Confira dicas poderosas para você obter os melhores resultados nas dinâmicas de grupo. Acesse! | andresr | DepositPhotos.com

As dinâmicas de grupo podem ser desprezadas por certos profissionais que não entendem o quanto elas são benéficas para a composição de uma equipe entrosada dentro da empresa. Por isso que existe o departamento de Recursos Humanos que compreende o que deve ser feito para identificar os pontos fortes e as deficiências de cada candidato a trabalhar em uma empresa organização.

Mas é necessário que o líder também entenda esse papel e fique a par de todos esses processos, para que no futuro venha a compreender melhor a sua equipe.

Separei as Melhores Dinâmicas em uma lista incrível!
Clique e confira esse ebook maravilhoso feito pra você!

Principais objetivos de uma dinâmica de grupo

E aí você pode se perguntar, qual é o principal objetivo de uma dinâmica de grupo? Quando uma equipe de recrutadores monta uma dinâmica de grupo, só há uma coisa em mente, um único objetivo: eles querem ver como é que cada candidato se comporta numa situação que envolva vários colaboradores. Simples assim. Porque a empresa nada mais é do que um lugar onde uma equipe vai trabalhar junta, com a mesma finalidade, mesmo que cada uma delas continue fazendo um tipo de trabalho diferente das demais.

A empresa é um lugar onde há essa sincronização de atividades, onde cada colaborador é uma peça que converge para resultarem todos juntos e unidos no objetivo principal que torna a razão daquela empresa existir válida.

Então, é importantíssimo que cada recrutador tenha consciência do que aquela dinâmica representa, que cada líder entenda os processos pelos quais os seus novos subordinados passarão e que os próprios candidatos compreendam a situação que estão passando, o teste que poderá colocá-los dentro da realidade de contratado.

Como tornar uma dinâmica de grupo efetiva?

PSC

Então, toda dinâmica de grupo deve ser voltada para um único e exclusivo objetivo. Eu já disse, mas vale a pena relembrar: entender como cada candidato se porta dentro de cada situação, percebendo quais são os seus pontos fortes e suas reações mais comuns e acertadas, mas também as equivocadas, dentro do cenário que foi montado.

E para que isso aconteça, algo muito importante deve ser respeitado: a espontaneidade. Quando se é espontâneo, as reações dos candidatos ficam mais explícitas, sem dar brecha para que eles forcem alguma atitude ou postura. Você não quer isso! O que você quer é a verdade! Você quer a espontaneidade! Você quer perceber o que cada um daqueles candidatos são e têm! Então, esse caminho só pode ser percorrido se o recrutador souber fazer uma dinâmica de grupo efetiva, ou seja, natural.

E como se faz isso? Elaborando questões, por exemplo, que fujam do lugar-comum. Por isso, os testes feitos pelo RH devem sempre ser sigilosos.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

O que o recrutador enxerga nos candidatos durante as dinâmicas?

Existe uma série de qualidades que o recrutador deve descobrir em cada candidato durante as dinâmicas de grupo. E todas essas qualidades já devem ser pré-definidas antes mesmo de começar os processos de recrutamento, porque a empresa precisa saber o que deve buscar em cada candidato, não é mesmo? Então, sente-se com os responsáveis pelo RH, se você for o CEO, e explique o que você quer ver na sua equipe.

Você quer encontrar pessoas que possuam uma capacidade de liderança latente? Aquela pessoa que um dia poderá lhe substituir no seu ofício? Que ótimo! Vamos deixar que o recrutador faça isso através das dinâmicas! Você quer um profissional que se comunique bem e que faça a interação da sua equipe fluir melhor? Perfeito! As dinâmicas de grupo podem fazer com que você encontre tal pessoa!

Você quer mais iniciativa e atitude entre os seus colaboradores? Quem disse que isso é impossível e que você deve aumentar o salário de cada um para conseguir esse objetivo? É só ter uma equipe de recrutadores que consiga enxergar naquele candidato o que poucos conseguem.

O importante é que sempre tenham em mente o seguinte: às vezes os candidatos não chegam com essas características prontas, mas, mesmo assim, poderá valer a pena contratá-los, treiná-los e finalmente vê-los no seu melhor, ajudando a empresa a subir cada vez mais.