Você é tudo aquilo que pensa e fala, assim sendo, se tiver em mente que é capaz de realizar o que quiser e expressar isso para o universo, essa se tornará a sua realidade. Por outro lado, se as suas falas e ideias estiverem carregadas de negatividade e pessimismo, acabará se tornando um prisioneiro de si mesmo. Falar a respeito de como pensamento e linguagem influenciam o desenvolvimento humano é fundamental para que mais pessoas se tornem conscientes disso e saibam utilizá-los a seu favor.

Por Que Pensamento e Linguagem São Tão Importantes?

O pensamento de uma pessoa é parte de sua essência, pois é através dele que ela percebe o mundo ao seu redor. Você, por exemplo, está neste momento fazendo a leitura do artigo e pensando em várias coisas, associando o conteúdo com a sua vida e formando sua opinião. Então, mais tarde, poderá comentar a respeito com um amigo, compartilhando o que aprendeu e ouvindo o que ele tem a dizer. Como se pode perceber, pensamento e linguagem fazem parte da existência humana, pois através desses processos é possível aprender coisas novas e evoluir.

Um ponto fundamental a ser considerado, diz respeito à imagem que cada indivíduo tem de si mesmo e que reforça através do modo como pensa e se expressa. Muitos não se dão conta, mas repetir para si mesmo e para as outras pessoas que algo é impossível ou difícil, fará com que a situação em questão se torne realmente penosa e mais desafiadora do que realmente é. Para entender melhor o quanto isso é impactante nos resultados, observe com atenção o exemplo a seguir.

Fernando sonha ser aprovado em um concurso que é bastante concorrido e que, portanto, requer meses de preparação e muito estudo. Ele vive repetindo para si mesmo e para seus familiares e amigos que se trata de um sonho muito distante, que apenas pessoas graduadas em determinadas instituições conseguem e que o conhecimento que ele possui não é o suficiente. Consegue imaginar o que esse pensamento causa na vida desse jovem?

Por não se imaginar vivendo a realidade que deseja, Fernando se torna cada vez mais desmotivado, o que compromete diretamente o seu empenho nos estudos e, consequentemente, faz com que a aprovação se torne algo realmente distante. Muito provavelmente, ele irá desistir no meio do caminho e se contentar com uma carreira que não é o que ele queria, gerando uma insatisfação que irá acompanhá-lo em todas as outras áreas de sua vida.

Por outro lado, se ele procurasse se conhecer melhor, reconhecer suas qualidades, seus pontos de melhoria e o potencial que possui para evoluir, provavelmente se tornaria mais autoconfiante e motivado para trabalhar e transformar o seu sonho e realidade. Percebe o quanto a forma como você pensa e se expressa é crucial para a sua satisfação e felicidade? Torne-se consciente em relação a isso e veja a sua vida se transformar, tornando-se coerente em relação aos seus desejos e planos.

Atitudes Para Alinhar Pensamento e Linguagem Com o Que Deseja Viver

PSC

Coerência é a palavra de ordem quando se trata de felicidade e satisfação, pois é fundamental que tudo aquilo que o indivíduo pensa e fala esteja de acordo com o que ele deseja para sua vida. Confira, a seguir, cinco atitudes que irão te ajudar a viver de forma mais coerente e feliz.

1 – Identifique o Seu Estado Desejado

A primeira atitude a ser tomada para alinhar sua forma de pensar e falar com o que deseja viver é identificando esse estado desejado. Para isso, volte sua atenção totalmente para si, para que as informações que obtiver sejam baseadas na sua verdade e não na de terceiros. Lembre-se sempre que sucesso e felicidade possuem significados completamente pessoais, portanto, siga sempre o seu próprio caminho.

2 – Torne-se Consciente do Seu Potencial

O ser humano tende a dar maior destaque para suas falhas do que para os seus êxitos. Assim, consegue se lembrar com mais detalhes de um erro que cometeu há dois anos do que de um êxito alcançado há apenas alguns meses. Mudar isso é fundamental para que construa a sua autoconfiança. Então, comece a forçar a sua mente para relembrar suas vitórias, registrando cada uma delas em um bloco de notas para sempre consultar e se lembrar do potencial extraordinário que possui.

3 – Converse Mais Consigo Mesmo

Manter um diálogo interno frequente é uma etapa bastante importante do processo de autoconhecimento. Assim, poderá se questionar em relação às suas escolhas e sentimentos, e identificar os melhores caminhos a seguir. Lembrando que é fundamental que seja um diálogo positivo, sem excesso de cobranças e culpa. Trate a si mesmo com carinho, da mesma maneira que costuma fazer com os seus entes mais queridos.

4 – Dê Ênfase Para Palavras Positivas e Edificantes

Como pôde perceber no decorrer do artigo, tudo aquilo que você diz, reforça os pensamentos que povoam sua mente. Portanto, cuide bem das suas palavras para que elas sejam sempre sementes de ânimo e motivação, tanto para você quanto para aqueles com quem convive. Dessa maneira, busque eliminar do seu vocabulário expressões negativas e dê maior ênfase para as positivas, que te impulsionem a ir além.

5 – Mude a Conotação dos Seus Pensamentos

Existem formas diferentes de pensar a respeito de uma mesma coisa. Imagine, por exemplo, que está prestes a começar a trabalhar em uma nova empresa. Em um primeiro momento, poderia estar pensando que será extremamente difícil se adaptar a uma nova função e em um ambiente completamente diferente.

Porém, ao mudar a conotação dessa ideia, passaria a considerar que será muito bom ampliar seus conhecimentos, sua experiência profissional e, de quebra, ter a oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender com elas. Saiba que essa mudança de conotação nos seus pensamentos fará uma grande diferença no seu desempenho e na forma com a qual irá lidar com tudo ao seu redor.

Pensamento e linguagem estão intimamente conectados e são parte fundamental do desenvolvimento de uma pessoa. Por isso, cuide para que os seus se mantenham alinhados com o que deseja para o seu presente e seu futuro. Como bem disse Lev Vygotsky, o pensamento não apenas se expressa em palavras, e sim adquire existência através delas.

 

Copyright: 791221375 – https://www.shutterstock.com/pt/g/leszekglasner