Estudante estudando e em dúvida sobre qual carreira seguir

Stokkete/Shutterstock O Coaching ajuda o futuro profissional a escolher qual a faculdade tem mais a ver com seu perfil

Na hora de saber como decidir qual faculdade fazer, os estudantes vivem o dilema de ter que definir qual carreira seguir, em qual curso universitário vão se inscrever na hora de disputar uma vaga vestibular ou mesmo no Enem. A grande questão é que, como a maioria dos alunos ainda é muito jovem, se instaura uma verdadeira confusão em sua mente.

Em decorrência disso, ao invés de uma área, acabam escolhendo várias opções, seguindo a lógica de que se não de certo numa, vai à outra mesmo. O problema é que escolher ao léu não é o melhor caminho, afinal, estamos falando da profissão e, se a escolha da faculdade não for feita com critério, isso pode gerar arrependimentos e infelicidade. Não queremos isso, não é mesmo?

Como decidir qual faculdade fazer? O Coaching te ajuda!

O processo de Coaching é sinônimo de autoconhecimento, como tal, ajuda a pessoa a compreender quais são seus pontos fortes, a conhecer suas principais competências, habilidades e dons e, com isso, a definir com mais clareza quais as carreiras tem mais ou menos a ver com seu perfil comportamental.

E por falar em perfil comportamental, sabia que ele diz muito sobre você? Nossos comportamentos mostram características da nossa personalidade, nossa forma de pensar e agir e as aptidões que se destacam. Isso é um bom direcionador para que o futuro profissional consiga conhecer melhor a si mesmo e também as carreiras com as quais tem afinidade.

Coaching Assessment

Neste sentido, uma ferramenta excelente para ajudar a definir a faculdade é o Coaching Assessment. Este é um método que ajuda os estudantes a conhecerem, com mais profundidade, qual o seu perfil comportamental (Analista, Comunicador, Executor, Planejador), de acordo com o método Disc. A intenção é que assim possam compreender melhor qual é a direção que mais se aproxima dos seus anseios profissionais.

Se, por exemplo, o teste mostra que a pessoa tem perfil Comunicador, carreiras nas áreas de comunicação, como Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda entre outras áreas com carreiras afins. Do mesmo modo, se o estudante tem como característica predominante o perfil Analista, áreas ligadas à análise de dados, pesquisa e finanças; podem ser exemplos de profissões que têm mais a ver com sua personalidade.

PSC

Por fim, para conhecer melhor a si mesmo, o processo de Coaching proporciona sessões poderosas, com perguntas de reflexão que ajudam a pessoa a compreender melhor quem ela é, suas motivações, ambições e sonhos pessoais e de carreira. Invista em Coaching e tenha este poderoso apoio para finalmente solucionar seus dilemas relacionados à escolha de sua faculdade. Boa sorte e sucesso!