A vitimização é um comportamento altamente nocivo, pois faz com que uma pessoa abra mão do seu poder de escolha para se tornar uma mera espectadora de sua própria vida. E não se trata de algo ruim apenas para aqueles que agem dessa maneira, pois isso também prejudica aqueles que estão ao seu redor. Se você está passando por essa situação e deseja saber como lidar com pessoas que se fazem de vítimas, te convido a continuar lendo para entender melhor esse tipo de atitude e conferir dicas de como agir.

Construa relações cada vez melhores e mais saudáveis!
Clique aqui e acesse meu desafio “Detox da Mente”!

Por Que as Pessoas Se Fazem de Vítimas?

Quando uma pessoa está passando por uma situação delicada, em um primeiro momento pode parecer mais cômodo se vitimizar do que assumir uma postura ativa para solucionar o problema. No caso de uma demissão, por exemplo, culpar o antigo chefe e se sentir injustiçado é, aparentemente, mais fácil do que repensar atitudes, assumir falhas, ver no que pode melhorar e, então, ir em busca de novas oportunidades. Lembrando que injustiças realmente podem acontecer, porém, se apegar a elas é ruim porque tira seu poder de agir e transformar o que deseja.

Se, por um lado, a vitimização se mostra como um caminho mais fácil, por outro, o preço a ser pago por essa suposta facilidade é alto demais, pois envolve abrir mão da oportunidade de agir, aprender e evoluir. Por tudo isso, assumir um papel de vítima é muito prejudicial, pois leva o indivíduo a acreditar que é incapaz de resolver os seus próprios problemas. Além disso, trata-se de um comportamento bastante desafiador para se lidar, pois basta alguém contrariá-lo para que diga que ninguém o ama, o respeita e assim por diante.

7 Atitudes Comuns às Pessoas Que Se Fazem de Vítimas

Existem alguns comportamentos que são comuns às pessoas que se fazem de vítimas. Veja, a seguir, quais são eles e saiba identificar quando alguém ao seu redor começar a agir dessa maneira.

  • Acham que todos estão contra elas;
  • Terceirizam suas responsabilidades e sempre têm um culpado para apontar quando algum problema acontece;
  • Transformam situações pequenas em grandes problemas;
  • Suas histórias são sempre marcadas por negatividade;
  • Por não reconhecerem suas falhas, não têm o hábito de pedirem desculpas;
  • Demonstram sentir pena de si mesmas;
  • Guardam mágoas durante muito tempo e as usam como um motivo para continuarem inertes.

5 Dicas de Como Lidar Com Pessoas Que Se Fazem de Vítimas e Ajudá-las a Sair Desse Ciclo

Você conhece alguém que apresenta os comportamentos citados? Saiba que existem muitos indivíduos espalhados pelo mundo que estão constantemente se vitimizando e abrindo mão do seu poder de ação. Por isso, pode ser que tenha alguém assim no seu trabalho, entre os seus amigos ou mesmo na sua família. Por mais desafiador que pareça conviver com uma pessoa assim, saiba que existem maneiras de lidar com ela, de modo a não se prejudicar e, ainda, ajudá-la a sair desse ciclo que é tão prejudicial, confira!

1 – Deixe os Julgamentos de Lado

PSC

Antes de qualquer coisa, procure deixar os julgamentos de lado. Por mais que o comportamento vitimista seja irritante em muitos casos, é importante considerar que o indivíduo em questão possivelmente tem motivos para agir dessa maneira. Lembrando que não se trata de uma desculpa e sim de um motivo, que talvez pode estar ligado à criação ou a um trauma. Portanto, se a sua intenção é ajudar, tenha empatia, pois ela irá te mostrar a melhor forma de agir.

2 – Chame-a Para uma Conversa

Dependendo do grau de intimidade que tem com a pessoa, pode ser interessante chamá-la para uma conversa. Durante o papo, use palavras que a empoderem e não que façam com que ela se sinta ainda pior. Diga que aquele comportamento não condiz com todo o potencial que ela tem e que, ao se vitimizar, está abrindo mão de agir e de resolver os próprios problemas. Além de falar, é importante que a ouça, para que entenda o seu ponto de vista.

3 – Evite Cair na Manipulação Emocional

Por mais que seja alguém que goste muito, evite cair na manipulação emocional dessa pessoa. Um indivíduo que se vitimiza tem o costume de fazer com que todos ao seu redor sintam pena dele. Desse modo, sempre que algo assim acontecer, pare e reflita antes de se deixar levar pelas lamentações. Questione-se para se certificar de que realmente se trata de uma situação em que ele precisa de ajuda ou se está apenas querendo atenção ou permanecer acomodado. Lembre-se que quando se ama uma pessoa, se deseja o melhor para ela e isso inclui o desejo de que amadureça e se desenvolva.

Descubra como anda o grau de felicidade em seus
relacionamentos!Acesse gratuitamente nosso
Teste ” O Termômetro da Felicidade”!

4 – Mantenha-se Positivo

Por mais que tenha uma ou mais pessoas ao seu redor sempre se queixando de que nada dá certo, mantenha-se positivo. Para isso, é necessário que se concentre em si mesmo e nas energias que carrega dentro de si. Quando alguém fizer um comentário negativo a seu respeito, lembre-se que isso diz mais sobre o outro do que sobre você e que nada do que disserem te pertence. Lide apenas com o que está em seu coração e siga em frente com a consciência tranquila. Ao fazer isso, estará beneficiando tanto a si quanto aqueles que convivem contigo, pois certamente suas energias positivas irão chegar até eles e inspirá-los.

5 – Pense na Possibilidade de Se Afastar

Caso tenha feito tudo o que estava ao seu alcance e perceba que toda essa negatividade está te prejudicando, pense na possibilidade de se afastar. Se for um colega de trabalho, por exemplo, não será possível realizar esse afastamento fisicamente, mas poderá fazê-lo emocionalmente. Para isso, evite compartilhar informações sobre a sua vida pessoal e comece a falar apenas sobre amenidades e questões de trabalho. Afinal, ajudar os outros é importante, mas é fundamental que cuide de si também e zele pelo seu equilíbrio.

Lidar com pessoas que se fazem de vítimas é realmente bastante desafiador, porém, com algumas doses de empatia e equilíbrio conseguirá contornar essa situação sem se deixar levar pelo jogo delas. Tem alguma experiência com esse tipo de comportamento? Deixe o seu comentário abaixo!

 

Copyright: 1100198846 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes