Uma das competências essenciais no universo corporativo, onde tudo acontece de forma quase sempre muito rápida, é a objetividade. A capacidade de ser objetivo é o que permite ao colaborador apresentar ideias com mais clareza, congruência, foco e de modo mais direto e sem rodeios. Portanto, a falta de objetividade vai totalmente na contramão do que se espera de um profissional.

Neste artigo, você vai compreender melhor o conceito de objetividade, a sua importância, os problemas que a sua falta provoca nas organizações e o que é possível fazer para recuperá-la nessas situações. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é objetividade e como a sua falta é sentida nas empresas?

No dia a dia, podemos perceber essa falta de objetividade naquelas reuniões longas, onde todos falam, dão ideias, mas não se chega a nenhuma conclusão. Nesses casos, é quase sempre certa a participação de profissionais que até têm boas ideias, mas que não conseguem formatá-las com precisão. Assim, uma chuva de sugestões é dada — não de forma pensada, mas sim aleatória —, o que denota uma total falta consistência dos participantes.

Ser objetivo é saber apresentar um conceito que realmente agregue valor ao tema proposto. É saber explicar uma demanda ou mesmo um problema, sem que, para isso, seja necessário dar uma volta e meia na Terra. É tomar decisões rápidas quando necessário. Uma metáfora que traduz bem este termo é: ir direto ao ponto.

Quando a falta de objetividade acontece de forma recorrente, é comum que a empresa, os líderes e a equipe percam muito tempo com elucubrações que nem sempre cabem naquele momento. Devemos nos lembrar de que tempo é dinheiro, e, assim como é importante refletir, também é essencial saber tomar decisões rápidas e eficazes.

Como eliminar a falta de objetividade?

Sabemos que todos os profissionais de uma empresa têm o seu próprio perfil comportamental, a exemplo dos tipos — planejador, executor, analista e comunicador — que encontramos em uma análise precisa e profunda, realizada por meio do Coaching Assessment. Por isso mesmo, cada um tem a sua forma de se comunicar, sendo uns mais objetivos, e outros menos.

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Devemos, é claro, respeitar essas particularidades de cada personalidade, porém, devemos lembrar também que tudo pode ser aprendido e melhorado. Será mesmo que um e-mail precisa ter duas páginas para apresentar uma ideia simples? Será que 5 linhas já não resolveriam a questão? Será mesmo que é necessária uma reunião com toda equipe ou seria melhor convidar apenas os profissionais diretamente ligados àquela demanda?

Estes são 2 exemplos de como tantos os colaboradores quanto a própria empresa podem sofrer com a falta de objetividade, sobretudo quando são tomadas decisões que apenas atravancam os processos e dificultam a execução dos trabalhos.

5 dicas para desenvolver a objetividade na prática

Confira, na sequência, 5 dicas para desenvolver a objetividade na sua organização, estimulando os seus colaboradores a agirem dessa forma.

1. Faça reuniões curtas e resolva um problema por vez

Uma solução para ajudar a eliminar comportamentos subjetivos demais é dando estímulos para que os profissionais sejam mais focados. Uma boa dica para isso é fazer reuniões mais curtas, onde apenas um problema específico é trabalhado por vez. Nesse sentido, convoque para essas reuniões apenas os envolvidos no assunto, sem desperdiçar o tempo de quem não estiver relacionado. Muitas vezes, uma breve reunião presencial esclarece as coisas mais rapidamente do que e-mails e telefonemas.

2. Como líder, dê o exemplo

Outra forma de exercitar a objetividade é por meio de bons exemplos, pois líderes objetivos criam um estilo de liderança que estimula os liderados a seguirem o seu caminho e a serem mais ágeis e eficazes nas suas contribuições. Por isso, como líder, verifique se os seus atos e comunicações de fato estão indo direto ao ponto. Evite “enrolações”, seja ao falar, seja ao escrever. Os liderados gostam de chefes práticos, que são claros no que pedem e também na hora de dar feedbacks.

3. Compartilhe técnicas de comunicação eficaz

A objetividade se vê, sobretudo, na hora da comunicação. Por isso, seria interessante oferecer uma palestra ou um treinamento aos colaboradores sobre comunicação eficaz, reforçando aspectos básicos desse processo, como:

  • Pense sempre antes de dizer/escrever algo, definindo o objetivo da sua comunicação;
  • Direcione a sua mensagem às pessoas certas (envolvidas com o assunto);
  • Selecione o momento e o canal de comunicação mais apropriado à situação (conversa presencial, telefonema, e-mail, mensagem de texto, bilhete escrito etc.);
  • Organize a sua mensagem em começo, meio e fim.
  • Verifique se o conteúdo da mensagem foi 100% compreendido ou se algo ainda não ficou claro. Esclareça tudo.
  • Em caso de comunicação escrita, revise a mensagem antes de enviá-la;
  • Da mesma forma, quando estiver na posição de receptor, faça todas as perguntas necessárias para compreender a mensagem na totalidade. É melhor ser “chato” nesse momento do que entender as informações de forma equivocada.

4. Lembre-se do 5W2H

5W2H é um método de planejamento estratégico, que ajuda as pessoas a organizarem as suas atitudes e comunicações. Ele consiste em 7 perguntas originadas da língua inglesa. Tenha esses pilares em mente antes de falar/agir, pois eles garantem a objetividade dentro da empresa:

  • What: o que você vai fazer/falar/escrever?
  • Who: quem vai fazer/falar? A quem essa atitude/fala será direcionada?
  • Why: por que é necessário fazer/falar isso?
  • When: quando isso será feito/falado?
  • Where: onde isso será feito/falado? Quais canais de comunicação serão utilizados?
  • How: como isso será feito/falado?
  • How much: quais serão os custos de falar/fazer isso?

Ao apresentar um projeto ou solicitar uma tarefa à equipe, por exemplo, responder a essas 7 perguntas já esclarece boa parte das dúvidas e evita muitos transtornos.

5. Incentive ações básicas de organização

Por fim, ações fundamentais de organização também ajudam a empresa a manter a objetividade no dia a dia, como:

  • Estabelecer cargos e responsabilidades fixas a cada colaborador;
  • Estabelecer e registrar processos padronizados, com normas, diretrizes e procedimentos-chave de rotina;
  • Manter o ambiente sempre limpo e organizado;
  • Definir locais específicos para os objetos físicos, de modo que sejam facilmente encontrados;
  • Definir locais específicos para os arquivos digitais, em pastas e programas compartilhados por toda a equipe;
  • Incentivar todos os colaboradores a terem agendas para organizar os seus compromissos do dia e as suas tarefas, definindo datas e horários para cada obrigação, de modo que nada seja esquecido;
  • Adquirir o hábito, sempre que possível, de reunir-se com a equipe para comunicar mudanças, projetos e tarefas com antecedência, de modo que todos estejam sempre bem-informados e possam se preparar.

Aproveite e procure incorporar estas dicas poderosas para desenvolver mais objetividade na sua empresa e nas suas ações, seja como colaborador, seja como gestor de uma equipe. Apresente as suas ideias sempre com clareza e foco!

E você, querida pessoa, como avalia a objetividade na sua empresa? O que poderia ser melhor? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!