Colega ignorando uma pessoa ignorante no trabalho e sua grosseria

Antonio Guillem/Shutterstock É preciso ter inteligência emocional para lidar com um colega ignorante!

Lidar com uma pessoa ignorante no trabalho é, com certeza, um dos grandes desafios, no que tange às relações interpessoais nas empresas. Quando o indivíduo em questão é o chefe, o desafio é maior ainda, pois existe uma relação de poder envolvida e a obrigação de se respeitar a hierarquia, que torna ainda mais complicada a situação.

Uma pessoa ignorante é aquela que não aceita feedbacks; que ao ser perguntada sobre algo relativo à sua área, departamento ou demanda, sempre responde de forma áspera, direta e grosseira; que parece estar sempre com raiva de tudo e de todos; que só enxerga o valor do seu trabalho; não busca evoluir; deseja fazer tudo sozinha e que não gosta de trabalhar em equipe, por exemplo. E aí, conhece alguém assim em sua empresa?

Ainda assim, se um profissional com este perfil passa dos limites, muitas vezes os seus colegas sentem-se mais confortáveis para dar um feedback e, pedir que fale e aja de modo diferente e não ofensivo, do que quando se trata do líder.  Isso acontece porque, por estarem abaixo do chefe, os profissionais sentem que se reclamarem dele podem acabar sofrendo as consequências e piorando ainda mais a convivência, o que em muitos casos é a mais pura verdade.

Dicas de Como Lidar com uma Pessoa Ignorante no Trabalho

Quanto mais a pessoa ignorante age de forma agressiva, pior fica ter que trabalhar com ela todos os dias e conviver com seus comportamentos negativos e temperamentais. Com isso, suas atitudes ganham força, pois, por medo de serem agredidos verbalmente, os colegas acabam ficando com receio de se manifestar a respeito e não fazem nada para resolver o problema.

Entretanto, neste caso o silêncio é também um grande inimigo, pois se ninguém dá feedbacks quanto à questão, a empresa também não consegue fazer nada para resolver o problema com o funcionário grosseiro e problemático. Se você vive uma situação parecida com esta em seu trabalho, eu trouxe algumas dicas de como lidar com esta situação assertivamente e, sem deixar que a pessoa grosseira, ofenda, tire você do sério e afete sua produtividade. Confira:

Procure Entender a Situação (Empatia)

PSC

Em outras palavras, isso quer dizer que, antes de julgar seu colega ignorante, é importante ter empatia por ele e por sua história, buscando entender porque a pessoa pensa e age daquela maneira ruim. Muitas vezes, ela nem mesmo percebe que é tão grosseira, porque sempre agiu daquela maneira e nunca recebeu nenhum feedback de melhoria.

Isso não quer dizer que você deva aceitar suas grosserias, mas acredite: entender seu ponto de vista vai ajudar a amenizar a dificuldade de convivência e abrir espaço para que, no momento certo, e se assim o quiser, você possa ajudá-la a melhorar.

Dê Feedbacks!

Os feedbacks nem sempre precisam ser diretamente dados ao colega, pois caso não tenha intimidade ou sinta abertura, eles podem se perder pelo medo de falar. Caso não se sinta seguro em dá-los diretamente, procure seu líder e fale sobre o problema e os efeitos negativos que isso tem causado. Caso esta pessoa seja justamente o seu gestor, procure o departamento de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas e explique a situação, pedindo orientações sobre como você pode lidar com a questão em si.

Jamais caia na Pilha!

Ou seja, não combata a ignorância com mais ignorância, pois por piores que sejam os comportamentos do seu colega ou superior, perder a cabeça e agir de forma igual, só vai prejudicá-lo também. Se, por exemplo, a pessoa lhe der uma resposta atravessada e grosseira, antes de responder, respire e pense – eu sou maior do que isso! Mantenha a classe, mostre seu autocontrole emocional e fale calmamente. Outra dica é sair do mesmo ambiente que ela por alguns instantes e deixar o clima ruim passar, até que seja possível resolver, quando os ânimos estiverem menos exaltados.

Foque no positivo

Outra forma eficiente de lidar com esta situação é procurar mudar o foco. Ao invés de focar em todos estes pontos negativos que existem na pessoa, que tal mudar o olhar e tentar enxergar os pontos positivos existentes em seu comportamento. 

Veja o que ela tem de bom, quais características podem ser observadas nela, que contribuem, não para uma boa relação entre vocês, mas também entre todos que trabalham na empresa. Ao fazer isso, com certeza você estará fazendo a sua parte para melhorar, cada vez mais, o ambiente profissional para todos. 

Utilize o elogio como aliado

Pode parecer estranho, mas elogiar as boas atitudes gera bons resultados em situações como estas. Depois de conversar com seu colega e explicar como os comportamentos ignorantes dele causam prejuízos a todos que fazem parte da empresa, é importante observar se ele vai melhorar ou não. 

Neste processo de observação, se você perceber que ele está desenvolvendo mais comportamentos positivos, o que você deve fazer é reforçar estas atitudes, através do elogio. Mostre que ele está indo no caminho certo e que você está vendo a sua evolução. Dessa forma, ele vai perceber as boas transformações acontecendo ao seu redor e vai substituir a ignorância pela convivência harmoniosa com todos. 

Mostre que o maior prejudicado é ele

Neste contexto, não existe pessoa mais prejudicada do que aquela que é vista por todos como ignorante. Pode parecer o contrário, mas, na verdade, o indivíduo com quem os outros têm dificuldade de conviver é este que possui comportamentos grosseiros. Sendo assim, ao ser percebido por todos, este pode acabar sendo excluído e até mesmo perdendo a sua posição dentro da empresa. 

Diante disso, como parte de seu processo de contribuição, o que você pode fazer é mostrá-lo o quanto ele está se prejudicando. Com isso, tenho certeza que seus comportamentos vão melhorar, de forma significativa. 

Como podemos perceber; lidar com pessoas negativas e que agem de maneira grosseira no ambiente de trabalho é muito delicado, porém não é impossível. Sabendo ter jogo de cintura e tendo a inteligência emocional para fazer a coisa certa, agindo de boa fé, tudo pode ser tratado e resolvido. Lembre-se disso e boa sorte!

O que você achou das dicas poderosas que acabei de compartilhar com você? Tem algo que você já faz e que não citei aqui? Deixe nos comentários e lembre-se de continuar acompanhando meus conteúdos diários. 

Imagem: Por fizkes