A vida urbana nos oferece uma série de facilidades, porém, também tem os seus ônus, principalmente para quem mora em grandes cidades, que vêm na forma de engarrafamentos e aglomerações, o que pode acabar gerando mau humor e estresse. Contudo, saiba que é possível morar em uma metrópole e, ainda assim, manter o equilíbrio e a paz interior. Para isso, basta que adote hábitos que promovam a sua saúde e o seu bem-estar emocional.

10 Dicas Para Conciliar a Vida Urbana Com o Seu Bem-estar e Equilíbrio

Um relatório do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das ONU revelou que a população urbana corresponde a mais de 50% da população mundial. Além disso, outras pesquisas constataram que os habitantes das cidades têm 20% mais chance de desenvolver transtornos de ansiedade e 40% de sofrer com transtornos de humor. Esses números são bastante alarmantes e mostram que devemos estar atentos para zelar pelo nosso bem-estar e equilíbrio. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar nessa importante missão de autocuidado.

1 – Mantenha Sempre a Atenção em Relação a Si Mesmo

A correria da vida urbana costuma levar muitas pessoas a viverem no modo automático, sem pararem para refletir a respeito de si mesmas e de como estão se sentindo. Para evitar chegar a níveis elevados de estresse, é essencial que mantenha a atenção ao seu estado emocional diariamente. Para isso, dedique alguns minutos para pensar e se questionar em relação às experiências que viveu no decorrer do dia, o que pode ser feito antes de dormir, por exemplo.

2 – Visite Parques Com Frequência

O contato com a natureza é muito importante para manter o equilíbrio, pois ela nos transmite paz e energia. Caso você viva em uma cidade em que não há muito verde, encontre um parque que possa frequentar sempre que possível, seja para caminhar, sentar-se à sombra de uma árvore para ler um livro, fazer um piquenique com a família, enfim, atividades que lhe sejam prazerosas. Ter plantas em casa também ajuda a manter essa conexão.

3 – Planeje-se Para Sair Mais Cedo e Driblar o Trânsito

O trânsito é um fato, reclamar dele não irá trazer nenhum tipo de solução, pelo contrário, pois fará com que se estresse e aumente as chances de se envolver em situações que agravem esse estado de espírito. A atitude mais sábia que podemos ter frente a um problema que não podemos combater é nos desviar dele. Então, procure se planejar para sair mais cedo de casa e, assim, evitar se atrasar por conta de engarrafamentos.

4 – Tenha um Refúgio Para Recorrer em Momentos de Estresse

Por mais que se esforce e se cuide, em algum momento pode acontecer de o estresse falar mais alto, afinal você é um ser humano. Para evitar que essas situações te desestabilizem, é interessante que tenha um refúgio, um local para onde possa ir e se recompor. Pode ser um parque, uma praça, a casa de um ente querido ou mesmo a sua própria casa, fazendo algo que te relaxe, como ler um livro, meditar, ouvir suas músicas preferidas.

5 – Alimente-se de Forma Saudável

PSC

As grandes cidade estão recheadas de estabelecimentos de fast food, que atendem com a mesma rapidez com que as coisas acontecem. O que parece ótimo do ponto de vista da pressa, não se mostra tão positivo assim quando o assunto é saúde e bem-estar. É claro que de vez em quando comer algo não tão nutritivo não faz mal, o problema acontece quando se torna parte da sua rotina. Então, se deseja manter o equilíbrio, encontre maneiras de se alimentar saudavelmente, seja buscando um restaurante natural ou preparando suas refeições em casa.

6 – Caminhe ou Pratique Outros Tipos de Atividades Físicas

O sedentarismo é outro problema relacionado à vida urbana, pois, como uma boa parcela da população precisa se deslocar diariamente por longas distâncias para chegar no trabalho, muitas pessoas acabam se locomovendo mais de carro, ônibus, metrô. Caso tenha se identificado com isso, saiba que é importante encaixar a prática de exercícios físicos na sua rotina para promover a sua saúde e bem-estar, o que pode ser uma caminhada, corrida ou outro esporte que preferir.

7 – Organize a Sua Rotina e Faça uma Boa Gestão do Seu Tempo

Como se passa bastante tempo no trânsito, o dia em uma grande cidade parece render menos. Mais uma vez, ao invés de reclamar sobre algo que não pode mudar, o melhor a fazer é buscar soluções que estejam ao seu alcance. Nesse caso, é importante que organize a sua rotina, assim conseguirá otimizar os seus compromissos e priorizar as coisas que realmente são importantes para você.

8 – Faça Pausas no Decorrer do Dia

Evite tentar abraçar o mundo e realizar uma tarefa atrás da outra, sem ao menos parar para se recompor. Ao continuar nesse ritmo acelerado, em algum momento sua mente a seu corpo poderão enfrentar problemas. Para evitar que isso aconteça é fundamental que faça pequenas pausas no decorrer do dia, nem que seja de cinco minutos. Se possível, vá para uma área externa, se alongue, beba uma água, assim, estará renovando suas energias para voltar ao trabalho.

9 – Utilize a Música Como um Recurso Para Relaxar

A música pode ser uma grande aliada para manter o equilíbrio e evitar o estresse. Você pode selecionar uma playlist com canções que lhe façam bem e ouvir no fone enquanto pega o transporte público ou no rádio do seu carro. Apenas tome cuidado para não selecionar músicas relaxantes demais caso vá dirigir, pois é fundamental que se mantenha atento ao trânsito.

10 – Zele Pela Qualidade do Seu Sono

Por último, mas não menos importante, está ele, o sono, que é uma necessidade básica humana, assim como se alimentar, pois o nosso corpo precisa de descanso ao final do dia para recarregar as energias. Alguns hábitos que podem ajudar a melhorar a qualidade do seu sono incluem: determinar um horário para se deitar e se levantar todos os dias, evitar ficar no celular ao se deitar e, claro, considerar o conforto do seu colchão e do ambiente de uma forma geral.

Ao colocar essas dez dicas em prática você conseguirá desfrutar de todos os benefícios que a vida urbana tem a oferecer sem prejudicar a sua saúde e o seu equilíbrio. Cuide de si, cuide da sua mente e do seu corpo, afinal você mora nele.

 

Copyright:548638960 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc