A pandemia do coronavírus trouxe muitos desafios e um deles é o isolamento social, medida recomendada pela OMS – Organização Mundial da Saúde. Escolas fecharam, muitas empresas estão funcionando na modalidade home office, a rotina mudou completamente e os pais estão precisando encarar o desafio de assumirem o papel que costumava ser delegado à escola. Se deseja saber como contribuir com o desenvolvimento dos seus filhos durante a quarentena, é só continuar a leitura.

10 Medidas para contribuir para o desenvolvimento dos filhos durante a quarentena

Este período tem sido desafiador para todos, por motivos diferentes, e o conteúdo de hoje é dedicado a um grupo em especial: os pais. Muitos precisam se dividir entre o trabalho e os filhos, tudo ao mesmo tempo, no mesmo ambiente. Para quem estava acostumado com outro tipo de rotina, isso pode se mostrar exaustivo. Antes de se desesperar, saiba que existem formas de contornar todas essas mudanças e ainda contribuir para o desenvolvimento das crianças durante a quarentena, acompanhe.

1 – É preciso criar uma rotina

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que quarentena não é férias. Dessa maneira, não dá para deixar os filhos brincando ou assistindo TV sem qualquer critério em relação aos horários. É preciso criar uma rotina adaptada à realidade atual para seguir enquanto isso durar. Por mais que a situação seja passageira, é essencial que se mantenha minimamente uma organização, pelo bem das crianças e de toda a família.

2 – Converse sobre o vírus respeitando a idade da criança

Por se tratar de uma situação que requer cuidados especiais de higiene, é importante explicar para a criança o que está acontecendo, claro, de forma adaptada à idade dela. Até mesmo para que não se sinta perdida por não estar indo para a escola e se encontrando com parentes e amigos. E é possível fazer isso sem gerar pânico, basta usar meios lúdicos para dizer que existe um vírus e que é preciso adotar certos hábitos para evitá-lo, mas sempre deixando claro que existem pessoas cuidando disso e que logo irá passar.

3 – Defina um tempo para atividades educativas

Algumas escolas estão realmente paradas, já outras estão realizando as aulas por meio de videoconferência ou enviando atividades para que a criança faça em casa, com a ajuda dos pais. Independente de qual seja a situação do seu filho, é essencial ter um tempo para atividades educativas. Se a escola não enviar nada, procure você na internet, com uma rápida busca é possível ter acesso a exercícios de acordo com a idade, que ajudarão seus filhos e a se manterem ativos e não se esquecerem de tudo o que aprenderam até aqui nas aulas presenciais.

4 – Passem tempo de qualidade juntos

Por mais que o período atual seja um tanto quanto delicado, uma coisa é verdade, pessoas estão passando mais tempo com a família, algo que era um pouco mais difícil de acontecer na rotina normal. Então, que tal aproveitar isso de forma positiva? Essa união, sem sombra de dúvidas, fará muito mais aos seus filhos e servirá para fortalecer a cumplicidade e os laços que os unem. Para que sejam momentos verdadeiramente positivos, deixe o celular e as preocupações de lado e conecte-se totalmente ao presente.

5 – Delegue tarefas domésticas aos filhos de acordo com a idade

PSC

Outra ação bastante relevante a ser realizada para contribuir para o desenvolvimento dos filhos durante a quarentena inclui delegar a eles tarefas domésticas, claro, respeitando a idade de cada um. Os menores podem começar por juntar os próprios brinquedos, já os maiores podem aprender a arrumar a própria cama, colocar a comida do animal de estimação (se houver) e outras atividades simples, mas que criem o senso de responsabilidade que é tão importante para a formação de um indivíduo.

6 – Realizar atividades físicas com os filhos em casa

Crianças têm muita energia e precisam gastá-la. Como no momento não dá para sair para brincar em parques e playgrounds, é preciso usar a criatividade e fazer isso em casa. Quem tem quintal ou mesmo uma garagem, pode se valer desse espaço para realizar atividades com bola e outras comuns à infância do passado, como a amarelinha, por exemplo. Aqueles que moram em apartamento podem adaptar as brincadeiras ao espaço interno e, também, utilizar videogames de dança, em que a coreografia aparece na tela e os participantes precisam repetir os movimentos.

7 – Mantenha contato com outros familiares através da internet

O contato com outros familiares, como avós, tios e primos também é muito importante e pode ser realizado através de chamadas de vídeo e ligações. Inclusive, é uma boa ideia incluir esses encontros virtuais na rotina, assim, a criança saberá que em determinado dia irá conversar com essas pessoas, amenizando a saudade.

8 – Abertura para acolher as dúvidas das crianças

Por se tratar de um período de incertezas, as crianças maiores, que já conseguem entender melhor o que está acontecendo, podem começar a ter dúvidas. É importante que os pais se mantenham abertos para acolher esses questionamentos, sempre escolhendo uma forma amena de responder, mostrando sempre um lado positivo, de que tudo vai passar.

9 – Evitar expor a criança a informações que gerem pânico

Os noticiários nunca foram tão assistidos como agora, afinal, todos querem se informar e saber como anda a situação no Brasil e no mundo. Contudo, aqueles que têm crianças em casa devem tomar alguns cuidados para evitar que elas ouçam e entrem em um estado de pânico. Organize a rotina dos seus filhos de modo que não estejam na sala no horário em que vai ver as notícias do dia.

10 – Entender que é algo novo para todos e evitar se culpar

Por último, é imprescindível que os pais sejam gentis consigo mesmos e entendam que é uma situação nova para todo mundo. Então, é natural cometer erros e, em determinados dias, não conseguir cumprir a rotina à risca, por exemplo. Quando tudo isso acabar, ficarão as lições que certamente transformarão a todos, que se tornarão pessoas, pais, profissionais e cidadãos melhores.

Com essas dicas, você e seus filhos poderão aproveitar o tempo de quarentena positivamente e construir boas lembranças. Se gostou, deixe seu comentário e envie este artigo para seus amigos que também são pais!

Fontes:

https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/criancas-em-casa-sociedade-brasileira-de-pediatria-cria-guia-para-ajudar-voce-e-seu-filho-durante-a-quarentena/

Copyright: 1414416203 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes