Uma pessoa tola é aquela que não sabe valorizar as coisas que realmente importam, não se conhece verdadeiramente, não consegue controlar as suas emoções e se faz de vítima, enfim, que não tem maturidade. Existem diversos motivos que podem levar um indivíduo a agir dessa maneira, como, por exemplo, a falta de experiência de vida, o que não precisa, necessariamente, estar relacionado com a idade.

Conviver com alguém assim, seja em família, entre amigos ou no trabalho, pode se mostrar um tanto quanto desafiador, mas é uma situação que pode ser superada com boas doses de tolerância, de diálogo e do estabelecimento de limites, afinal o seu equilíbrio precisa ser mantido.

As Principais Características de uma Pessoa Tola

Dizer que alguém é tolo pode significar muitas coisas, mas, basicamente, se trata de um indivíduo que pode possuir uma ou mais das seguintes características.

  • Falta de bom senso para tomar decisões;
  • Problemas para perceber o que é dito nas entrelinhas;
  • Se deslumbra com facilidade;
  • Acredita em tudo que lhe dizem e é facilmente enganado;
  • Não acredita no seu potencial e se acha um fracassado;
  • Age sem pensar nas consequências;
  • Culpa terceiros pelo que sente e pelas ações geradas por suas emoções;
  • Acha que está sempre coberto de razão;
  • Não reconhece os próprios erros;
  • Desperdiça o seu tempo fazendo fofoca.

Essas são apenas algumas das características das pessoas tolas, as que são consideradas mais alarmantes porque podem prejudicar aqueles que convivem com elas.

7 Dicas de Como Lidar Com uma Pessoa Tola

A melhor saída para relacionamentos que não estão te fazendo bem é se afastar. Entretanto, se está lendo este artigo é sinal de que existe algum motivo que impeça isso, como, por exemplo, o fato de ser alguém da sua família ou um colega de trabalho. Então, confira, a seguir, algumas dicas que irão te ajudar na missão de lidar com uma pessoa tola sem se estressar e, também, sem se deixar influenciar pelas ideias dela.

1 – Mantenha a Calma Acima de Tudo

Entendo que, em muitas situações, a paciência parece chegar ao seu limite por conta das atitudes da pessoa tola. Contudo, se estressar fará com que perca a razão, além de complicar ainda mais o convívio entre vocês e comprometer o seu bem-estar. Por isso, evite ao máximo ter reações intempestivas, respire fundo, se acalme e coloque a sua tranquilidade em primeiro lugar, porque ela deve ser sempre a sua maior prioridade.

2 – Evite Entrar em Discussões

PSC

Entrar em uma discussão com um tolo é pedir para se estressar, já que ele irá fazer de tudo para mostrar que está com a razão. É o tipo de batalha que você entra já sabendo que vai perder, simplesmente porque a outra parte não está disposta a ouvir o seu ponto de vista e muito menos de respeitá-lo. E isso vale para qualquer tipo de assunto, mas especialmente para temas mais polêmicos, como religião e política.

3 – Não Permita Que Ela Desperdice o Seu Tempo

Um comportamento comum aos tolos é não darem o devido valor ao seu tempo e, por isso, é de se imaginar que façam o mesmo em relação aos outros. Dessa maneira, é importante que se mantenha sempre atento para não se deixar levar por conversas e provocações sem sentido. Procure sempre manter o foco no que estiver fazendo e de maneira consciente, para não correr o risco de se desviar dele sem perceber.

4 – Dê um Bom Exemplo de Conduta

Uma das melhores maneiras de ensinar algo a uma pessoa é através do exemplo. Assim, se deseja que o indivíduo tolo se torne mais maduro e melhore o seu comportamento, aja com maturidade, para que ele se inspire na sua postura. Lembre-se de que, ao invés de desperdiçar seu tempo e suas energias se queixando, o melhor a fazer é começar em você a mudança que deseja ver no outro. É claro que não há garantias de que ele irá melhorar, entretanto você estará fazendo a sua parte.

5 – Ignore os Assuntos Vazios

As pessoas tolas estão sempre comentando sobre assuntos vazios, que envolvem, principalmente, fofocas e vários tipos de informações sem fundamento. O melhor que você tem a fazer quando ouvir algo do tipo é ignorar e não estimular que o outro continue falando. Por mais que aquilo te irrite e dê vontade de rebater, lembre-se que ele dificilmente irá te dar atenção e continuará repetindo tudo aquilo. Então, encontre uma maneira de mudar de assunto ou de encerrar por ali, pois é o melhor que poderá fazer.

6 – Não Entre em Competições

Como não têm grandes objetivos em suas vidas, as pessoas tolas costumam alimentar seu ego competindo com aqueles que estão ao seu redor, seja exibindo bens materiais ou se mostrando superior. Caso perceba que ela está tentando competir contigo, pare, reflita a respeito disso e perceba que você não precisa provar que é melhor para validar as suas qualidades e conquistas. Afinal, o que importa é o que você pensa e sabe ao seu respeito, as opiniões dos outros pertencem a eles, nada mais.

7 – Não Ouças Críticas Sem Fundamento

Por fim, é bastante comum, também, que os tolos tentem colocar as pessoas ao seu redor como inferiores, acreditando que, assim, conseguirão se sobressair. Um dos meios mais comuns é a crítica que tem como objetivo diminuir o outro e nada tem a ver com feedbacks construtivos e que visam crescimento. Dessa maneira, mantenha os seus ouvidos fechados para esse tipo de comentário, para que entre por um lado e saia pelo outro, sem te atingir, simplesmente porque não correspondem à realidade.

Caso a pessoa tola seja alguém que goste, como um amigo ou um familiar, por exemplo, e sentir que há uma proximidade maior entre vocês, chame-a para uma conversa. Pode acontecer de ela estar agindo dessa maneira por carência e insegurança, apenas para chamar a atenção. Então, um bate-papo sincero pode ser necessário, para que mostre que ela pode, sim, evoluir e que tem potencial para isso. Apenas lembre-se de falar de maneira educada e gentil, para evitar que ela se magoe.

Espero que este artigo te ajude nessa missão de lidar com uma pessoa tola e que essa experiência sirva para que desenvolva cada vez mais as suas habilidades sociais. Afinal, é sempre bom saber como agir com indivíduos dos mais diferentes perfis.

 

Copyright: 699597487 – https://www.shutterstock.com/pt/g/zephyr_p