Pessoas de “gênio forte” são consideradas fortes, resistentes, independentes e, em alguns momentos, difíceis de lidar. São pessoas dominadoras, que podem ser grandes líderes, se souberem motivar equipes. Entre prós e contras, lidar com essas pessoas pode ser um grande desafio, seja entre amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Mas afinal de contas, o que é esse tal de “gênio forte”? Como é possível lidar com pessoas com esse temperamento sem se tornar submisso a elas? As respostas para essas perguntas você encontra neste artigo. Boa leitura!

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

O que é uma pessoa de “gênio forte”?

A palavra “gênio”, neste contexto, é empregada como um sinônimo de personalidade. Personalidade é o conjunto de características intelectuais e emocionais que determinam o jeito de ser de uma pessoa e a maneira como ela reage aos estímulos do mundo. Cada indivíduo possui uma personalidade única.

A personalidade forte é entendida pela psicologia como um conjunto de traços bem definidos, ou mesmo extremos. A pessoa pode ser muito comunicativa, muito séria, muito raivosa, muito disciplinada, muito impaciente, entre outros.

Pessoas com esse perfil mais extremo costumam ser muito dedicadas, focadas, persistentes, práticas e objetivas. Embora algumas pessoas possam vê-las como intransigentes, teimosas, insensíveis ou arrogantes, há diversas outras características mais positivas que são descobertas quando essa camada superficial é ultrapassada.

7 dicas para lidar com pessoas de personalidade forte

PSC

Nem toda pessoa de personalidade forte é arrogante, assim como nem todo arrogante tem personalidade forte. É importante fazer essa diferenciação para que saibamos lidar melhor com essas pessoas, sem cairmos nos preconceitos.

Pessoas de personalidade forte podem ser intimidadoras, mas não é preciso temê-las. São seres humanos como qualquer outro, sujeitos a falhas e inseguranças. Por isso, saiba lidar com elas com calma, paciência e firmeza. Confira 7 dicas a seguir:

1. Não bata de frente

Uma pessoa de personalidade forte tem necessidade de sentir-se dominante nas relações. Por isso, se você quiser lidar com elas, não é uma boa ideia partir para a briga. Você não deve ser submisso, mas também não deve entrar em rota de colisão.

A dica é começar ouvindo o que a pessoa tem a dizer e procurando entender o ponto de vista dela, de forma empática. Isso permitirá que você conquiste o seu respeito e confiança.

Outra dica importante nesse sentido é: se você for contra-argumentar, tenha certeza daquilo que você vai dizer. Pessoas com esse temperamento não gostam de quem emite opiniões sem fundamento, que lamentam pelo passado ou que gostam de “jogar conversa fora”. Evite.

2. Tente entender o ponto de vista da pessoa

A existência humana é algo complexo demais para que as pessoas utilizem definições de “bem” e “mal” ou de “certo” e “errado”. Há sempre muitos pontos de vista para determinadas situações. Se alguém é inflexível nesse sentido, não aja da mesma forma, pois isso não resolverá o problema.

Pessoas de personalidade forte costumam ter certeza de que estão certas. Por isso, ao conversar com essas pessoas, não tente impor seu pensamento pela força. Fale com calma e clareza, explicando o seu ponto de vista de forma racional.

Nem sempre a pessoa admitirá o erro, mas, quando o fizer, ela prontamente trabalhará no sentido de resolver a questão.

3. Não leve os conflitos para o lado pessoal

Nas situações cotidianas; seja em família, entre amigos ou na vida profissional; as pessoas de personalidade forte podem expressar suas opiniões de forma incisiva, ou mesmo rude. Desavenças podem surgir com essas pessoas, mas nem sempre esse temperamento intenso significa que a pessoa não tem respeito por você.

Às vezes, a pessoa falou num tom mais agressivo por conta do calor do momento, mas o que foi dito naquela situação específica não é uma opinião permanente a seu respeito. Ao lidar com pessoas assim, evite levar as coisas para o lado pessoal. Veja cada momento de forma isolada.

4. Converse com sinceridade

Indivíduos com o chamado “gênio forte” costumam ser pessoas muito determinadas e competentes naquilo que se prontificam a fazer. No entanto, isso não as impede de cometer erros. Por isso, se você precisar pontuar um erro cometido por alguém com essa personalidade, não tenha medo de fazê-lo, caso contrário, você estará reforçando nela a noção de que ela nunca erra.

No entanto, ao conversar com essa pessoa sobre erros ou pontos em que ela precisa melhorar, faça-o com calma e tranquilidade, sem “entrar na pilha”. Deixe claro que esse feedback não é um desrespeito ou ofensa, mas uma opinião sincera e verdadeira.

5. Ajude a pessoa a administrar suas emoções

Pessoas com um temperamento forte podem ser muito explosivas ao dar suas opiniões ou ao retrucar as respostas que recebem, o que pode causar conflitos. Por isso, ao invés de dar o troco na mesma moeda, mantenha a calma e a serenidade na conversa, para evitar que os ânimos da pessoa fiquem ainda mais inflamados.

Procure acalmar a pessoa e ajudá-la a encontrar um meio de aliviar seu estresse, sem descontá-lo naqueles que estão ao seu redor. Com delicadeza, demonstre que você também merece respeito, assim como todas as outras pessoas, mesmo que não tenham a mesma opinião sobre determinado assunto.

6. Aja com inteligência emocional

Antes de lidar com qualquer pessoa, leia nas entrelinhas quem ela é e como é o seu temperamento. Essa observação antecipada ajudará você a encontrar o tom e as palavras ideais para conversar com a pessoa. Isso não significa anular a si mesmo ou assumir uma posição de submissão, mas apenas entender o contexto para posicionar-se com serenidade.

Pessoas emocionalmente inteligentes agem com racionalidade, falam com clareza e administram a intensidade de suas emoções, permitindo que tomem decisões mais certeiras e também que sirvam de exemplo às pessoas ao seu redor. Às vezes, tudo o que uma pessoa de gênio forte precisa ter ao lado é alguém sereno e centrado que lhe ajude a ser mais calmo. Saiba dar o exemplo e mostrar que é possível vencer pela inteligência, mais do que pela força.

7. Comunique-se com empatia

A empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro, imaginando o que essa pessoa está sentindo naquele contexto específico. Fazer esse exercício pode ser complicado a princípio, mas pode também ser extremamente útil para lidar com pessoas de personalidade forte.

Ao comunicar-se com alguém com esse temperamento, seja claro e objetivo, mantendo a tranquilidade na conversa. Se você conseguir colocar-se no lugar daquela pessoa, conseguirá possivelmente antecipar reações e propor soluções eficazes. Se não for possível, não se estresse. Jamais absorva a intensidade emocional das pessoas de personalidade forte. Mantenha seu equilíbrio e nunca leve as coisas para o lado pessoal.

Lidar com pessoas de gênio forte pode nos dar a impressão de que estamos pisando em ovos. No entanto, tudo é uma questão de analisar a situação, exigir respeito e falar com calma e clareza, sendo sempre o contraponto dessas pessoas tão intensas. Pessoas com essa personalidade podem causar problemas, mas, ao mesmo tempo, podem ser grandes líderes, poderosos tomadores de decisões e indivíduos extremamente inteligentes e determinados.

E você, considera-se alguém de personalidade forte? Tem mais dicas para lidar com pessoas assim? Deixe seus comentários no espaço abaixo e não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar deste conteúdo.