Sabemos que existem muitas pessoas com fobia de aranha, cobra, água, altura, elevador, mas você sabia que também existem aqueles com medo de viajar? Pois é, também chamado de hodofobia, esse transtorno acomete indivíduos que têm grande temor de embarcar num carro, navio, ônibus ou avião.

Dessa forma, o ato de viajar, que é motivo de alegria, relaxamento e diversão para a maioria, pode ser um verdadeiro tormento para alguns. Neste artigo, você vai entender por que existe esse medo de viajar e o que é possível fazer para lidar adequadamente com ele. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

As origens do medo de viajar

O medo é um instinto natural do ser humano e uma forma de autopreservação, pois é o alerta que nos impede de nos arriscarmos em determinadas situações e colocar a nossa vida e a nossa integridade em risco. Entretanto, quando ele paralisa a pessoa e bloqueia as suas ações, podemos dizer que o sentimento já está ultrapassando as fronteiras do que é saudável e funcional, o que precisa ser repensando.

Pensando nisso, quando falamos no medo de viajar, o transporte que mais causa tensão e desconforto, com certeza, é o avião. Por mais seguro que o meio seja, a pessoa com essa fobia não consegue racionalizar essas informações, de modo que mentalmente cria situações que só aumentam o seu desespero e que também a fazem sofrer fisicamente com: suores, calafrios, dor de barriga, insônia, enjoos e até mesmo crises de pânico, por exemplo.

O medo de viajar pode estar atrelado a diversos fatores: a claustrofobia (o desconforto em permanecer muito tempo em locais fechados ou com muitas pessoas), o medo do próprio meio de transporte (especialmente aviões, barcos e navios) e também o medo do desconhecido — transportar-se para um lugar em que a pessoa nunca esteve e onde não tem conhecidos.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Dicas para perder o medo de viajar

PSC

O medo de viajar, portanto, é multifatorial, ou seja, envolve diferentes fatores e causas. Por isso, é importante que a pessoa que sofre com a hodofobia apure as origens desse medo, de modo que possa adotar novos hábitos que amenizem o seu sofrimento. Na sequência, você vai conferir algumas dicas bastante úteis nesse sentido. Confira!

1. Planeje a sua viagem

O medo de viajar tem a sua origem, muitas vezes, no medo do desconhecido. Por isso, o planejamento da viagem é um processo que deixa a pessoa mais consciente de tudo o que vai acontecer, amenizando esse receio. Dessa forma, pesquise sobre o destino, a cultura local, o idioma (se for diferente), a alimentação, as cidades que você conhecerá, o roteiro que fará, os locais em que ficará hospedado, as empresas dos transportes que utilizará, e por aí vai. Informe-se de tudo e tire todas as suas dúvidas.

2. Pesquise os meios de transporte que o deixem mais confortável

Se o seu medo de viajar estiver associado a um determinado meio de transporte, você pode pesquisar se há alguma alternativa. Contudo, se você precisa ir para a Europa, por exemplo, precisará entrar no avião e enfrentar esse receio. Entenda que o medo de determinados meios de transporte é comum, especialmente os que não utilizamos com frequência. No entanto, confie nas tecnologias existentes, que têm tornado navios e aviões cada vez mais seguros, confortáveis e eficientes no transporte.

3. Fique atento aos seus próprios pensamentos

Para quem tem medo e ansiedade, pensar em tragédias é rotina. Todavia, lembre-se de que essas projeções catastróficas são tentativas desesperadas da sua mente para proteger você. São apenas pensamentos, mas não são a realidade. Quantos pensamentos terríveis você já teve e quantos deles de fato se concretizaram? Aprenda a não acreditar em tudo aquilo que a sua mente projeta. Mesmo com a melhor das intenções, ela às vezes erra!

Para cada pensamento negativo e sabotador que tiver, pense em dois ou três pensamentos positivos. Por exemplo: “a minha viagem vai ser maravilhosa. Vou realizar o meu sonho! Eu mereço essa viagem de férias!” e foque neles. Isso o vai ajudar a acalmar os seus ânimos antes de fazer uma viagem e a treinar a sua mente para entender que o seu medo não é algo racional, mas uma projeção mental.

4. Cuide do seu sono

Se é difícil dormir antes de uma viagem, saiba que pior é manter-se acordado e pensando em coisas que só aumentam o seu nervosismo e a sua ansiedade. Tome um bom banho relaxante, tome um chá, leia um livro com mensagens de otimismo e busque dormir bem. Entenda que, na hora de dormir, não há nada que possamos fazer para planejar a viagem. Portanto, apenas relaxe e aproveite. Amanhã tudo vai dar certo!

5. Cuide da sua alimentação

Antes de viajar, nada de consumir alimentos pesados, pois eles vão apenas ajudar a desestruturar o seu corpo e a desregular o seu intestino — que, tenso, tem mais chances de “sair do normal”. Além de uma alimentação leve, lembre-se também de ingerir bastante água e sucos naturais, a fim de evitar a desidratação.

6. Procure companhia

Se for muito difícil para você viajar sozinho, procure valer-se da companhia de um amigo ou parente mais próximo e embarque mais seguro ao lado dessas pessoas. Entretanto, como nem sempre isso é possível, ao entrar em num avião ou em outro meio de transporte que lhe cause medo, lembre-se de que você consegue superar essa fobia. Se estiver sozinho, encontre alguma atividade que o distraia, como ouvir música, ler um livro/revista ou assistir a um filme, se for possível.

7. Busque ajuda especializada

Se, mesmo fazendo tudo isso, a sensação de pânico ainda for frequente e incontrolável, busque a ajuda de um especialista nesses tipos de fobias e recorra a um tratamento psicológico específico para entender as origens e para vencer o seu medo de viajar definitivamente. A psicoterapia e o tratamento medicamentoso, que também pode ser necessário, o ajudarão a vencer esse obstáculo e a lidar de forma mais natural com as suas viagens.

Certamente, isso vai aumentar, e muito, a sua qualidade de vida, ajudando-o a aproveitar muito mais todas as suas viagens. Siga estas dicas e permita-se aproveitar o que o mundo tem de melhor!

E você, querida pessoa, tem medo de viajar? O que faz nesses momentos? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!