A pergunta com a qual abri este artigo é bastante profunda, não é mesmo? Já parou para refletir sobre como você se vê no futuro, daqui um, cinco ou dez anos? Saiba que esse é um excelente exercício para entender melhor onde está agora e onde deseja estar daqui um tempo. Assim, com as informações obtidas, poderá definir estratégias para tornar realidade esse futuro que está vivo em sua mente, mas que precisa da sua ação para existir.

Se sonhar é muito bom, refletir com a intenção de agir e realizar é melhor ainda. Continue esta leitura e entenda a importância de fazer planos para construir um futuro de sucesso e felicidade.

A importância de pensar no futuro

Sempre falo em meus artigos e treinamentos a respeito da importância de viver o aqui e agora, desfrutar de cada momento na essência, sem se deixar levar por pensamentos ansiosos. Contudo, isso não nos impede de pensar também no que desejamos para o futuro e nos prepararmos para ele da melhor maneira possível. Afinal de contas, tudo o que fazemos hoje, invariavelmente, irá refletir no amanhã.

Se você, por exemplo, cuida da sua saúde, mantém uma alimentação equilibrada e pratica exercícios físicos com frequência, possivelmente estará muito mais feliz e saudável quando chegar na terceira idade do que se passasse a vida no sedentarismo. O mesmo vale para as finanças, os relacionamentos, os estudos, a carreira, é preciso plantar hoje as sementes que deseja colher no futuro.

Existe uma diferença bastante significativa entre viver com o pensamento no futuro, no sentido de ser ansioso, e desfrutar do agora considerando o que deseja viver daqui uns anos, fazendo planos e se preparando para realizá-los. No segundo caso, o fato de existir uma preocupação com o amanhã não impede o indivíduo de viver o presente, o que é o caminho mais equilibrado e que deveria ser seguido por todos.

7 Dicas para se preparar para o futuro sem deixar de viver o presente

Mesmo que nunca tenha parado para se imaginar daqui alguns anos, saiba que sempre é tempo de começar a se planejar e dar os primeiros passos para construir o seu futuro. Confira, a seguir, algumas dicas poderosas que irão te ajudar nisso.

1 – Entenda quem você é

PSC

Antes de qualquer coisa, é preciso que entenda quem você é, e isso vai muito além do seu nome e da sua profissão, envolve a sua essência, os seus valores, os seus sonhos. Entrar em contato com o seu íntimo e fazer disso um hábito irá permitir que se conheça melhor, o que ampliará seus horizontes na hora de fazer escolhas, pois saberá exatamente o que faz sentido dentro daquilo que acredita ser o melhor e do que deseja para o seu futuro.

2 – Faça exercícios de visualização

Os exercícios de visualização são extremamente simples de serem realizados, podem ajudar você a construir essa imagem em relação ao futuro e, consequentemente, se motivar para transformá-la em realidade. Consiste em dedicar alguns minutos a imaginar a sua vida daqui alguns anos, quanto mais detalhes, melhor. Pode ser alguma situação específica ou o dia a dia, fica a seu critério. Sente-se ou deite-se confortavelmente, feche os olhos e deixe sua imaginação fluir.

3 – Considere todas as áreas da vida

Quando for pensar no seu futuro, lembre-se de considerar todas as áreas da vida, pois cada uma tem a sua importância e é o equilíbrio delas que irá gerar a sua felicidade. A carreira precisa da saúde para estar bem, da família, do relacionamento consigo mesmo, enfim, tudo está interligado. A Roda da Vida, bastante utilizada no processo de Coaching, é uma ferramenta muito interessante para usar nesse momento, pois te ajudará a analisar como está a sua vida agora e a se planejar para chegar onde deseja.

4 – Crie um planejamento

Todo objetivo precisa de um planejamento para ser alcançado, principalmente quando se trata de algo de longo prazo, para evitar que se perca no meio do caminho. Se, por exemplo, você se vê independente financeiramente daqui dez anos, precisará se planejar para fazer os investimentos certos e, ao final do prazo, ter o montante necessário para tal. Dependendo do seu objetivo, pode ser interessante contar com o suporte de um profissional da área em questão, assim, terá a orientação que precisa para se preparar para chegar lá.

5 – Liberte-se de pressões externas

A pergunta com a qual abri este artigo é “Como ME vejo no futuro?”, ou seja, como VOCÊ se vê e quer estar daqui alguns anos. Dei esse destaque para que fique claro que é a sua visão que deve estar no centro dessa reflexão, afinal de contas, trata-se da sua vida. É claro que ouvir seus entes queridos, principalmente aqueles que têm mais experiência, é importante, contudo, no final, são as suas convicções que devem prevalecer. Aprenda a filtrar as opiniões de terceiros e fique apenas com o que for agregar.

6 – Entenda que suas ações têm consequências

Toda ação tem uma reação, já dizia a Lei de Newton, e o que vale para a física também se aplica às nossas vidas. As coisas que você faz hoje irão gerar reflexos no futuro. As horas que passa estudando, trabalhando e se dedicando irão retornar na forma de conhecimento, sucesso e desenvolvimento. Da mesma maneira que procrastinação, irresponsabilidade e inércia também terão suas consequências. Torne-se consciente disso e escolha bem o que irá fazer e receber de volta no futuro.

7 – Encontre o equilíbrio entre viver o presente e se preocupar com o futuro

Por fim, preze sempre pelo equilíbrio entre viver o presente, desfrutando dele na essência, e considerar o futuro e o que deseja viver no amanhã. Acredite, com sabedoria é possível fazer escolhas que considerem as duas coisas, sem que uma atropele a outra. Coloque na balança para entender o que é mais importante em cada situação. Sempre dá para fazer adaptações que contemplem as duas prioridades, sem que uma pese mais do que a outra.

Refletir sobre o futuro que deseja viver permite que se prepare para ele e possa construí-lo com sabedoria, mas, claro, sem deixar de viver o presente. Se gostou, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe o artigo em suas redes sociais!

Copyright:   157217147 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jennbang