ansiedade-gravidez

Como Lidar Com a Ansiedade em Relação ao Sonho de Ser Mãe e a Espera Pela Gravidez

Por: José Roberto Marques | Ansiedade | 14 de junho de 2019

Com o passar do tempo, as mulheres conquistaram muitas coisas, incluindo o direito de decidirem ter filhos ou não. No artigo de hoje, falarei especificamente a respeito daquelas que têm o sonho de ser mãe e estão enfrentando a ansiedade em relação à espera pela gravidez. Se esse é o seu caso, saiba que existem formas de controlar esse turbilhão de emoções e viver esse período com serenidade e sem se desesperar, continue acompanhando e descubra como.

10 Dicas Para Controlar a Ansiedade Gerada Pelo Sonho de Ser Mãe

Muitas pessoas acreditam que basta parar de usar um método contraceptivo para que uma gravidez aconteça. Entretanto, a verdade é que nem sempre é assim, afinal, cada mulher tem as suas particularidades biológicas. Dessa maneira, é importante saber controlar a ansiedade para evitar que ela gere frustração, sofrimento e, até mesmo, comprometa o processo. Veja, a seguir, dez dicas para controlar essa inquietação e atravessar esse momento com tranquilidade.

1 – Aceite Que Está Ansiosa

A primeira atitude a ser tomada para transformar algo é aceitar a realidade atual. Lembrando que a ideia não é se entregar à ansiedade e sim reconhecer que ela está ali. Nesse sentido, evite mascarar os seus sentimentos e fingir para si mesma que não está ansiosa. Volte sua atenção para si, se questione e entenda exatamente o que está te levando a se sentir assim. Fazer isso é importante para que entenda a motivação por trás de cada emoção e pensamento e possa encontrar soluções para eles.

2 – Evite Pesquisar Demais Sobre o Assunto

A internet possibilita que informações sobre diversos assuntos sejam buscadas em segundos, e imagino que você já tenha feito isso para tentar entender o motivo pelo qual ainda não engravidou. A verdade é que não tem problema ir em busca de mais dados sobre o tema. Contudo, passar horas fazendo pesquisas e lendo experiências de outras pessoas em fóruns pode fazer com que se sinta ainda mais ansiosa. Dessa maneira, procure se policiar para evitar passar muito tempo mergulhada nisso.

3 – Procure Por um Especialista em Reprodução

Mais interessante do que buscar informações genéricas na internet é falar diretamente com um especialista em reprodução, para que ele solicite os exames necessários, incluindo do seu parceiro, e possa te dar um parecer sobre o caso, considerando as suas particularidades. Se já tiver ido a um médico e não estiver se sentindo segura sobre o que ouviu, procure por uma segunda opinião.

4 – Jamais Se Sinta Inferior

Muitas mulheres que enfrentam problemas para engravidar se sentem inferiores em relação às demais, como se não fossem capazes de algo que deveria ser natural. Caso esteja se sentindo assim, saiba que muitas passaram e estão passando pelas mesmas situações que você e, portanto, isso não te torna pior do que ninguém. Lembre-se que cada indivíduo é único e que, por essa razão, comparações nunca são positivas.

5 – Converse Com o Seu Par

Evite guardar os seus sentimentos para si e se abra com o seu par, conte o que está sentindo e ouça-o também. Afinal, se estarão juntos na missão de gerar e criar um filho, é fundamental que essa parceria se fortaleça desde já. Além disso, esse compartilhamento será positivo para ambos, pois terão a oportunidade de aliviar toda a ansiedade que estão guardando e ajudarem um ao outro a lidar com cada desafio que surgir.

6 – Realize Atividades Agradáveis

Evite passar todo o seu tempo livre falando, pensando e pesquisando sobre gravidez. Afinal de contas, isso não te ajudará a alcançar o seu objetivo mais rápido, pelo contrário, pois estará alimentando sua ansiedade e fazendo com que o tempo pareça ainda mais lento. Dessa maneira, procure realizar atividades que goste, como sair com os amigos, ir ao cinema, ler sobre outros assuntos, passar momentos agradáveis com a pessoa amada, enfim, sendo feliz.

7 – Escreva Sobre o Que Está Sentindo

A escrita terapêutica é uma ferramenta muito poderosa capaz de te ajudar a se sentir melhor e a entender o que se passa na sua mente e no seu coração. Para realizá-la, basta que adote o hábito de escrever o que está sentindo, como um diário. Se abra como estivesse contando tudo aquilo para um amigo da sua mais inteira confiança e, ao terminar, verá o quanto parecerá mais leve e fortalecida para seguir adiante.

8 – Pratique Atividades Físicas

A prática de atividades físicas não faz bem apenas para o corpo e é capaz de beneficiar também a mente, controlando a ansiedade e gerando uma agradável sensação de bem-estar. Se ainda não tem esse hábito, comece agora mesmo, mas, claro, com uma modalidade leve para não comprometer a sua saúde. Também é importante que converse com o seu médico, para que ele verifique o tipo de exercício ideal para você e que não atrapalhe o processo pelo qual estiver passando.

9 – Tenha Respostas Prontas Para Comentários de Terceiros Sobre Gravidez

Assim que um casal se casa, uma das primeiras cobranças da sociedade costuma ser sobre quando virão os filhos. Infelizmente, não temos como controlar o que as outras pessoas irão dizer, porém, podemos escolher como iremos responder e o tipo de informação a oferecer. A minha sugestão é que evite falar sobre as tentativas de engravidar para muita gente e, caso alguém faça perguntas sobre filhos, dê o mínimo de informações possível, para impedir que a ansiedade alheia intensifique a sua.

10 – Desfrute dos Momentos a Dois

Por último, é muito importante que desfrute dos momentos a dois sem ansiedade e sem transformá-los em uma corrida para alcançar o objetivo, com data e hora para acontecer. Tenham sempre em mente os motivos pelos quais estão juntos, que fizeram com que um se apaixonasse pelo outro e tivessem o desejo de construir uma família juntos. Quanto mais naturais e agradáveis as coisas acontecerem, maiores as chances de sucesso.

Lembre-se sempre que, por mais que alcançar um objetivo possa ser um motivo de grande alegria, é preciso ser feliz aqui e agora, desfrutando de cada instante da jornada. E espero que as dicas que compartilhei te ajudem nisso. Desejo a você uma trajetória de muita paz e serenidade.

 

Copyright: 1104503756 – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

Deixe seu Comentário: