Muitos se perguntam “como posso fazer para as pessoas gostarem mais de mim?”, acreditando ser uma tarefa complexa cativar a simpatia dos seus semelhantes. Na verdade, é bem mais simples do parece, nesse processo, é crucial ter uma boa capacidade de empatia e se colocar no lugar do outro, para compreender de que maneira chegar ao seu coração. Vale lembrar que ser um indivíduo bem quisto no contexto profissional tem grande valor e poderá lhe render boas oportunidades. Continue acompanhando e saiba mais a respeito do assunto.

7 Dicas de Como Fazer as Pessoas Gostarem Mais de Você

Ter bons contatos e espaço com os demais para mostrar os seus talentos faz uma grande diferença quando o assunto é ter bons relacionamentos pessoais e crescer na carreira. A seguir, apresentarei sete dicas de como conquistar a simpatia das pessoas à sua volta com mais facilidade, acompanhe.

1 – Inicie a Conversação de Maneira Leve e Simpática

Você certamente já ouviu que a primeira impressão é a que fica e, embora, esse “gostar ou não gostar” de alguém não seja tão rigidamente ligado ao primeiro contato, é importante iniciar com positividade. Saiba que, da mesma forma que você fica apreensivo numa primeira conversa, a outra pessoa também fica. Então, ao chegar ao local, faça uma saudação, como bom dia, boa tarde ou boa noite, seguido do tradicional “tudo bem?” e faça um comentário leve a seguir.

Esse comentário pode ser um elogio à roupa da outra pessoa, à sua pontualidade ou algo sobre uma notícia que você acabou de ler, apenas tomando cuidado para evitar temas polêmicos e que possam causar desconforto. É importante, também que deixe o outro desenvolver um pouco mais o assunto para que se possa construir uma simpatia instantânea e não pareça que deseja tomar toda atenção para si.

2 – Observe a Outra Pessoa e Haja de Acordo

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Nova York identificou que as pessoas tendem a gostar mais dos indivíduos com quem se identificam. Dessa maneira, é uma estratégia interessante observar os gestos e forma de falar daqueles com quem você está conversando e seguir pelo mesmo caminho. Assim, evitará ser muito extrovertido com alguém que é mais reservado ou o contrário, por exemplo.

Se a pessoa em questão tem um jeito mais tranquilo de falar, mantenha esse ritmo. Já, ao perceber que a outra parte tem mais dinâmica e agilidade, tente empregar isso no encadeamento das suas frases. Fazer com que o outro sinta que está conversando com um igual ajudará a deixar o relacionamento mais leve e harmônico.

3 – Não Seja uma Pessoa Negativa em Relação a Terceiros

PSC

Quer que as pessoas gostem mais de você? Então, evite a todo custo falar mal de terceiros, pois a personalidade dos indivíduos tende a ser associada com os adjetivos que são usados por eles. Nesse sentido, uma pessoa que está sempre mal humorada e reclamando dos outros, tende a causar uma má impressão naqueles que estão à sua volta.

Já aqueles que elogiam as pessoas que o cercam, tendem a serem vistos como seres mais agradáveis de se ter por perto. Claro que é importante dosar a quantidade de elogios e a sua sinceridade, afinal, ninguém quer ser visto como falso ou puxa-saco, não é mesmo? Uma dica é ter um filtro entre aquilo que você pensa e o que você fala. Lembre-se que nem tudo o que você sente ou tem impressão precisa ser dito para todos.

4 – Alie Competência Com Humildade

Um teste realizado pela Universidade de Minnesota identificou que as pessoas tendem a ser mais simpáticas com os indivíduos que, além de competentes, não têm problemas em admitir os seus erros. A equação é simples, os profissionais devem demonstrar sua competência, mas sempre deixando claro que possuem falhas e limitações, como qualquer ser humano. Assim, quando, eventualmente, uma característica não tão positiva vem à tona, os demais tornam-se mais tolerantes.

5 – Ouça o Que o Outro Tem a Dizer

Vivemos um momento em que as pessoas estão cada vez mais focadas em si mesmas, o que tornou um grande desafio encontrar bons ouvintes. Saber ouvir as histórias, medos e incertezas dos outros é uma habilidade imprescindível para ser mais bem quisto. A outra pessoa precisa perceber que o que ela está te contando está sendo absorvido com atenção e tem relevância. Dedicar atenção para os demais pode ser o segredo para se tornar a primeira opção quando surgir uma oportunidade ou mesmo quando você precisar de alguém para te ouvir.

6 – Conte um Segredo e Demonstre Confiança

Gostaria de se sentir mais próximo de alguém em específico e não está sabendo como fazer isso? A dica é: conte um segredo para essa pessoa e mostre a ela que confia em sua discrição. Obviamente, você pode e deve ponderar o que contar e para quem e, claro, é importante que a confiança seja genuína. Não precisa ser algo tão íntimo, apenas faça com que a outra pessoa compreenda que você está se abrindo porque sente que pode confiar nela. A ideia central dessa estratégia é criar um laço entre vocês.

7 – Seja Prestativo

Há muitas situações em que as outras pessoas estão precisando de uma “ajudinha” para resolver problemas que podem ser grandes, como muito trabalho atrasado, ou pequenos, como conseguir entrar no elevador carregando várias caixas e pastas. Solidarizar-se e tomar alguma atitude para contribuir para melhores resultados é uma maneira de fazer com que essa pessoa se lembre de você por algo positivo.

Outro ponto interessante diz respeito a uma expressão bastante conhecida, que diz que “gentileza gera gentileza”. Quanto mais você se mostra solícito para os outros, maiores são as chances de que façam o mesmo por você quando precisar. Adote esse hábito e veja como é gratificante saber que um gesto seu, por mais simples que seja, pode ajudar alguém.

Basicamente, a atitude central para fazer com que as pessoas gostem de ti é ser você mesmo, pois é a sua essência que te torna um ser único. Porém, sempre é possível aperfeiçoar suas características e adotar comportamentos que agreguem, como saber ouvir, ser gentil, ter empatia. Busque sempre ser a sua melhor versão e tanto você quanto aqueles com os quais convive irão se beneficiar disso.

 

Copyright: 318255056 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem