De 0 a 10, o quanto você sente que tem motivação para viver e ir em busca da sua felicidade? Caso esteja passando por um momento de desânimo, saiba que isso é normal e irá passar. Entretanto, se for algo intenso, que esteja se estendendo por mais tempo, é fundamental que busque ajuda médica para que as causas sejam identificadas e tratadas. No artigo de hoje, falarei a respeito de hábitos que poderão te ajudar a superar essa fase e a encontrar um sentido para a sua existência, continue acompanhando e confira.

Torne a melhor versão de si mesmo com ajuda do Coaching!
Clique e acesse um presente maravilhoso que preparei para você!

10 Atitudes Para Encontrar Motivação Para Viver e Ser Mais Feliz

Grande parte das pessoas passa por uma espécie de crise existencial em determinadas fases da vida, em que a mente se torna cheia de questionamentos e dúvidas. Se identificou? Coloque as atitudes a seguir em prática e encontre a motivação que precisa para seguir em frente e encontrar a felicidade nas pequenas coisas.

1 – Redefina Suas Expectativas

Em primeiro lugar, é necessário que reconheça o momento pelo qual está passando, aceite sua fragilidade e evite exigir demais de si. O ponto aqui não é se conformar e sim aceitar a realidade para que possa transformá-la. Então, se antes estava acostumado a realizar inúmeras atividades em um mesmo dia, redefina essas expectativas de acordo com os seus níveis de energia atuais. Faça isso para não se frustrar, quando se sentir melhor poderá voltar ao estilo de vida anterior.

2 – Trate-se Com Carinho

Evite pensar que você é uma pessoa fraca e que essa é a razão por estar se sentindo desanimado, pois isso não é verdade. Veja a si mesmo como é, um ser humano como qualquer outro, que tem as suas fases boas e ruins, e que todas elas fazem parte do seu processo de evolução. Quanto mais carinho e paciência tiver consigo mesmo, mais força terá para se reerguer e se sentir motivado e feliz novamente.

3 – Imagine Como Se Sentirá Depois de Cada Atividade

Quando se está sem motivação, é natural não ter vontade de fazer nada. Contudo, se permitir que esse sentimento te impeça de agir, entrará em um círculo vicioso de inércia e correrá o risco de ficar nele por muito tempo. Portanto, quando precisar fazer algo, pense na satisfação que sentirá após concluir a atividade em questão. Esse exercício de visualização irá te ajudar a se fortalecer e dar um passo importante para resgatar as suas energias.

4 – Aprenda a Identificar os Pensamentos de Desânimo

PSC

Um ponto de grande relevância dentro do processo de busca por motivação para viver é se conhecer melhor e identificar os pensamentos de desânimo logo quando eles começarem a surgir. Assim, poderá se utilizar de mecanismos para evitar que eles te controlem e te impeçam de ser feliz. Para isso, procure manter um diálogo interno e se questionar sobre tudo o que sente e pensa, mas, claro, sem julgamentos.

5 – Pratique Exercícios Físicos

Parece estranho sugerir que uma pessoa que está desanimada com a sua vida comece a praticar exercícios físicos, que são atividades que requerem energia. Entretanto, saiba que eles são fantásticos quando se trata de busca por bem-estar e felicidade, pois fazem com que o cérebro libere substâncias que estão diretamente ligadas à essas sensações. Apenas é importante escolher modalidades mais leves para começar, como uma caminhada, por exemplo, assim poderá evoluir aos poucos e tornar essa prática parte da sua rotina.

6 – Delegue Tarefas Para Evitar a Sobrecarga

No primeiro tópico falei a respeito da importância de redefinir as expectativas para evitar a frustração e um ponto fundamental disso inclui delegar tarefas para evitar a sobrecarga. Não se sinta mal por pedir ajuda, pois todo ser humano tem os seus momentos de maior vulnerabilidade. Converse com os seus familiares, seu superior e seus colegas de trabalho, explique a situação e solicite apoio, esse acolhimento também irá te ajudar a se fortalecer.

7 – Crie uma Rotina Que Promova a Felicidade

Esqueça a velha crença de que a vida adulta é marcada apenas por obrigações, pois todo ser humano precisa de momentos de lazer para espairecer a mente e se divertir. Comece criando uma rotina com atividades que promovam sua felicidade, como estar entre amigos, sair para dar um passeio, ler um bom livro, fazer aulas de dança, brincar com o seu animal de estimação e tudo aquilo que faça com que se sinta bem.

8 – Descubra o Seu Propósito

Todos nós temos um propósito, que é a razão que nos trouxe a este mundo. Encontrar o seu fará com que se sinta motivado a buscá-lo diariamente através de suas ações. Para isso, é necessário que se observe, se questione e identifique as coisas que dão sentido para a sua vida. Descobrir o seu propósito é um processo, pode ser que leve algum tempo até encontrá-lo, mas não desista, pois essa resposta irá transformar a sua visão e te proporcionar uma motivação fantástica para viver.

9 – Pense nas Coisas Pelas Quais é Grato

Quando se está desmotivado, os pensamentos costumam incluir sempre as coisas que não se tem, o que faz com que o indivíduo se sinta cada vez mais desanimado. Que tal reverter isso considerando tudo aquilo pelo qual é grato? Experimente, faça uma lista com as coisas que fazem você sentir gratidão, o que pode ser, por exemplo, o fato de ter uma casa, saúde, uma família amorosa, a chance de estudar, o seu trabalho. Mantenha essa lista em aberto e acrescente novos itens todos os dias, isso irá te ajudar a enxergar sua vida sob um novo aspecto.

A autoconfiança só é possível se você está de bem com a vida.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui

10 – Esteja ao Lado dos Seus Entes Queridos

Estar ao lado de quem amamos é sempre muito bom e ajuda a recarregar as nossas energias. Desse modo, procure passar mais tempo ao lado dos seus entes queridos, sem esperar nenhuma ocasião especial para tal. Converse, ouça com atenção o que eles dizem, se abra, fale de você, converse sobre amenidades, enfim, desfrute desses momentos em plenitude, deixando de lado o relógio e as notificações do celular. O amor nos fortalece, portanto, zele com carinho por esses laços poderosos.

Espero que este artigo tenha te ajudado a encontrar o caminho para ir em busca de motivação para viver com alegria e transformar os seus sonhos em realidade. Lembre-se sempre que felicidade é uma questão de ser, então, busque-a dentro de si e irá encontrá-la.

 

Copyright: 294312155 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yulia+grigoryeva