Muitas empresas, no Brasil e no mundo, têm na sua cultura organizacional o hábito de contratar estagiários. Essa atitude é essencial para dar aos jovens talentos oportunidades de inserção no mercado de trabalho, gerar novos aprendizados, renovar as ideias que circulam dentro das organizações e formar uma mão de obra realmente qualificada.

Entretanto, assim como as organizações esperam comprometimento, bom desempenho e produtividade desses funcionários, os futuros profissionais também buscam encontrar, no seu ambiente de trabalho, novas experiências e oportunidades de crescimento e de transformar o seu estágio em um emprego.

Para isso, não basta apenas contratar e alocar o estagiário em determinado departamento. Sendo um aprendiz, é preciso acompanhar o seu desenvolvimento e dar a ele todo o suporte para que possa desempenhar bem o seu trabalho, absorver novos conhecimentos e acumular know-how.

Nesse sentido, as dinâmicas para estagiários se fazem necessárias em muitos contextos: apresentação, integração, aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades, e por aí vai. Neste artigo, você vai compreender melhor como devemos aplicar dinâmicas a esse grupo especial de colaboradores e conferir 2 exemplos de dinâmicas para esse grupo. Siga em frente e tenha uma ótima leitura!

Dicas para organizar dinâmicas para estagiários

Para que esse processo seja proveitoso e bem-sucedido, confira algumas orientações básicas na organização e na aplicação das dinâmicas no ambiente profissional.

1. Organize a infraestrutura

Toda dinâmica precisa de uma data e um horário definidos e um espaço adequado para a sua realização, além de materiais adicionais que se fazem necessários (há dinâmicas que precisam de papel, lápis, canetas, músicas, doces, objetos diversos etc.). Portanto, é primordial que a realização da dinâmica seja planejada e organizada com antecedência. Esse tipo de evento não pode ser feito às pressas e sem preparo. Organize toda a infraestrutura com antecipação, de modo que nada falte.

2. Defina o propósito da dinâmica

PSC

Existem diferentes propósitos para que uma dinâmica seja realizada: apresentar os colaboradores, aumentar a integração e a amizade, propor reflexões, reforçar valores, divulgar conhecimentos e treinar habilidades específicas. Dessa forma, antes de escolher a dinâmica a ser realizada, defina o objetivo a ser alcançado. Lembre-se de que estamos falando de estagiários, ou seja, de pessoas que ainda estão ingressando no mercado de trabalho, repletas de vontade, mas com habilidades a serem lapidadas.

3. Converse com os gestores de todas as áreas

Em geral, as dinâmicas para estagiários são aplicadas por profissionais da área de recursos humanos. Contudo, é importante que esses profissionais conversem com os gestores das áreas em que os estagiários trabalham, solicitando com antecedência a autorização para que eles participem. Nesse momento, vale a pena reforçar a importância e o propósito da dinâmica, citando os seus benefícios para a evolução do estagiário e para o dia a dia de trabalho de toda a equipe da qual ele faz parte.

4. Convide os estagiários e explique a importância das dinâmicas

Por fim, dispare um convite (por e-mail ou pessoalmente) a todos os estagiários, convidando-os para a dinâmica. Deixe claros os propósitos e a importância dessa dinâmica, reforçando os objetivos que ela pretende alcançar. Cite o local, a data, o horário e a duração do evento. Essa comunicação é fundamental para que o máximo possível de estagiários participe.

Exemplos de dinâmicas para desenvolver estagiários

Por mais que, normalmente, não seja dada muita atenção às dinâmicas para estagiários, esses treinamentos e reflexões são importantes aliados para engajar estes colaboradores e dar a eles o suporte necessário ao seu trabalho na empresa. Nesse sentido, separamos 2 dicas de dinâmicas. Confira-as e utilize-as no seu dia a dia!

1. Dinâmica de apresentação

O objetivo dessa dinâmica é apresentar a empresa e o gestor direto ao estagiário, além de apresentar-lhe a cultura da organização, suas regras, seus direitos, horários, colegas e atividades que vai desempenhar diariamente.

Esta dinâmica de integração pode ser realizada no próprio ambiente onde o novo colaborador vai atuar, em uma sala separada, ou mesmo por meio de uma apresentação em slides ou vídeos. Esse mesmo processo é o realizado com os demais profissionais e serve para que fiquem inteirados sobre a empresa e suas atividades. A ideia é que a empresa seja apresentada aos estagiários, mas também que eles falem um pouco sobre si e a sua formação.

2. Ponte ao futuro

A intenção dessa dinâmica é mostrar ao estagiário os caminhos que ele pode trilhar na empresa e as oportunidades que pode ter se fizer um bom trabalho. Aqui, o seu gestor deve mostrar os exemplos de outros estagiários que começaram na empresa estagiando, assim como ele, e foram efetivados posteriormente.

Mostrar bons exemplos é essencial para motivar o novo contratado e evidenciar que a empresa reconhece os talentos e que oferece planos de carreira para que os melhores profissionais continuem a trabalhar por ela.

Fazer a dinâmica da ponte ao futuro proporciona enxergar as possibilidades de crescimento e trabalhar, sabendo que o seu esforço, dedicação e bom desempenho serão recompensados no futuro.

Conclusão

Como podemos perceber, essas dinâmicas simples podem trazer grandes resultados e aumentar ainda mais a motivação dos estagiários. É importante que esse colaborador tenha, desde sempre, a consciência das suas responsabilidades na empresa e da sua importância no alcance dos objetivos.

Por mais simples que possam ser as suas atividades, elas fazem parte de uma corrente de ações que geram os resultados da empresa. Assim, valorize o seu estagiário e faça com que ele também valorize a oportunidade que lhe foi dada.

E se você quer ser o líder que todo estagiário deseja ter e ser e inspirar gerações de novos profissionais, invista no seu desenvolvimento. Faça a formação Professional & Self Coaching e conquiste resultados extraordinários!

E você, ser de luz, o que pensa sobre as dinâmicas no ambiente profissional? Acredita que elas podem beneficiar o dia a dia dos colaboradores, inclusive dos estagiários? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!