Objetivos, metas e sonhos são o que motivam as pessoas a levantar todos os dias e enfrentar os desafios da vida. No processo de coaching, aprendemos que o poder de realização e o potencial do ser humano são infinitos. Infelizmente, porém, nem todas as pessoas conseguem alcançar aquilo que desejam por carência de um simples fator: planejamento.

Planejar antes de agir é determinante para tirar os seus planos do papel. Isso é essencial porque o planejamento organiza todas as ideias, estratégias e ações que levarão ao estado desejado. Neste artigo, você vai descobrir como fazer um planejamento pessoal passo a passo. Para saber mais sobre esse processo, é só continuar a leitura!

DICAS PARA SE PLANEJAR E CONQUISTAR MAIS

Confira na sequência 7 dicas para que você seja uma pessoa mais planejada para determinar e concretizar os seus objetivos, fazendo com que saiam do papel e possibilitem a realização dos seus sonhos!

1. DEFINA A SUA MISSÃO, VISÃO E PROPÓSITO

Compreenda os seus anseios, o que o motiva a ir além e o que direciona as suas escolhas, atitudes e estilo de vida. Deixe florescer a sua essência, permita-se conectar-se com o seu “eu” mais íntimo e enxergue a razão da sua existência, o legado que gostaria de deixar e como gostaria de ser lembrado. Isso o ajudará a traçar objetivos de vida e carreira.

Pense na vida que você gostaria de ter e em tudo aquilo que o faz feliz. O propósito de vida é a união daquilo que fazemos bem com aquilo que fazemos com paixão. Conheça a si mesmo e descubra!

2. ESTABELEÇA OS SEUS OBJETIVOS

Após uma reflexão sobre a sua relação consigo mesmo e sobre o modo como gostaria de deixar a sua marca no mundo, é hora de organizar as ideias e separar os diferentes desejos em projetos de curto, médio e longo prazo.

PSC

A esses desejos, damos o nome de objetivos. Eles precisam seguir a metodologia SMART, que já apresentamos aqui no blog:

  • Specific: específico e detalhado;
  • Measurable: mensurável, cujo progresso pode ser acompanhado ao longo do tempo;
  • Achievable: alcançável e realista;
  • Relevant: relevante, ou seja, que de fato tenha um propósito e o faça sentir-se feliz com o caminho escolhido, em conexão com o item 1 deste artigo;
  • Timebound: com um prazo de tempo definido.

3. CRIE ESTRATÉGIAS

Os objetivos que você definiu são conhecidos no universo do coaching como “estados desejados”. Isso quer dizer que você precisa encontrar meios para sair do estado atual e chegar ao estado desejado. A definição desses meios consiste na definição de determinadas tarefas, constituindo o planejamento estratégico.

Assim, defina as estratégias para a construção dos caminhos que o levarão ao estado desejado. Avalie os recursos que você possui e que são favoráveis para atingir as suas metas. Questione-se sobre o que é preciso fazer para conseguir o que quer: desenvolver novas competências? Adquirir capital financeiro? Depende somente de você ou de outras pessoas também? Com quem você poderia contar para ajudá-lo?

4. DETERMINE PRAZOS

O elemento que não pode faltar em qualquer planejamento é o prazo. Todas as metas e objetivos devem ter data para cumprimento. Essa é uma forma de estimular o foco e o comprometimento com relação ao que determinou para si mesmo.

Muitas pessoas até planejam o futuro e definem os seus objetivos, mas se esquecem de atribuir às tarefas um prazo para a sua realização. Como consequência disso, embarcam em uma série de desculpas, do tipo: “amanhã estarei mais disposto”, “na semana que vem estarei mais tranquilo” ou “no mês que vem conseguirei mais recursos”. Essas crenças são gatilhos para a procrastinação (adiamento contínuo), que precisam ser eliminados.

5. MONITORE O SEU PROGRESSO

Depois da fase de planejamento das tarefas que você precisa realizar para alcançar as suas metas, é hora, finalmente, de colocar tudo isso em prática. Tenha motivação e força de vontade, relembre os seus propósitos e tire as ideias do papel.

No começo, tudo é mais difícil, e talvez você tenha que fazer algumas adequações ou adaptações ao seu plano inicial. É assim mesmo. Não tenha medo e faça progressos, por menores que sejam. Além disso, acompanhe e registre a sua evolução. Isso servirá como estímulo e motivação para que você siga em frente, ou para que recalcule a rota caso não esteja alcançando os resultados esperados.

6. CONTE COM O COACHING

O coaching é o mais poderoso e efetivo método de desenvolvimento humano, maximização e aceleração de resultados. Mais do que isso: o coaching é uma filosofia de vida. Trata-se de uma experiência única e enriquecedora, que permite ao indivíduo conhecer a si mesmo plenamente e ter controle das suas crenças e atitudes, tornando-se mais participativo na sua própria vida.

Com o auxílio de um profissional, o coach, será possível conhecer as suas forças e pontos de melhoria, definir objetivos para as diferentes áreas da sua vida, traçar um plano estratégico para alcançá-los e adquirir muitos conhecimentos teóricos e práticos sobre a produtividade e a vida.

7. ESTUDE E LEIA DIARIAMENTE

Por fim, entenda que adquirir conhecimento é algo que faz parte da experiência humana. Todos nós devemos aprender o máximo possível de coisas, desde o primeiro até o último dia das nossas vidas. Por isso, estude, leia, viaje, converse com pessoas diferentes, arrisque-se em atividades que você nunca fez antes e extraia de cada experiência um significado para adicionar ao seu propósito.

Quanto mais nós nos expomos ao mundo, mais conhecemos as nossas capacidades — e frequentemente nos surpreendemos com tudo aquilo que somos capazes de fazer! Para auxiliar você no seu planejamento pessoal desde já, recomendamos uma leitura poderosa sobre o assunto: Transforme seus sonhos em vida e construa o futuro que você merece”. Boa leitura!

E você, ser de luz, tem seguido as etapas acima na construção do seu planejamento pessoal? O que falta para que você alcance os seus objetivos? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!