O autoconhecimento é uma das ferramentas mais poderosas para ser bem-sucedido na carreira e, também, na vida pessoal. Para adquiri-lo, é importante fazer uma autoavaliação pessoal de tempos em tempos, assim, torna-se possível rever o que está indo bem e o que precisa ser trabalhado e aperfeiçoado. Nem todo mundo sabe de que maneira deve realizar essa avaliação, que contempla os seus pontos fortes e os pontos que podem ser melhorados. Nesse sentido, para acertar mais, é essencial reconhecer onde se está errando para realizar as devidas correções.

Convido você a continuar fazendo a leitura deste artigo para entender melhor como se autoavaliar e obter informações valiosas que te ajudarão a se conhecer melhor e evoluir.

Tenho um convite especial para você! Quer se conhecer melhor?
Clique aqui, Entenda a si mesmo,Verdadeiramente
e na Essência!

Entenda o Que é a Autoavaliação Pessoal

O processo de autoavaliação pessoal nada mais é do que o olhar crítico para si mesmo, observando em detalhes as suas características e as possibilidades de melhoria. Todo mundo tem algum potencial que pode desenvolver com mais assertividade, basta olhar para si com atenção. A importância de se observar através desse viés crítico está em conseguir reforçar positivamente nossas atitudes e comportamentos, assim como eliminar as barreiras que colocamos diante de nós mesmos no dia a dia, que se manifestam através de crenças limitantes.

Todo indivíduo possui um grande potencial inexplorado e pode garantir o desenvolvimento dessas ferramentas com mais efetividade a partir do momento em que conhece plenamente quem é e como se porta no contexto no qual está inserido. Para conhecer a si mesmo, é essencial olhar para as partes bem resolvidas e para aquelas que ainda precisam ser esclarecidas, pois ambas têm respostas a oferecer. Ressalto que é um processo bastante positivo e necessário, que trará inúmeros benefícios para todas as áreas da sua vida.

Dicas de Como Fazer uma Autoavaliação Pessoal

Conhecendo o conceito e a sua importância para a construção de um caminho de sucesso, você deve estar se perguntando como realizar esse processo. A seguir, vou explicar em detalhes como se autoavaliar através de sete passos bastante simples. Pronto para começar?

1 – Entenda Que Autoavaliação Não é Punição e Nem Exaltação

PSC

Antes de qualquer coisa, é fundamental que o indivíduo que pretende realizar uma autoavaliação pessoal compreenda que não se trata de um momento nem para punir seus defeitos e nem para exaltar as suas qualidades. O objetivo desse tipo de avaliação é delinear quais são os pontos que estão alinhados com as suas metas e quais são aqueles que ainda precisam ser corrigidos. Lembre-se que você está buscando se conhecer para se tornar mais assertivo, então, evite se julgar ou se punir.

2 – Faça as Perguntas Certas

Num momento de autoavaliação, é fundamental saber quais são as perguntas certas a se fazer para compreender o panorama real. Por isso, instigue os seus sentidos, questionando-se a respeito de como tem agido em relação ao seu trabalho nos últimos meses, de como ter conciliado as suas atividades profissionais com a família, se tem tido tranquilidade para cumprir seus compromissos, enfim, como está sendo seu relacionamento com a vida pessoal e profissional.

3 – Responda Com Toda Sinceridade

Se existe uma pessoa no mundo todo para quem você não deve mentir é para si mesmo, então, enquanto estiver fazendo a sua reflexão a respeito das questões mencionadas acima, assim como outras, responda com toda a sua sinceridade. Procure embarcar mais profundamente nas questões, compreendendo de que maneira elas se relacionam com os resultados que você está obtendo em seu trabalho e em seus projetos pessoais, incluindo relacionamentos, satisfação, felicidade.

4 – Anote os Pontos Positivos e os Que Precisam Ser Melhorados

Você sabia que tudo aquilo que anotamos temos mais facilidade de colocar em prática? Por esse motivo, recomendo que, durante a sua reflexão de autoavaliação pessoal, conte com um bloco e caneta para que anote os pontos positivos e como eles vêm contribuindo para os seus bons resultados e, também, os pontos que precisam ser melhorados. Tenha em mente que eles não são defeitos e que você não está fadado a carregá-los por toda a vida, enxergue-os como aspectos que podem ser aperfeiçoados.

5 – Desenvolva Estratégias

Realizar uma mudança de atitude é bastante desafiador e, por isso, é importante ter boas estratégias traçadas, ou seja, ter um plano de ação de como proceder frente a eventuais problemas que possam surgir no seu caminho de transformação e evolução. Para isso, liste passos para chegar a cada uma das mudanças de atitude que deseja, criando um verdadeiro plano de ação. Pode ser que, durante o processo, seja necessário fazer alterações e está tudo bem, apenas é importante começar tendo algo para se guiar.

6 – Considere Seus Sentimentos

As emoções são engrenagens muito relevantes para o nosso sucesso, por essa razão, não se pode acreditar que há uma chave que desliga os sentimentos quando estamos num contexto profissional, por exemplo. Aprender a lidar com essas emoções é a base para ser uma pessoa mais estável e preparada para resolver os problemas que eventualmente irão surgir e que fazem parte da vida. Todo mundo possui dentro de si sentimentos que podem fugir do controle ou paralisar suas ações em diferentes situações e a melhor maneira de evitar isso é reconhecendo sua existência.

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

7 – Sonhe Observando a Realidade

Sonhar é o combustível para quem deseja empreender ou construir uma carreira sólida no mercado, no entanto, quando falo de sonho no contexto profissional não posso deixar de destacar o quanto é relevante saber olhar para a realidade, encontrando nela bases para alcançar as suas metas. Portanto, estabeleça os pontos que deseja realizar e avalie, de forma realista, como construí-los. Deve ficar claro que, mesmo tarefas que pareçam extremamente desafiadoras, podem ser realizadas com dedicação e uma boa estratégia.

Você tem o hábito de se autoavaliar? Se ainda não tem, essa é uma ótima oportunidade para começar esse processo de questionamento de quem você é e de onde deseja chegar. Afinal, é olhando para dentro que nos preparamos para enfrentar desafios e aprender com cada um deles. Aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos e incentivá-los a se autoavaliarem também!

 

Copyright: 633710789 – https://www.shutterstock.com/pt/g/3dmon