Alcançar sucesso na carreira é o objetivo da maioria dos profissionais atuantes no mercado.   Mas conquistar o emprego dos sonhos ou alcançar a promoção desejada e, consequentemente, usufruir de reconhecimento e retorno financeiro demanda uma boa preparação do profissional. Nesses momentos, contar com um Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, contriui para obter desenvolvimento pessoal e profissionalmente para enfrentar os desafios e aproveitar todas as oportunidades de alavancar sua carreira.

Essa ferramenta sistematiza as ações necessárias para você conquistar determinado objetivo por meio do aprimoramento pessoal e profissional. Por meio do estabelecimento de metas e prazos, o PDI ajuda a não perder o foco e tomar decisões previamente pensadas. Portanto, é um roteiro eficaz para sua evolução, capaz de levá-lo de onde você está agora até onde gostaria de chegar.

O PDI tem sido aplicado também em diversas empresas como uma forma de monitorar o desenvolvimento das competências dos colaboradores em cada avaliação. O resultado é o levantamento do histórico de evolução de cada funcionário, que contribui para desenvolver um plano de carreira dentro da organização.

Potencialize suas habilidades e permaneça em constante desenvolvimento!
Clique aqui e descubra como isso é possível! Acesse “Tudo sobre Coaching”!

O que é o PDI?

PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, é um planejamento estruturado que possui a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da sua carreira, aliado também ao fortalecimento e aprimoramento de competências que são determinantes para o seu crescimento profissional.

O Plano de desenvolvimento individual atende as necessidades e interesses da empresa, bem como os desejos e anseios dos profissionais a serem gratificados. Constituindo assim em uma importante estratégia amplamente adotada.

PSC

Em outras palavras, o PDI auxilia para que os interesses da empresa e os dos profissionais estejam alinhados para que, com isso, não somente a empresa mas também os colaboradores consigam atingir os seus objetivos, pessoais e organizacionais.

Criando um Plano de Desenvolvimento Individual

Fazer um Plano de Desenvolvimento Individual adequadamente é a forma mais assertiva de orientar suas ações e definir quais as melhores formas para alcançar seus objetivos como colaborador, líder ou empreendedor do seu próprio negócio. A sua elaboração requer alguns passos essenciais, citados abaixo.

Delimite um objetivo

O primeiro passo para elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual eficaz é definir um objetivo específico, que pode ser promoção, concretização de um projeto, mudança de carreira ou até mesmo algum desejo voltado ao âmbito pessoal.

Identifique as competências necessárias

Quando souber exatamente aonde deseja chegar, você precisa identificar as competências necessárias para atingir esse objetivo. Nesse sentido, é necessário não somente melhorar os seus pontos fracos, mas apostar nos seus pontos fortes como seus principais diferenciais.

A escolha dessas características individuais é o que determinará o sucesso de seu de PDI e, portanto, não deve ser feita de maneira aleatória. Você precisará exercitar o autoconhecimento para selecionar aquelas que sejam relevantes para alcançar os objetivos estipulados. Atente-se para não focar nas ações que precisará realizar e sim nas suas próprias habilidades. Considere aquelas que têm maior impacto na obtenção dos resultados desejados e naquelas que você deseja e precisa desenvolver com urgência.

Defina a duração do seu plano

Todo plano deve ser executado em determinado período de tempo. Nesse sentido, pode conter ações que levem ao objetivo principal em curto, médio ou longo prazo. Em geral, não pode ser muito curto, porque requer um período de adaptação para fazer parte de sua rotina. Ao mesmo tempo, não deve ser tão longo a ponto de prejudicar a avaliação frequente das suas etapas ou desestimular a sua continuação.

Avalie como você desenvolverá as competências selecionadas

Quando tiver identificado quais as competências necessárias a serem desenvolvidas para alcançar o seu objetivo, você deverá determinar como fará isso. A recomendação é estipular desafios que o tire da sua zona de conforto e o estimule a fazer as mudanças necessárias. Isso significa que além de buscar orientações na teoria, como ler livros ou se matricular em cursos que contribuam em sua capacitação, também será necessário vivenciar aquilo que você quer desenvolver na prática. Evite somente testes que envolvam situações fora de sua realidade atual e aposte naqueles que você deveria encarar cedo ou tarde. Por exemplo, se o seu objetivo é falar melhor em público, então esse é o momento certo de aceitar aquele convite para ministrar uma palestra.

Estipule metas e prazos

A cada desafio que você colocar em seu plano, deverá atribuir metas e prazos para cumpri-los. Essa tarefa ainda permite que você acompanhe o andamento do seu plano, além de readaptá-lo assim que conseguir quebrar uma meta para dar ritmo ao seu desenvolvimento. Defina apenas deadlines realistas para cumprir aquilo que você estipulou.

Conclusão do plano

Quando finalizar o seu Plano de Desenvolvimento Individual, você não deverá somente registrar se ele foi cumprido ou não. Também é necessário verificar o quanto essa experiência contribuiu para seu desenvolvimento. Dessa forma, você deverá verificar o que deu certo e o que deu errado e ainda quais competências conseguiu desenvolver. Mais do que somente ajudá-lo a atingir determinado resultado, o PDI contribui para criar novos hábitos.

Coaching no desenvolvimento da carreira

Ao longo de minha carreira profissional como coach, atendi diversas pessoas, de vários segmentos, profissões e empresas. De forma geral, todos traziam consigo um desejo comum: se destacar e se tornar um profissional realizado em sua carreira. Por mais que essas pessoas saibam aonde querem chegar, nem sempre veem claramente quais são os passos a percorrer rumo a esse caminho.

Se você está também nessa situação, tenho uma dica: conte com o auxílio do Coaching na elaboração e execução do seu Plano de Desenvolvimento Individual. A ferramenta contribui para o profissional visualizar melhor os seus objetivos e trabalhar para alcançá-los de forma determinada e mais acelerada. Isso significa utilizar as ferramentas e técnicas dessa metodologia para alinhar os seus anseios pessoais aos da sua carreira, identificando os pontos que precisam de melhoria, potencializando seus recursos emocionais e técnicos e maximizando competências e habilidades que o ajudarão nessa jornada rumo ao sucesso.

A modalidade do coaching que proporciona isso é chamada Coaching de Carreira, cujo objetivo é auxiliar o profissional para que ele consiga manter-se focado e inspirado por suas realizações. Além disso, colabora para que o cliente compreenda melhor suas motivações para encarar os desafios e obstáculos que se apresentam e a eliminar comportamentos, pensamentos e crenças limitantes que o estejam impedindo de obter êxito.

O profissional especializado nessa técnica é o Coach de Carreira, que é devidamente certificado, especializado e munido de experiências, conhecimentos, métodos, ferramentas e técnicas do Coaching para apoiar o cliente efetivamente na construção de um planejamento de carreira congruente com seus anseios.

Além de ser uma especialização importante, com grandes possibilidades de aprendizado e, retorno financeiro, ser Coach de Carreira também é extremamente gratificante. Isso porque, ao atuar, estamos colaborando diretamente para que outras pessoas encontrem seu eixo profissional e consigam alcançar plenamente seu estado desejado. Isso, com certeza, é maravilhoso!

Por todos esses motivos, quando o coaching é utilizado como ferramenta para elaborar o planejamento de carreira oferece muitos benefícios aos profissionais, tais como:

  • Auxílio de um Coach profissional especializado em carreiras;
  • Alinhamento de metas pessoais e profissionais;
  • Definição de prazos e metas congruentes;
  • Identificação de gaps e pontos que necessitam de melhoria;
  • Potencialização de habilidades técnicas e emocionais;
  • Desenvolvimento de competências comportamentais;
  • Identificação de sua missão de vida;
  • Alcance de maior satisfação na carreira;
  • Conquista de resultados extraordinários.

Dica de leitura

Pensando nos profissionais que desejam atuar como Coaches de Carreira, lancei o livro Coaching e Carreira – Técnicas Poderosas e Resultados Extraordinários. Nele, compartilho minhas experiências e diversas técnicas e ferramentas que eu mesmo utilizei e obtive sucesso nos processos de Coaching que conduzi e conduzo até hoje.

Essa obra tornou-se referência no assunto por introduzir práticas e ferramentas aplicáveis de uma forma didática e com linguagem de fácil entendimento. O livro é indicado tanto para coaches, quanto para as pessoas que querem utilizar essa metodologia.

Depois de ler, compartilhe comigo o que achou!