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Como Lidar com Pessoas Depressivas e como Ajudá-las com o Problema!

Por: Equipe JRM | Blog | 07 de novembro de 2019

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, mais de 11 milhões de pessoas sofrem com depressão no Brasil. Por isso, saber como lidar com pessoas depressivas é muito importante para ajudá-las neste momento delicado. Também é um gesto de humanidade e compaixão, pois está é uma grave doença e que pode acometer a vida de todo mundo, inclusive a nossa e das pessoas que amamos.

Entendendo a Depressão

Segundo a definição cientifica, a depressão é causada por distúrbios químicos nos neurotransmissores cerebrais associados a acontecimentos negativos que acabam levando a pessoa de sentir um abatimento profundo e um estado de tristeza constante e progressivo quando não tratado. Muitas vezes, o problema é confundido com uma tristezinha passageira, porém não é bem isso, uma vez que ela não passa e acaba tomando de conta de vida da pessoa e limitando-a.

 Sintomas da Doença

Em decorrência da depressão o indivíduo adoentado sofre com inúmeros sintomas, que levam a dificuldades de concentração, insônia, irritabilidade, desesperança, desânimo, perda de apetite ou aumento da forme, diminuição da libido, baixa autoestima, pessimismo, medos, raivas, ansiedades, desinteresse nas coisas que antes traziam satisfação, angústia constante, pessimismo e, nos casos mais graves, com a falta de vontade de viver.

Além disso, o depressivo também tem que conviver com várias reações físicas adversas provenientes do seu estado emocional. Muitas vezes isso também acaba prejudicando o diagnóstico da doença, pois os reflexos no corpo são outros sintomas do desequilíbrio pelo qual está passando. Por isso mesmo, um acompanhamento médico especializado é fundamental para identificar, tratar e vencer o problema.

10 Dicas de como lidar com a depressão

  1. Evite pensamentos negativos

Ser capaz de reconhecer quando a depressão está te derrubando é o primeiro passo para a recuperação. Quando você se sente deprimido, todos os tipos de pensamentos negativos podem ficar presos em sua cabeça, por isso é importante mantê-los sob controle. 

  1. Controle sua mente e atenção

Se o seu humor estiver pesado, até o ponto em que parece impossível desafiar seus pensamentos, tente mudar o foco e se concentrar em outra coisa. Isso pode ser muito útil ao tentar lidar com os pensamentos suicidas e superá-los. Exercícios de atenção plena podem ser úteis para desviar a atenção dos pensamentos negativos.

  1. Defina metas pequenas

A depressão pode fazer com que as tarefas mais simples pareçam assustadoras, por isso você terá que trabalhar para dividir as tarefas em tarefas pequenas, menores para não assustar tanto em querer executá-las. Por exemplo: 

  • Levantar da cama;
  • Tomar um banho;
  • Tomar café da manhã;
  • Fazer exercícios;
  • Preparar para sair para o trabalho.

Cada vez que você completar cada tarefa, um passo, dê crédito a si mesmo. Essas tarefas, para uma pessoa que não está passando por um momento de tristeza, depressão, parecem fáceis, mas sair da cama e lutar contra a depressão é uma conquista e, se isso é tudo que você pode fazer um dia, tudo bem. Faça um esforço, mas não se arrependa se fracassar ou manter o ritmo. Um dia de cada vez!

  1. Foco no básico

Sono, comida, atividade física – faça o melhor para se manter no topo, pois eles podem ter um grande impacto na sua capacidade de lidar com a depressão com sucesso. Não deixe de pensar em “atividade física” e não em “exercício”. Indo para um curto passeio, fazendo tarefas domésticas, ou qualquer coisa que você levanta e contagens em movimento. Ficar fora e ao sol também pode ajudar. Aqui estão cinco dicas simples para se manter ativo.

  1. Procure se ocupar com algo

Isso pode parecer difícil no começo, porque você provavelmente não terá a mesma quantidade de energia que você normalmente tinha, mas parte da luta contra a depressão é simplesmente dar à sua mente outra coisa para pensar. Descansar dos pensamentos deprimidos. Tente concentrar sua atenção em qualquer outro lugar – faça um passeio, faça um hobby, chame um amigo para um café. O mais importante nesse momento é evitar pensar no ruim o tempo todo. Assim que você começar, vai descobrir que tem mais energia do que imaginava.

  1. Ficar junto com amigos e família

Muitas pessoas que estão em depressão, ao invés de ficar próximo de pessoas, se escondem deprimidos das pessoas que poderiam o ajudar nesse momento de dor. Falar sobre o que está causando estresse pode ajudar a diminuir a intensidade desses pensamentos. Dê as pessoas mais próximas a você a chance de te ajudar. 

  1. Fale com um terapeuta

Conversar com um terapeuta sobre depressão é uma opção preventiva. Se você deseja obter o melhor conselho possível, você precisa falar com um especialista. Lembre-se, a terapia não é sobre chorar ou reclamar sem sentido; é sobre aprender o que envolve a depressão, desenvolver novas habilidades para gerenciar as coisas que a vida nos traz e trabalhar para melhorar e aproveitar sua vida. Quando se trata de depressão, não há substituto para procurar ajuda profissional – se você estiver se sentindo deprimido, entre em contato com um terapeuta assim que puder. 

  1. Encontre humor em sua vida

Encontrar maneiras de se fazer rir, proporciona à sua mente uma pausa de todos os pensamentos negativos que a depressão traz. Se isso envolve falar com um amigo, assistir a um programa ou filme engraçado ou seguir pessoas engraçadas nas mídias sociais, tudo pode ajudar.

  1. Evite ou limite o uso de álcool e outras substâncias

Beber e usar outras substâncias pode parecer uma maneira de distrair, distanciar-se das dores da depressão, mas não é uma maneira saudável de fazê-lo e sempre se transformará em um problema maior. Depois que passa a sensação que a bebida traz vem um estado de rebote horrível. 

  1. Dê crédito a si mesmo

Sabemos como é difícil combater a depressão, por isso não podemos enfatizar isso o suficiente – tenha orgulho de qualquer passo e progresso que você faça, mesmo que demore mais do que você esperava. Recuperar-se da depressão leva tempo. Os novos hábitos e habilidades que você aprende agora te ajudarão em toda a sua vida.

Como lidar com pessoas depressivas e ajudá-las!

Quem deseja ajudar uma pessoa depressiva deve, antes de tudo, respeitar sua doença, suspender todo tipo de julgamento e entender que não é apenas uma tristeza passageira, mas sim um distúrbio grave que precisa ser tratado. Se você quer ajudar, abra-se a ouvir seu amigo, parente, cônjuge, namorado ou colega de trabalho, busque compreender o que lhe dói, o que lhe aflige, quais são suas preocupações e sempre seja um exemplo positivo para ela.

Jamais reforce suas tristezas, faça pouco caso ou minimize os sintomas do problema, pois a falta de compreensão e de acompanhamento adequado são dois dos principais empecilhos a que se trate a depressão da forma correta. Portanto, se quer mesmo, ajudar procure saber mais sobre a doença, as causas e sintomas, tipos de intervenções e incentive a pessoa próxima a você a fazer seu tratamento.

Demonstre sua solidariedade, compaixão e esteja ao lado de quem precisa, pois receber apoio, carinho e assistência neste momento é fundamental a que possa recobrar sua saúde, suas esperanças, reconectar-se com o seu melhor e ter uma vida melhor. Faça isso, dê seu apoio, respeite a pessoa e faça pelo outro o que gostaria que fizessem com você!

 

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