O conceito de autorresponsabilidade é bastante autoexplicativo: assumir a responsabilidade sobre os nossos próprios atos e, consequentemente, sobre os resultados que obtemos. As pessoas que fazem isso conseguem evoluir em suas vidas, pois identificam os aspectos em que podem melhorar de forma contínua.

Quem se recusa a agir com autorresponsabilidade, por sua vez, é aquele tipo de pessoa que coloca a culpa sobre os seus fracassos nos outros. Ela é sempre uma vítima das circunstâncias, e nunca a autora da própria história. De fato, a autorresponsabilidade pode ser assustadora a princípio, mas é libertadora quando aprendemos, evoluímos e deixamos de atribuir aos outros as razões de nossos resultados.

Neste artigo, você vai compreender a importância da autorresponsabilidade no trabalho e como devemos desenvolvê-la. Boa leitura!

Autorresponsabilidade no trabalho: o que é e qual a sua importância?

É fato que, no trabalho, há diversas situações que não dependem de nós: o erro de um colega, a falha em um programa de computador, o surgimento de uma empresa concorrente, e por aí vai. Todavia, como se diz popularmente, mais importante do que o que acontece conosco é o que nós fazemos com o que acontece conosco. Essa é a essência desse conceito.

Mesmo admitindo que fatores externos influem em nossos resultados, devemos sempre assumir a nossa parcela de responsabilidade. Diante de um erro no trabalho, por exemplo, não devemos culpar o outro, mas pensar: o que eu poderia ter feito para evitar que isso ocorresse?

Se você obtém um bom resultado no trabalho, assumir a responsabilidade sobre ele é interessante, pois faz com que você identifique as suas forças. Já quando você erra, mas assume a responsabilidade pelo erro, você entende que há algo em você que precisa ser mudado para obter um resultado melhor na próxima oportunidade. É desse aprender e fazer de novo que nascem as grandes histórias de sucesso, o que não existe sem a autorresponsabilidade.

Como desenvolver essa característica na vida profissional?

PSC

Desenvolver a autorresponsabilidade é algo muito importante em qualquer área da vida, o que não é diferente no trabalho. Sendo assim, fique atento aos 5 passos a seguir, que devem ser colocados em prática diariamente. A autorresponsabilidade fará de você um profissional melhor. Confira!

1. Conheça as suas funções

Qual é a sua profissão? Qual é o seu cargo? Quais atividades estão sob a sua responsabilidade? Todo profissional precisa ter isso claro em sua mente, de modo a compreender quais atividades dependem de si. Por isso, as empresas devem esclarecer essas funções já no processo seletivo, desde a descrição da vaga até as entrevistas e demais etapas de seleção.

Um profissional que detém esse conhecimento acerca do que é esperado dele certamente se esforçará para alcançar os seus objetivos. Assim, ele não atribuirá a outras pessoas aquilo que deve ser realizado por ele. É claro, porém, que ele pode pedir ajuda aos colegas, bem como ajudá-los quando eles precisarem. Contudo, as suas obrigações devem ser executadas essencialmente por ele.

2. Entenda os impactos das suas ações no trabalho

Em qualquer empresa e em qualquer departamento, o trabalho é um fluxo. Isso significa que as funções que você executa são influenciadas pelo trabalho de outras pessoas e influenciam as atividades de outros colegas. É uma cadeia da qual todos nós fazemos parte.

Sendo assim, conheça o fluxo de trabalho em sua empresa, ou ao menos em seu departamento. Você compreenderá de quem você depende e quem depende de você. Parece algo simples, mas muita gente se esquece de que os nossos atos têm consequências, não apenas para nós mesmos, mas também para quem trabalha conosco. Dessa forma, adquira essa consciência e esforce-se para fazer o seu melhor todos os dias.

3. Monitore o seu desempenho e responsabilize-se pelos seus resultados

De tempos em tempos, é fundamental que você mesmo avalie a qualidade do seu trabalho. Os feedbacks que os líderes concedem a você são importantes, mas a sua autoavaliação também deve ser realizada. Identifique o seu nível de pontualidade, assiduidade, dedicação, qualidade, precisão, enfim, todas as características inerentes à sua ocupação.

Nesse momento, faça um levantamento de tudo aquilo que está indo bem, mas também daquilo que pode melhorar. Diante dos erros e falhas, surge um desejo quase automático de culpar o outro. Nessa hora, controle-se. Entenda que, de fato, alguém pode tê-lo prejudicado, mas reconheça também as falhas cuja origem foi você mesmo. É difícil, mas vale a pena. Responsabilize-se!

4. Identifique o que você pode melhorar

Na vida, há fatores que estão sob a nossa responsabilidade e fatores que não estão. Devemos nos concentrar sobre os primeiros, isto é, aqueles que de fato podemos mudar. No passo anterior, você certamente identificou erros ou possibilidades de melhoria. Coloque-os no papel e anote tudo aquilo que você pode fazer para resolver a questão ou progredir continuamente no seu trabalho.

Coloque as suas ações em prática. Se uma ideia der errado, tente novamente de outra forma. Essa é a essência da persistência. Aos poucos, você conseguirá encontrar meios de fazer mais e melhor, seja resolvendo os erros do passado, seja alcançando resultados ainda melhores. Quanto ao que não estiver ao seu alcance, não se preocupe. Foque no que está sob a sua responsabilidade.

5. Nunca deixe de aprender

Como citamos, assumir a autorresponsabilidade nos leva a um ciclo contínuo de aprendizado. Se você sempre jogar a culpa nos outros, porém, jamais conseguirá trabalhar os aspectos em que você precisa evoluir. Isso o manterá sempre no mesmo estágio e cometendo os mesmos erros. Assim, você não será capaz de crescer em sua carreira e de alcançar as suas metas.

Portanto, assuma a sua parcela de responsabilidade pelos resultados que conseguir — sejam eles positivos ou negativos. Faça deles grandes momentos de aprendizado, sobre o que deve ou não ser feito. Além disso, continue a estudar, mesmo que você já seja um profissional experiente. Os cursos, treinamentos e leituras devem ser realizados continuamente, afinal de contas, o mundo é dinâmico, e toda área profissional passa por revisões e atualizações constantemente.

Como você pode perceber, a autorresponsabilidade é a capacidade que uma pessoa tem de responsabilizar-se por suas atitudes e pelas consequências delas. Uma pessoa que não faz isso no trabalho certamente perderá a amizade e a confiança de todos os que convivem com ela — colegas, chefes, clientes, parceiros, sócios, e por aí vai. Sendo assim, responsabilize-se por quem você é e pelo que você faz. É assustador, mas é libertador!

E você, querida pessoa, tem desenvolvido a autorresponsabilidade ou jogado as culpas sempre nas costas de terceiros? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!