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Como fortalecer os laços com o seu cliente em períodos de crise?

Por: José Roberto Marques | Blog | 14 de maio de 2020

Em momentos de crise, um dos primeiros comportamentos que as pessoas costumam ter é reduzir o consumo, o que é gerado por conta das incertezas econômicas. Em cenários assim, elas passam a refletir muito mais antes de uma compra, o que leva as empresas a precisarem mudar suas estratégias. Para saber como fortalecer os laços com os seus clientes durante uma crise e continuar sendo a escolha deles quando precisarem dos produtos ou serviços que sua companhia oferece, é só continuar a leitura.

Relacionamento com o cliente em períodos de crise: por que é importante pensar nisso?

Buscar manter um bom relacionamento com os clientes é importante em qualquer época e em períodos de crise se torna uma condição essencial para as empresas que desejam sobreviver a esse momento delicado. Isso porque, quando uma crise se instaura, as pessoas começam a se sentir inseguras, seja por também serem donas do próprio negócio ou por terem medo de perder seus empregos, o que as leva a consumir menos e pensar muito bem antes de comprar.

Com a redução no consumo e o aumento da cautela na decisão de compra, a concorrência de outras marcas, que já existia, se torna maior, pois a procura está menor. Com o excesso de ofertas, é natural que as pessoas optem por aquela que lhe parecer mais atraente através dos seguintes quesitos: preço, qualidade e atendimento. Atualmente, com a pandemia do coronavírus (COVID-19) e a recomendação de isolamento social, surgiu um novo quesito: a entrega em casa.

Se deseja que a sua empresa seja a principal escolha das pessoas em meio a uma crise, precisa investir no relacionamento com o cliente, o que inclui desde o primeiro contato e vai até o pós-venda. Cada vez mais os consumidores estão indo em busca de marcas que têm a preocupação de oferecer um atendimento personalizado, mas, claro, sem deixar de lado outras exigências que já existiam.

7 Formas para fortalecer os laços com o seu cliente em períodos de crise

Alie-se ao seu cliente e conquiste um importante aliado no processo de superação da crise.

Uma das características essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso é a capacidade de se adaptar. Passar por uma crise é realmente uma prova de fogo, mas certamente aqueles que conseguem superar essa fase saem dela ainda mais fortes e preparados para qualquer desafio. Veja, a seguir, sete dicas para fortalecer os laços com os clientes em meio a um cenário problemático e manter as vendas aquecidas.

1 – Entender como a crise impacta o funcionamento do negócio

O primeiro passo a ser dado é entender exatamente como a crise pode impactar o funcionamento do negócio. Em se tratando do coronavírus, se você tem uma loja, por exemplo, que precisou ser fechada, o atendimento deverá continuar através de telefone e canais online. Quais serão esses canais? Como as pessoas serão atendidas? Como as entregas serão feitas? Pensar em todos os detalhes para enfrentar o período é fundamental para se planejar e ter os objetivos alcançados.

Você é feliz?

2 – Saber quem são os seus clientes

Um ponto fundamental para o bom relacionamento com o cliente, seja em um período de crise ou não, é saber exatamente quem é ele. Considere o tipo de produto ou serviço que oferece e o perfil de pessoa para os quais são direcionados. É algo voltado ao público feminino ou masculino? Qual a faixa etária e classe social? Através dessas informações poderá personificar os consumidores que deseja atingir, o que permitirá que tome decisões mais focadas, aumentando as chances de sucesso.

3 – Investir na presença online

Independentemente do que aconteça, a internet é o local onde a grande maioria das pessoas está. Nesse sentido, investir na presença online é uma condição essencial para que uma empresa se mantenha próxima dos clientes e continue vendendo apesar da crise. Vale lembrar que não basta ter perfis nas redes sociais, é preciso fazer postagens frequentes e, mais importante, responder os comentários. Assim, se fortalece o relacionamento e se cria um poderoso laço de confiança.

4 – Ter preparo para lidar com problemas

Por mais que uma empresa se esforce para oferecer o melhor atendimento, é natural que problemas aconteçam, como um produto apresentar defeito, um atraso na entrega, entre outras situações. Quando isso acontecer na sua empresa, é fundamental que os colaboradores estejam preparados para resolver, porque a eficiência para lidar com questões assim podem, até mesmo, fidelizar clientes, que verão que podem confiar naquela marca.

5 – Treinar os funcionários de atendimento ao cliente

Os profissionais responsáveis por atender os clientes são os maiores representantes de uma empresa e, portanto, devem estar bem preparados para tal. Cordialidade, paciência e conhecimento sobre os produtos ou serviços ofertados são condições essenciais para oferecer um atendimento de qualidade e que faça com que as pessoas se lembrem da marca quando precisarem fazer uma nova compra.

6 – Manter uma base de dados sobre os clientes

Manter registros com dados dos clientes e suas compras é fundamental, porque são informações que permitem direcionar as estratégias de marketing para que tragam os resultados esperados. Se você sabe que o cliente X tem preferência por determinado produto, pode entrar em contato com ele quando esse item chegar. No caso de serviços, dá para personalizar os pacotes de acordo com as preferências de cada consumidor.

7 – Mostrar que a empresa se importa com os clientes

Por fim, é preciso mostrar que, mais do que vender, a empresa se importa com os clientes e deseja oferecer soluções que facilitem suas vidas. Isso pode ser demonstrado de diversas maneiras, desde a abordagem dos posts das redes sociais, até a forma com a qual é realizado o atendimento, o pós-venda e a resolução de problemas.

Em se tratando do momento atual, de pandemia do coronavírus, mostrar que a companhia se importa com a sociedade é mais uma forma de fortalecer os laços com os clientes. Ter responsabilidade social, realizando ações que estejam no alcance da empresa, como distribuir máscaras e álcool gol, por exemplo, faz toda a diferença no modo como as pessoas enxergam uma empresa.

Espero que as dicas te ajudem a fortalecer os laços com seus clientes para atravessar o período de crise com serenidade e força. Acredite, as crises passam e fica o aprendizado. Aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos empreendedores para levar a informação adiante!

Fontes:

https://administradores.com.br/noticias/marketing-de-relacionamento-em-tempos-de-crise

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/04/coronavirus-5-dicas-para-estreitar-relacao-com-os-clientes-durante-crise.html

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