Ninguém se casa ou começa um namoro pensando em se separar, entretanto, não há como prever o que irá acontecer no futuro. Existem situações em que o amor simplesmente acaba, em outras se transforma em amizade, o que pode acontecer por diversos motivos. Porém, existem casos em que a rotina leva o casal a se afastar, mas não a deixar de se amar. Se está passando por isso e deseja saber como como melhorar um relacionamento e renovar o que você e seu par sentem um pelo outro, é só continuar acompanhando.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

10 Dicas de Como Melhorar um Relacionamento e Fortalecer o Amor

Enquanto houver amor e respeito entre duas pessoas, sempre valerá a pena se esforçar para melhorar o relacionamento e recuperá-lo de uma crise. É claro que, para isso, é fundamental que ambos estejam empenhados nessa missão. Afinal, namoros e casamentos são feitos de troca e compartilhamento e não dá para apenas um dos dois assumir tamanha responsabilidade. Confira, a seguir, dez dicas que poderão ajudar você e seu par a se reaproximarem e reconstruírem a relação de vocês.

1 – Adote o Hábito de Dialogar

O diálogo é sempre a melhor forma de se entender com alguém, pois através dele ambas as partes podem se expressar, dizer o que estão sentindo e, assim, identificar o que precisa ser feito. Quando o seu par faz algo que te desagrada, guardar para si ou apenas desabafar com um amigo não irá ajudar a resolver essa questão. Portanto, sempre que isso acontecer, vá até o outro e explique o que te chateou, sempre de forma tranquila, sem se exceder, porque a intenção é se entender com ele e não iniciar uma discussão.

2 – Faça um Balanço do Relacionamento ao Lado do Seu Par

O diálogo, como citei anteriormente, deve fazer parte da vida do casal para sempre. Entretanto, nessa fase de realinhamento e renovação, ele deve ser realizado de uma maneira um pouco diferente. É importante que vocês sentem para conversar sobre a história que construíram até aqui, para que identifiquem tudo o que precisa ser trabalhado. Vale lembrar, mais uma vez, que deve ser uma conversa sincera, mas sem acusações ou alteração de voz, quanto mais pacífica for, melhor.

3 – Celebre a Singularidade do Seu Par

Cada característica do seu par o torna único, por isso, ao invés de se irritar com os costumes ou opiniões dele, veja tudo isso como coisas que fazem dele especial. É claro que aqui estou falando de traços de personalidade naturais e não de atitudes prejudiciais, como agressões, por exemplo. Celebrar ao invés de julgar e recriminar fará com que ele se sinta mais à vontade ao seu lado e aprenda a apreciar as suas particularidades também.

4 – Mude o Seu Mindset em Relação ao Outro

PSC

Você sabia que a forma com a qual enxerga o seu par e o seu relacionamento como um todo tem uma grande influência sobre o que sente? Está em suas mãos ver a relação como algo positivo e o outro como alguém especial que deseja ter sempre por perto, ou como uma obrigação ter que aturar tudo isso. O seu mindset é poderoso, então, se realmente quer melhorar seu namoro ou casamento, passe a ver a pessoa amada com outros olhos, apreciando-a e valorizando a presença dela em sua vida.

5 – Divirta-se Com o Seu Par

Com o passar do tempo, muitos casais permitem que a rotina tome conta da relação e, assim, deixam de ter momentos de lazer e se divertirem juntos. É claro que um casamento tem suas obrigações, como pagar as contas, ir ao banco, entre outras questões burocráticas, contudo, a vida não precisa se resumir a isso. Fazer coisas prazerosas e divertidas, como viagens, passeios e jantares, isso irá ajudar vocês a se reconectarem cada vez mais.

6 – Entenda Qual é a Linguagem do Amor do Outro

Cada indivíduo tem a seu maneira de expressar o amor que sente. Gary Chapman mostrou isso de forma bastante clara e didática através de seu livro “As 5 Linguagens do Amor”, que são: atos de serviço, palavras de afirmação, presentes, tempo de qualidade e toque físico. Procure saber mais a respeito do tema e identifique a sua linguagem e a do seu par, tenho a certeza de que irão se entender de forma muito melhor depois disso.

7 – Faça Coisas Fora da Rotina

Se a rotina foi um dos principais elementos que afastou vocês, é fundamental que se esforcem para quebrá-la. É claro que, no dia a dia, é natural fazer sempre as mesmas coisas por conta de trabalho e outras obrigações. Entretanto, é possível fazer programas diferentes nas horas livres. Se costumam sempre almoçar no mesmo restaurante no sábado, que tal experimentar outro? Talvez fazer uma viagem para um lugar novo, sair para dar uma volta no parque, enfim, são muitas as opções, use a criatividade e aproveite.

8 – Envie Mensagens Românticas

No início de um namoro, os casais costumam utilizar o celular para trocar mensagens cheias de carinho e romantismo. Porém, com o passar do tempo, esse se torna um recurso para questões práticas, como avisar que é preciso pagar uma conta ou lembrar de um compromisso. Caso tenha se identificado, experimente reviver um pouco do passado, voltando a enviar mensagens amorosas. Ao fazer isso, estará incentivando o seu par a fazer o mesmo e esses pequenos gestos certamente irão contribuir para a reaproximação de vocês.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus
relacionamentos! Acesse gratuitamente nosso
Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

9 – Mantenha a Sua Individualidade e Incentive Seu Par a Fazer o Mesmo

Se você acredita que um relacionamento saudável seja aquele em que o casal está sempre junto, fazendo as mesmas coisas, preciso dizer que não é bem assim. Cada pessoa é um indivíduo e, por mais que ame muito alguém, precisa dos seus momentos a sós. Desse modo, é importante que mantenha a sua individualidade, passando tempo com a sua família, com amigos ou mesmo sozinho, e, claro, incentivando o outro a fazer o mesmo. Quando há respeito, isso se torna um costume saudável que contribui para a felicidade e equilíbrio de ambas as partes.

10 – Seja Empático Com o Outro

Por fim, antes de julgar o seu par, procure se colocar no lugar dele, ou seja, ser empático. A empatia é uma habilidade fantástica, pois permite que se sinta como a outra pessoa e, então, evite fazer com ela tudo aquilo que não gostaria que fizessem contigo. Adote esse hábito e sempre se questione “e se fosse eu?”, faça a sua parte e mostre ao outro o quanto esse exercício poderá ajudá-los a se manterem unidos.

Espero que tenha gostado das dicas e que elas ajudem você e seu par a se reconectarem e vencerem o desgaste causado pelo tempo e pela rotina. Lembre-se sempre que enquanto há amor, basta um sopro para reacender a chama que está adormecida sob as cinzas.

 

Copyright: 515556565 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nenetus