focar-essencial

Como focar no que é essencial mesmo com o excesso de coisas no dia a dia

Por: Equipe JRM | Blog | 13 de janeiro de 2020

Antoine de Saint-Exupéry, em seu livro de maior sucesso, O Pequeno Príncipe, escreveu que o essencial é invisível aos olhos. Concordo com ele, pois as coisas que realmente valem à pena na vida não podem ser vistas, apenas sentidas. Porém, com a correria do dia a dia, o essencial pode acabar sendo ofuscado pelas obrigações, mas nunca é tarde para começar a enxergar os verdadeiros tesouros que estão ao seu redor.

O que é essencial para você?

Antes de qualquer coisa, é importante que reflita sobre o que é realmente essencial para você. Para nortear a sua busca, considere tudo aquilo que não tem preço e que não pode ser comprado. Uma casa, por exemplo, pode ser adquirida por um valor X, já um lar não tem preço, pois é construído tendo como base o amor e a cumplicidade das pessoas que ali vivem.

Para identificar as coisas essenciais da sua vida é preciso que enxergue além e encontre o significado por trás de objetos e situações. Fazer uma refeição em família, receber um abraço de um ente querido, respirar o ar fresco da manhã, ter um trabalho que te inspira e motiva a se desenvolver cada vez mais. Tudo isso são exemplos de elementos que podem ter um grande significado para uma pessoa.

Entender o que é essencial para você permitirá que viva esses momentos tão especiais em plenitude, sem permitir que o celular, as preocupações e outros tipos de distrações te impeçam de desfrutar daquilo que realmente importa.

Organize-se e priorize o que é essencial para você

Trabalhar, estudar, cuidar da família e realizar tarefas domésticas são atividades que fazem parte da vida da grande maioria das pessoas e que tomam quase que o dia todo. Então, talvez, você esteja se perguntando como conseguirá focar no que é essencial mesmo que essa correria toda, e a resposta é: priorizando.

No decorrer de 24 horas, uma pessoa pode desfrutar de coisas essenciais diversas vezes, mas, para isso, ela precisa se organizar. Para poder fazer uma refeição com a família, saborear os alimentos e conversar, é necessário deixar de lado as preocupações com o trabalho, o celular e a TV, a fim de desfrutar daquele momento verdadeiramente. Com organização é possível dar o devido valor ao que realmente importa e ter uma vida muito mais plena.

Evite que a procrastinação te impeça de desfrutar do que é essencial

A procrastinação é um grande problema na vida de muitas pessoas, consiste em permitir que distrações roubem a sua atenção, adiando a realização de tarefas importantes. Atualmente, o celular é o elemento campeão quando se trata de tirar o foco. Contudo, devemos lembrar que ele é apenas um aparelho e que não tem o poder de nos obrigar a nada, então, cabe a cada um gerenciar o tempo que passa navegando na internet para evitar que seu tempo seja desperdiçado com coisas que não são relevantes.

Você é feliz?

Quando você enrola para concluir uma atividade que precisa ser feita, terá que sacrificar outros momentos do seu dia, reduzindo o tempo de estar ao lado de quem ama, de cuidar de si, de ser feliz. Por essa razão, é fundamental que se policie para vencer o fantasma da procrastinação e possa, de uma vez por todas, assumir o controle sobre o seu tempo, destinando-o para experiências que irão agregar para sua satisfação e crescimento.

5 Dicas para se organizar e focar no que é essencial

Caso tenha se dado conta de que não está dando a devida atenção para o que é essencial em sua vida, acalme-se, se culpar não irá te ajudar em nada. Prefira mudar sua postura daqui para frente e se orgulhar com o caminho de evolução que irá trilhar.

1 – Priorize o que é essencial para você

Se você não priorizar as coisas que considera realmente essenciais em sua vida, elas acabarão para sempre perdidas em meio ao excesso de obrigações do dia a dia. Nesse sentido, lembre-se de se organizar para dar a devida atenção ao que de mais valioso você possui, que são os seus relacionamentos, sua conexão consigo mesmo, seus valores.

2 – Viva no presente

Para evitar que distrações tirem de você a oportunidade de desfrutar ao máximo daquilo que considera essencial, adote o hábito de viver no presente. Quando estiver no trabalho, dê o seu melhor para realizar suas tarefas, mas, a partir do momento em que sair pela porta, deixe essas preocupações para trás. Concentrar-se apenas na experiência que estiver vivendo irá transformar a sua vida e mudá-la para muito melhor.

3 – Seja grato por tudo o que possui

Quando uma pessoa se deixa levar pelo excesso de coisas do dia a dia e não consegue enxergar o que é essencial, acaba se sentindo insatisfeita, como se tudo o que já tem não tivesse valor. Para evitar que isso aconteça contigo, lembre-se de ser grato pelo que já possui, como sua casa, seu trabalho, sua família, suas habilidades, tudo isso é muito especial, acredite.

4 – Dê significado para as coisas

Por mais que aquilo que é verdadeiramente essencial não possa ser comprado, isso não significa que você deve deixar seus sonhos materiais de lado. Apenas tome cuidado para não desejar adquirir bens apenas por status e uma ótima forma de fazer isso é dando significados para as coisas que transcendam o valor financeiro.

5 – Enxergue além das aparências

Ser é muito mais importante do que aparentar, por isso, não vale a pena fingir ser algo que não é apenas para ser aceito ou se sentir superior. Mantenha o foco em quem você é e no que as pessoas que você ama são, o que os outros pensam é problema deles. Afinal de contas, as aparências mudam, mas a essência permanece.

Finalizo este artigo completando a frase com a qual o abri: “O essencial é invisível aos olhos, só se vê bem com o coração”. Espero que essas palavras te inspirem a buscar o essencial em sua vida e a valorizar cada instante de felicidade.

Fonte:

https://vivamaisverde.com.br/2014/12/30-coisas-para-voce-comecar-a-fazer-por-voce-mesmo-parte-1/

Copyright: 398762434  – https://www.shutterstock.com/pt/g/tashatuvango

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário: