O processo de recrutamento é o primeiro passo de uma empresa que está contratando um novo colaborador. Realizado pelo departamento de Recursos Humanos, o recrutamento tem por objetivo divulgar vagas e encontrar candidatos compatíveis com a função e as expectativas da organização em determinada área, de modo que, em seguida, consiga realizar uma seleção eficaz.

Para isso, é muito importante estruturar o processo de recrutamento, a fim de que todos os quesitos solicitados pela empresa sejam perfeitamente preenchidos pelos contratados. Com isso, além de ganhar tempo com o processo de seleção, o RH se torna mais coeso e eficiente nas suas contratações.

Mas como fazer isso? Como estruturar um processo de recrutamento? Você vai conferir as etapas essenciais dessa atividade no artigo a seguir. Siga em frente e tenha uma excelente leitura!

Como organizar um processo de recrutamento?

Podemos simplificar e esquematizar a estrutura de um processo de recrutamento em 7 etapas, conforme você vai conferir a seguir.

1. Defina quais vagas serão anunciadas

Em primeiro lugar, o departamento de recursos humanos precisa fazer um levantamento junto a todas as áreas da empresa para identificar quais são as vagas que estão abertas. É essencial conversar com os gestores dessas áreas para saber quais são os cargos, o nível de experiência exigido (estagiário, júnior, pleno ou sênior), bem como a remuneração prevista — daí a importância de os profissionais de RH terem sempre um bom relacionamento com os colegas das outras áreas.

2. Deixe claros os critérios de seleção

Na hora de redigir a descrição da vaga, o profissional de RH responsável por essa função deverá detalhar, de acordo com as informações recebidas pelo coordenador da área da oportunidade, os critérios de seleção. Nesse sentido, é importante destacar as atividades a serem executadas pelo profissional, o grau de escolaridade e a formação exigidos, o tempo de experiência demandado, as competências comportamentais e técnicas referentes à vaga, o domínio de idiomas e programas de computação etc.

3. Estabeleça um cronograma de ações

PSC

O departamento de RH precisa dar aos demais departamentos uma estimativa do tempo que levará para a realização de todo o processo. Para isso, será necessário definir um cronograma de etapas: criação das vagas, anúncio e divulgação das oportunidades, análise dos currículos recebidos, condução de testes específicos e comportamentais, realização de dinâmicas práticas, condução das entrevistas com o RH e com o gestor da área, avaliação de desempenho, tomada de decisão e contratação.

4. Determine os canais para o recrutamento

O recrutamento começa com a divulgação da vaga criada em canais que a empresa considere os mais estratégicos, ou seja, os mais apropriados para encontrar o profissional desejado. Entre esses canais, podemos citar o e-mail direto do RH, a sessão “Trabalhe Conosco” nos websites das empresas, os portais específicos de vagas de empregos, as indicações, os anúncios em jornais e as divulgações nas redes sociais (na página da empresa, nas páginas parceiras e em grupos de profissionais), sobretudo o LinkedIn.

5. Desenvolva formulários específicos para cada área

Para que o candidato se inscreva corretamente, é essencial que ele compartilhe com a empresa todas as informações de que ela precisa saber para tomar uma decisão adequada. Por isso, é importante incluir formulários, solicitando o currículo do candidato (e o portfólio, em alguns casos), os seus dados pessoais e de moradia, entre outros questionamentos prévios que a organização considere importante.

Também é importante aplicar ferramentas de mapeamento comportamental, a exemplo do Coaching Assessment — que possui 99% de acerto e que pode trazer uma análise mais fidedigna sobre o perfil do candidato.

6. Esteja preparado para analisar a comunicação não verbal dos candidatos

O processo seletivo frequentemente é muito objetivo, analisando os currículos, as respostas obtidas, os portfólios e os resultados dos testes realizados. Todavia, é muito importante lembrarmos que o corpo também fala. Por isso, esteja atento ao que o candidato quer dizer, não apenas com as palavras, mas também por meio do seu vestuário, da sua postura corporal, das suas expressões faciais, dos seus gestos e até mesmo da sua capacidade de ser assíduo e pontual em cada etapa do processo.

7. Realize todos os testes necessários

Prepare testes psicotécnicos, de criatividade, de interpretação, de conhecimentos específicos, de lógica, de noções de programas de computação, de domínio de idiomas, enfim, de tudo aquilo que for necessário de acordo com a vaga. Realize também testes de perfis comportamentais, de modo a identificar se a personalidade do candidato é compatível com a cultura organizacional e com o que se espera dele na vaga em questão.

Recrutamento assertivo: bom para a empresa e para o candidato

Ao preparar um processo de recrutamento, é necessário pensar também nos candidatos. Quanto mais específicos forem os critérios de candidatura definidos e apresentados pelo RH, menos profissionais incompatíveis com a vaga perderão o seu tempo se inscrevendo nesses processos de seleção.

Isso é bastante positivo, uma vez que evita que os recrutadores, gestores e a própria organização percam o seu tempo avaliando centenas de currículos que não atendem às suas necessidades. Além disso, a empresa elimina possíveis frustrações por parte dos próprios candidatos não selecionados e demonstra maturidade organizacional para recrutar.

Percebe como é importante estruturar um processo de recrutamento e seleção? Lembre-se sempre de que uma empresa é formada essencialmente por pessoas, de modo que o resultado que as organizações alcançam é sempre diretamente proporcional à qualidade do trabalho executado pelos seus colaboradores. Portanto, saiba que as contratações e os métodos de recrutamento e seleção estão entre os primeiros aspectos decisivos para definir se uma empresa será ou não bem-sucedida!

E você, ser de luz, o que pensa sobre os processos de recrutamento e seleção de que já participou? Quais aspectos positivos você identifica neles? O que poderia ter sido melhor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!