Uma das maneiras mais assertivas de ter sucesso na vida desenvolver a capacidade de resolver com eficiência os diversos problemas

É comum no mercado algumas empresas definirem seus produtos como “soluções”, isto é, uma maneira de resolver problemas. 

Vamos pensar sobre a diferença entre um problema e uma crise? Se eu quero ir do ponto A ao ponto B e encontro um obstáculo no caminho, posso considerar que eu tenho um problema; para resolver eu posso remover essa pedra, posso escalar ou pular sobre ela ou posso tomar outro caminho. Um problema é um fenômeno localizado e tem soluções bem pontuais. 

O que chamamos de crise tem características muito semelhantes às do problema, com a importante diferença de ser NÃO ser algo localizado, mas generalizado. 

Para resolver um problema, eu coloco uma lente de aumento sobre ele, encontro o ponto de incoerência ou de dificuldade e proponho uma solução direta. Agora, em uma crise, não dá pra olhar com uma lupa, porque o estado crítico é generalizado, envolvendo uma série de variáveis. As crises precisam ser tratadas holisticamente, a partir de várias perspectivas.  

Existe um pensamento de que, no universo, tudo tende ao equilíbrio. Essa ideia foi extraída da pura observação da natureza onde todos os sistemas tendem a buscar o equilíbrio e a regulação quando são perturbados. 

Mas não significa que as partes que compõem esse sistema passarão pelo processo sem modificações. Em uma crise, todos os envolvidos sofrem, mas podem sair muito mais fortalecidos, se souberem como passar por ela.

PSC

Se você é um autônomo, profissional liberal ou pequeno empresário, com certeza você, neste momento, está buscando alternativas para se adequar à queda do mercado. Na verdade, todos estamos, mas esse grupo tem uma vulnerabilidade financeira muito maior e precisam do máximo de suporte. 

Eu quero então te dar sete dicas de ações que minha equipe e eu estamos tomando aqui no IBC e que você pode se inspirar para se ajustar em tempos que exigem criatividade em um cenário rápido de mudanças.

 

  1. Revise com muita atenção, os seus custos: em uma situação emergencial os recursos financeiros se tornam escassos e é preciso usar com muita consciência as reservas, essa é a primeira atitude em tempos de escassez. 
  2. Aprenda outras formas de trabalho, como o home office: Nem toda empresa está preparada para produzir e gerir as demandas home office, mas essa é uma necessidade e você precisa se preparar para isso. Essa medida reduz custos e pode garantir a segurança das pessoas. 
  3. Utilize as melhores tecnologias: Aqui no IBC estamos usando as melhores ferramentas para construir os melhores cursos online para nossos clientes, mas a tecnologia nos ajuda o tempo todo, nos dias normais e nas situações adversas. Use plataformas virtuais para suas reuniões, use aplicativos para organizar as demandas, enfim, a tecnologia nos ajuda a nos conectar com as pessoas, otimizar o nosso tempo e não parar a nossa vida. 
  4. Seja claro com seus colabores sobre a situação: quando uma empresa não se comunica de forma clara, o clima fica pesado e surgem muitas informações falsas, que provocam medo e insegurança. Quanto mais claro você for, mais apoio você vai conseguir.
  5. Renegocie com seus fornecedores: Eu tenho certeza que em um cenário de crise onde todos são afetados, todos também estão interessados em uma ajuda mútua. Se você conversar com seus fornecedores você pode conseguir melhores condições de pagamento sem parar completamente de comprar e assim todos saem ganhando.
  6. Invista no seu produto âncora: toda empresa tem um produto âncora, é aquele produto que é a cara da empresa, o seu principal chamariz. Qual é o seu produto âncora? Como ele pode atender ao público em um cenário de crise? Talvez ele precise de uma pequena reformulação, mas ele é a sua aposta mais certeira e segura.
  7. Fique atento às oportunidades: no veneno sempre estará o antídoto. Lembre-se que sempre que um vazamento é um transtorno para você, mas uma oportunidade para o encanador. Como você pode tirar proveito de uma situação adversa? Se você olhar ao redor, você vai encontrar uma necessidade nova que só você pode suprir, e vai sair fortalecido dessa crise.

Finalmente, quero dizer a você que todos nós estamos sendo desafiados. Cada um na sua área precisa encontrar uma resposta e essa resposta só pode ser encontrada na criatividade e nas ações concretas.

Desânimo, medo e frustração são sentimentos que devem ser honrados e respeitados, mas que precisam dar lugar para a atitude, o planejamento e a inovação.

Me acompanhe nas minhas redes sociais e no meu canal no youtube para mais conteúdos extraordinários.

Byyeeee

 

Copyright:  581155753 – https://www.shutterstock.com/pt/g/Gajus