um smartphone, tablet, notebook ou mesmo computador de mesa.

Você é feliz?

O que é necessário para que se obtenha bons resultados?

Além das ferramentas adequadas é necessário contar com alguns fatores, que vão garantir que os resultados extraordinários que o coachee está buscando de fato surjam. Veja quais são eles, a seguir:

Internet de qualidade

Conforme enfatizei ao longo de todo o texto, é importante que ambas as partes envolvidas no processo de Coaching à distância contem com uma internet de qualidade. Isso porque coach e coachee precisam ver a imagem um do outro com nitidez, para que assim seja possível estabelecer a conexão entre os dois, que facilitará, não só a aplicação das técnicas e ferramentas do Coaching, como também o alcance do resultado esperado pelo cliente. 

Boa iluminação  

Por mais que possa parecer banal, uma boa iluminação fará grande diferença para o alcance de resultados verdadeiramente positivos. Digo isso, porque é preciso que ambos enxerguem bem a fisionomia, os gestos, bem como a postura corporal um do outro, principalmente o coach, uma vez que a partir disso ele consegue obter informações bastante valiosas, que, com toda certeza, vão lhe ajudar a conduzir todo o processo com ainda mais eficácia. 

Comprometimento

Falei sobre ele também no início do texto, mas considero de extrema importância falar novamente e dar ênfase a este ponto, pois dele vai depender todo o desenrolar do processo, bem como o alcance das metas e objetivos almejados pelo cliente. Neste sentido, é fundamental que coach e coachee se comprometam a dar o seu melhor, para que, a partir disso, seja possível realmente e verdadeiramente conquistar a alta performance, bem como resultados extraordinários ao final da aplicação da metodologia. 

Diante disso, é preciso ficar claro que a falta de presença física não pode ser desculpa para a falta de comprometimento e de engajamento na execução das tarefas diárias e semanais, principalmente por parte coachee. É fundamental que ele entenda que mesmo tendo todo o apoio de seu coach, o alcance das metas e objetivos depende mais dele do que do profissional. Sendo assim, é essencial ter compromisso com o acordos estabelecidos semanalmente, para que seja possível se sentir realizado no final. 

Os benefícios do Coaching à distância 

O Coaching à distância já é uma realidade, que pode ser inserida na vida de todo e qualquer tipo de indivíduo, profissional ou empresa. Mas para que não hajam mais dúvidas, compartilho aqui os principais benefícios desta metodologia, para que você tenha a oportunidade de vivenciá-la, tirando o melhor proveito possível. 

Praticidade

A partir deste tipo de processo há um ganho considerável, principalmente no que diz respeito à praticidade. Isso porque, nem coach e nem coachee, precisam se deslocar para a realização das sessões, o que as torna realmente produtivas, já que, por exemplo, nenhum deles precisa perder tempo no trânsito. 

Profissionais qualificados

Como eu disse no começo do texto, algumas pessoas, seja por terem um estilo de vida atribulado, seja por não contarem com coaches devidamente formados em suas localidades, acabam tendo certa dificuldade para encontrar profissionais qualificados e darem início à transformação que tanto almejam através do Coaching. 

Com a metodologia sendo aplicada à distância, este contexto passa a ser alterado, pois o cliente pode buscar por coaches formados em outras cidades, e contar com um apoio qualificado, para alcançar os  resultados que almeja. 

Economia

Outro ganho importante aqui é com relação à economia que se obtém na realização do Coaching à distância. Como não há deslocamento, por exemplo, e em alguns casos o coach não vê a necessidade de investir em estrutura física, este tipo de processo pode acabar ficando mais barato que os demais, o que o torna ainda mais atrativo e benéfico.

Como estamos atravessando um momento em que o contato físico precisa ser evitado, o Coaching à distância se encaixa com perfeição e contribui para que as pessoas não interrompam os seus processos de autoconhecimento e autodesenvolvimento. 

Assim, se você já estava sendo atendido por um coach, o ideal é que ambos conversem e deem continuidade à aplicação da metodologia, neste formato que estou propondo aqui. E se você ainda não tem um coach, mas deseja dar início a este processo de transformação poderosa, basta encontrar o profissional mais qualificado, que atenda às suas reais necessidades. Com o tempo você verá o quão benéfico vai ser. 

Agora me conte: o que você achou de saber mais sobre o Coaching à distância? Já tinha ouvido falar? Deixe nos comentários as suas impressões sobre o tema e lembre-se de compartilhar o conteúdo com seus amigos, para que eles também saibam que existe esta alternativa, para investirem em seu crescimento e desenvolvimento contínuo. 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: