Uma das principais formas de oxigenar a sua empresa é trabalhando diariamente na motivação dos funcionários. Mas como é que se faz isso? Através da sua própria postura, das coisas que você diz, da forma com a qual você diz, sempre tratando os profissionais com grande entusiasmo e confiança naquilo que eles estão fazendo.

Mas como o ser humano não é um robô, é necessário que periodicamente monte-se um treinamento motivacional para aumentar o entusiasmo dos colaboradores.

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Por que manter os colaboradores motivados?

A motivação é um dos segredos de um trabalho bem feito, e que pode ser facilmente identificado se os métodos para isso estiverem apontados corretamente. E quando o segredo é revelado, fica fácil auxiliar a pessoa para que ela esteja sempre motivada e disposta a encarar os desafios e garantir resultados excelentes não apenas para a empresa, mas, principalmente, para ela mesma.

E isso, é claro, traz benefícios cotidianos para a organização. O que é melhor para a rotina de trabalho: uma equipe motivada ou desmotivada? Você já deve saber a resposta. E qual é a diferença real e prática que uma equipe motivada traz? Bem, para começar, ela cumpre com muito mais disposição as diretrizes que o líder dá.

Ou seja, uma equipe motivada é muito mais eficiente, eficaz e efetiva. Tudo o que ela faz possivelmente verterá resultados. E com um líder bem preparado, que sabe tirar o melhor de seus colaboradores, a empresa poderá ir bem longe.

PSC

O segredo para bater a concorrência pode estar na motivação, na capacidade que os colaboradores têm de quebrar barreiras, de fazer algo que outros nunca pensariam em fazer, porque simplesmente eles estão de bem com a vida e obstinados em serem os melhores.

5 Motivos Para Implantar Programas de Treinamento na Empresa

Os programas de treinamento motivacional nas empresas atende vários tipos de objetivos. Embora a meta principal seja fazer com que os funcionários aprendam algo novo, você também pode descobrir outros destinos se usar as ferramentas necessárias. 

Isso ajudará você a maximizar os investimentos que a empresa está colocando nos programas destinados a treinar funcionários, desenvolvendo não apenas conhecimentos e habilidades, mas também caráter. Tudo isso vai ajudar sua equipe a aumentar o desempenho no ambiente de trabalho. 

Por exemplo, se você quiser melhorar o trabalho em equipe durante o processo de aprendizagem, você pode criar atividades que farão com que os participantes trabalhem juntos. Se você quer desenvolver um espírito competitivo, você pode usar algum tipo de jogo para isso. 

Uma das melhores maneiras de atingir vários objetivos de treinamento é focando na motivação. Existem várias razões pelas quais um funcionário motivado pode desenvolver não apenas novas habilidades e conhecimentos, mas também melhorar o caráter.

Direciona para os objetivos

A motivação vai estimular os funcionários para alcançar as metas do programa. Quando você pensa sobre isso, mudar seu desempenho exigirá não apenas mudar o que você sabe, mas também seu comportamento. No entanto, é mais fácil aprender algo novo do que mudar algo que você faz. É aí que entra a motivação. Quando um funcionário está motivado, é mais fácil para ele mudar um comportamento, não importa o quão difícil possa ser.

Encoraja a equipe a unir esforços

Outro benefício de motivar os funcionários é através do esforço que eles farão em todas as sessões de treinamento. Todos os programas de aprendizado exigirão esforço – se você quiser obter algo dele. Mas motivar os funcionários os deixará mais inclinados a se esforçar mais para mudar e melhorar.

Persistência

A motivação gera muitas reações positivas – incluindo a persistência. Quando alguém é persistente, sua produtividade aumenta. Às vezes, os programas de treinamento fazem com que os participantes sintam que isso é desnecessário ou que é um desperdício de tempo. Mas se o programa é motivador o suficiente, é mais provável que eles escolham prolongar seu tempo para concluir o treinamento.

Aumenta a compreensão do programa

A motivação aumenta o interesse e isso torna a equipe mais atenta. Isso resulta em uma melhor compreensão do treinamento e habilidades que estão sendo ensinadas. Eles tendem a prestar mais atenção – e isso os ajudará a absorver mais do treinamento. 

Melhora o desempenho geral

Se os funcionários conseguem se concentrar e reter mais do treinamento, o resultado a longo prazo é uma melhora em seu desempenho. Este é o principal objetivo de qualquer programa de treinamento corporativo: melhorar o desempenho dos funcionários no local de trabalho para que eles possam atender às novas demandas de uma empresa em crescimento.

Um curso de treinamento que resulte em um funcionário motivado não apenas beneficiará a empresa, mas também a pessoa. Isso os ajudará a desenvolver as habilidades certas e a adquirir o conhecimento que facilitará sua rotina diária. No final, é um ótimo retorno para o tempo, esforço e dinheiro gastos no programa.

Como montar um treinamento motivacional pode trazer melhores resultados para a sua empresa?

Simples de responder. Tudo se resume à rotina. Uma rotina bem montada que atinge os pontos principais para tornar o trabalho agradável e bem feito, com certeza tem alguns “ingredientes” que ativam a motivação dos profissionais. Ter um ambiente de trabalho sereno é um exemplo de como a rotina foi pensada para estimular o funcionário e aumentar sua autoestima.

Para tornar a rotina muito mais proveitosa, é recomendável que você traga alguns treinamentos que incluam a necessidade de mais motivação no dia a dia. E é nisso que os treinamentos motivacionais são tão contundentes, eles tornam a rotina de toda a equipe algo muito mais oxigenado, como se todos tivessem recebido uma injeção de adrenalina!

Como montar um treinamento motivacional?

Para aprender a montar um treinamento motivacional, o líder precisa ser alguém que compreende e conhece bem sua equipe. Você sabe quais são os pontos fortes e principalmente, os pontos de melhoria? Consegue reconhecer aquilo que mais está dificultando a rotina da equipe no que se refere à motivação? Você consegue compreender quais são as tarefas onde há mais falta de empenho dos seus funcionários? Por que há falta de empenho nessas tarefas?

Tente compreender tudo isso, pois será necessário para elaborar o objetivo do treinamento. Que tipo de motivação você quer estimular nos seus funcionários? “Existe mais de um tipo de motivação?” Sim! Até porque muitas pessoas se motivam por diferentes razões.

O problema da sua equipe é emocional? Será que alguns deles estão passando por um momento difícil, perda na família, separação, entre outras coisas? Ou será que o problema é com a falta de perspectiva no futuro? Será que eles não se veem num lugar melhor daqui a cinco anos? E se a falta de perspectiva for a própria empresa? Eles sentem que podem crescer com você? Eles sabem que você se importa com eles e está disposto a ajudá-los? Eles precisam de motivação nas vendas?

Depois de elaborar o objetivo, veja a duração do treinamento. Estude o tempo que deve ser o necessário para que você tente restaurar a motivação que havia desde o primeiro dia de trabalho. E, logo após isso, há a parte decisiva: que tipo de metodologia você usará para realizar um treinamento motivacional?

Estudo de caso

Toda teoria torna-se irrelevante quando não consegue transpor os muros das instituições de pesquisa e alcançar resultados eficientes ao ser aplicada na prática. Por isso, as pesquisadoras Franciele Hoffmann, Ms. Carla Maria Schmidt e Ms. Ivanete Daga Cielo conduziram um experimento na Inbrapel Indústria Brasileira de Papel Ltda, uma empresa do ramo de embalagens em papelão ondulado. Como resultado, elas conseguiram comprovar como montar um treinamento motivacional é essencial para o sucesso de qualquer organização.

Metodologia aplicada no experimento

Para mensurar o resultado, as pesquisadoras realizaram a aplicação de um questionário para verificar o nível motivacional dos colaboradores da empresa. Tendo base nesses dados, foi realizado um treinamento motivacional de acordo com as necessidades particulares da organização. Para avaliar a influência do experimento, elas reaplicaram o questionário junto aos colaboradores depois deles passarem pela atividade.

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Resultados do treinamento motivacional

Com o término da segunda aplicação do questionário, tornou-se inegável a percepção tanto de colaboradores quanto da gerência como montar um treinamento motivacional foi fundamental para alterar a disposição dos funcionários. No início do experimento, somente 14% dos entrevistados se diziam motivados, enquanto ao final, 47% dos colaboradores tiveram essa resposta. Já a percepção dos trabalhadores em relação à preocupação dos superiores com o estado de motivação deles foi de 0 para 14%, representando um aumento considerável.
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