líder reunido em círculo com seus vendedores mostrando como coordenar uma equipe de vendas

Monkey Business Images/Shutterstock Desenvolver uma liderança assertiva é a melhor maneira de coordenar uma equipe sob pressão

Para ter resultados às empresas precisam bater metas e, para isso, é muito importante que seus líderes saibam como coordenar uma equipe de vendas em todos os momentos, especialmente, quando os vendedores estão sob forte pressão. Ressalto isso porque muitos gestores apenas exercem o papel de cobradores, o ao invés de motivar os profissionais acabam apenas aumentando deixando seus profissionais mais tensos e apreensivos.

Em se tratando de vendas sabemos que a pressão é quase um sinônimo, pois se os alvos não são alcançados, o lucro não vem e o negócio corre o risco de não prosperar ou mesmo de quebrar. Como ninguém deseja que isso aconteça, a pressão por resultados acaba sendo uma realidade frequente no dia a dia das equipes de vendas, que precisam aprender a lidar com isso para não deixar que as cobranças afetem seu lado emocional e o seu desempenho.

Dicas de Como Coordenar uma Equipe de Vendas Assertivamente

Vamos conhecer abaixo três dicas poderosas de como coordenar sua equipe de vendedores de forma assertiva e manter sua motivação mesmo em meio à pressão por resultados. Confira:

Transforme Pressão em Motivação

Na profissão de vendas, a pressão por resultados é natural, entretanto, quando isso passa do limite pode acabar afetando os vendedores negativamente. Uma boa estratégia para evitar que isso aconteça é transformar a pressão em motivação, ou seja, fazer da exigência por resultados um incentivo.

Como fazer isso?  ⇒ Simples, empoderando seus vendedores, evidenciando suas competências e mostrando a eles os benefícios e vantagens que terão ao atingir os alvos estipulados. Isso é bem melhor do que ficar no pé da equipe, falando coisas negativas, que apenas tiram seu foco e criam um clima de medo e apreensão.

Conheça Bem seus Profissionais

PSC

Quando se é coordenador de uma equipe é muito importante conhecer exatamente quais são os perfis dos seus profissionais para identificar quais são aqueles que lidam melhor e os que não lidam tão bem com a pressão por resultados. Digo isso porque enquanto uns podem motivar-se com os desafios, outros podem ter mais dificuldade para entrar no ritmo e lidar com esta tensão.

Como fazer isso?   O ideal é trabalhar individualmente a equipe, identificar o nível de maturidade e experiência dos vendedores e oferecer a pressão na medida certa para assim crescerem com as metas e não explodirem por conta delas.

Trabalhe com Metas Realistas

Ter metas ousadas e robustas é uma coisa, agora ter metas arrojadas demais e que são estratosféricas pode aumentar demais a pressão sobre os profissionais, que se sentindo incapazes de alcançá-las podem acabar desmotivados. Por exemplo, num mês a meta é 10 mil reais e no outro 50 mil.

Como fazer isso?  ⇒  O ideal é que seus profissionais de vendas sempre sintam que são capazes de conquistar determinado resultado e desafiados positivamente a ir além de forma possível. Quando eles, desde o início da apresentação das metas, consideram que os objetivos são altos demais, eles já se bloqueiam mentalmente para não alcançar os resultados, pois não acreditam ser viável. Evite isso a todo custo e trabalhe com alvos realistas

Agora que você já conheceu algumas dicas poderosas para coordenar uma equipe de vendas sob pressão de forma assertiva, é importante que como gestor você invista continuamente em desenvolver ferramentas, métodos e estratégias que ajudem a melhorar a gestão de pessoas e processos e a conquistar seguidamente resultados extraordinários. Para isso minha dica final é invista em Coaching em Vendas e seja o melhor líder que você pode ser.