Todo mundo já passou por momentos de mau humor, seja por ter dormido mal, por estar preocupado com alguma situação específica, por excesso de trabalho, enfim, por qualquer coisa que esteja comprometendo o seu bem-estar. Entretanto, existem indivíduos que parecem estar sempre agindo dessa maneira, o que pode tornar o convívio com eles um tanto quanto delicado. Se está passando por isso, saiba que existem formas de se relacionar com pessoas mal-humoradas de maneira positiva, seja no trabalho ou na vida pessoal. Continue acompanhando e saiba como.

Saiba como cultivar melhores relações pessoais e profissionais!
Baixe agora meu ebook “Tudo Sobre Coaching”! É um Presente!

Motivos Que Deixam as Pessoas Mal-humoradas

De maneira geral, uma pessoa apresenta o mau humor quando algo a está incomodando, o que pode ser sono, fome, estresse, cansaço, pressa. Trata-se de um comportamento natural quando acontece de maneira esporádica e em situações pontuais, como estar preso em um congestionamento no trânsito ou em uma fila longa para ser atendido no banco, por exemplo. Contudo, quando se torna frequente, pode ser sinal de que há outro tipo de problemas envolvido.

O mau humor frequente pode ser sinal de problema de autoestima, distúrbios do sono ou mesmo de distimia, uma doença que tem sintomas parecidos com os da depressão, porém em uma intensidade mais baixa. Por isso, caso perceba que você ou uma pessoa próxima esteja sentindo uma irritação frequente, é importante buscar ajuda médica. Assim, o profissional poderá identificar as causas e definir qual é o tratamento mais adequado para o caso.

7 Dicas de Como Conviver Com Pessoas Mal-humoradas em Qualquer Situação

Independente do quão lindo esteja o dia, existem pessoas que estão mal-humoradas na maior parte do tempo, o que torna o convívio com elas um tanto quanto desafiante, já que nunca se sabe como irão reagir a uma simples pergunta ou comentário. Entretanto, é importante dizer que não cabe a ninguém julgá-las, pois cada um sabe o que carrega dentro de si. O que você pode fazer é encontrar maneiras positivas para conviver com alguém assim, algo que será bom para os dois lados. Confira!

1 – Não Leve Para o Lado Pessoal

O primeiro e mais importante ponto a ser considerado é que o mau humor do outro, provavelmente, não tem nada a ver contigo. Dessa forma, evite se chatear e levar para o lado pessoal algo que uma pessoa que esteja mal-humorada te disser. Mesmo que ela diga com todas as letras que você a está irritando, lembre-se que ela já estava previamente irritada por conta de outro motivo. Então, não permita que isso te afete e siga em frente.

2 – Procure Compreender o Lado do Outro

PSC

Antes de julgar o seu familiar, amigo ou colega de trabalho por conta de seu mau humor, procure se colocar no lugar dele para tentar compreendê-lo. Muitas pessoas são naturalmente temperamentais, já outras se mostram instáveis por conta de problemas específicos. Dependendo do grau de intimidade que tem com esse indivíduo, poderá saber o que está se passando, e, mesmo que não saiba, tente ser empático, pois todos têm dias ruins.

3 – Chame-o Para uma Conversa

Se for um familiar ou amigo com quem tenha proximidade que esteja mal-humorado, pense na possibilidade de chamá-lo para uma conversa franca. Demonstrar o seu apoio pode fazer com que ele se sinta acolhido e se abra, diminuindo o peso do fardo que está carregando e, consequentemente, da sua irritação. Vale lembrar que a sua abordagem deve ser tranquila, sem acusações, para que não se transforme em uma discussão. Além disso, dizer o seu ponto de vista é tão importante quanto ouvir o que ele tem a dizer.

4 – Mantenha a Calma e Aja Sempre Com Gentileza

Como dito anteriormente, é bem possível o mau humor da outra pessoa não tenha nada a ver com você. Portanto, evite se estressar e entrar na mesma frequência negativa que ela. Lembre-se que fogo se apaga com água, portanto, procure manter a calma e continuar o que está fazendo com tranquilidade. Se ela falar com você de forma ríspida, responda com gentileza e educação. A intenção não é a de ser falso ou irônico, mas sim de realmente ter uma postura positiva e passá-la adiante.

5 – Mantenha uma Postura Assertiva

Muitos, em uma tentativa de evitar contrariar uma pessoa mal-humorada, acatam todas as ordens dela, o que não é positivo e nem saudável para nenhum dos envolvidos. É necessário encontrar o equilíbrio para não criar uma discussão e nem fazer algo que não gostaria apenas por medo. Nesse sentido, é importante que adote uma postura assertiva e tenha segurança para dizer “sim” e “não” de forma sincera, conforme as suas reais vontades. Assim, estará colocando limites na relação e evitará se sentir frustrado por ter que fazer algo que não acha correto.

6 – Reconheça o Seu Papel no Relacionamento

Dizem que as outras pessoas são como espelhos, assim, quando vemos algo nelas e nos irritamos com isso, é sinal de que devemos observar aquela atitude no nosso próprio comportamento. Dessa maneira, busque reconhecer o seu papel dentro desse relacionamento para identificar como é a sua interação com o outro, as razões para que as atitudes dele te incomodem e como pode agir para fazer a sua parte e mudar isso. Lembre-se que a melhor maneira de ensinar é através do exemplo, portanto, comece essa transformação em você.

Você já perguntou a si mesmo se é verdadeiramente feliz?
Clique aqui e descubra qual é o grau da sua felicidade!

7 – Busque Companhias Bem-humoradas

Mesmo tendo empatia e tentando enxergar o lado do outro, é preciso reconhecer que um comportamento mal-humorado acaba atraindo energias negativas para quem o sente e, também, para aqueles que convivem com esse indivíduo. Por isso, é importante que, se não for possível se afastar por qualquer motivo, que tenha outras companhias bem-humoradas, pessoas que te passem boas vibrações e com quem possa conversar para se manter positivo.

Lembre-se sempre que você não tem como controlar o comportamento do outro, mas pode escolher como agir em relação a ele. Espero que este artigo tenha te inspirado a adotar uma postura positiva perante uma pessoa mal-humorada, mantendo-se assertivo, empático, gentil, e, claro, sem se descuidar do seu bem-estar. Assim, conseguirá manter o equilíbrio, o bom humor e, quem sabe, inspirar o outro a fazer o mesmo. Compartilhe a positividade e ela irá se multiplicar em sua vida!

Copyright:  578716117- https://www.shutterstock.com/pt/g/dashu