dinamica-grupo

Como aplicar dinâmicas de grupo para empresas

Por: José Roberto Marques | Blog | 18 de abril de 2019

Quem acompanha meus conteúdos, seja aqui em meu blog, em minhas redes sociais, no meu canal no Youtube ou participando de meus treinamentos e palestras, sabe que eu costumo dizer e acredito, verdadeiramente, que empresas são resultados de pessoas.

Neste sentido, vejo com bastante importância a necessidade de se compreender melhor o comportamento dos colaboradores de uma empresa, no sentido de potencializar cada vez mais a sua performance.

Com base nisso, hoje vou falar sobre as dinâmicas de grupo, excelente ferramenta para gestão de pessoas, e compartilhar maneiras de aplicá-las em seus negócios. Continue a leitura e confira!

O que são dinâmicas de grupo e como aplicá-las?

Quando falo em dinâmicas de grupo, estou falando sobre uma das etapas de processos seletivos, utilizados pela área de Recursos Humanos – RH de uma empresa, que têm como principal objetivo simular determinada situação e analisar a desenvoltura do futuro colaborador ao se deparar com esta situação.

Além disso, as dinâmicas de grupo podem também ser realizadas com os colaboradores que já fazem parte da empresa e são ferramentas fundamentais para organizações que buscam motivar, treinar e desenvolver as habilidades e competências destes mesmos colaboradores. Isso porque profissionais motivados e bem qualificados conseguem atender às necessidades da empresa, apresentam um rendimento melhor e, principalmente, conquistam resultados positivos e rentáveis.

Existem diversas maneiras de aplicar as dinâmicas de grupo, e o método escolhido depende dos objetivos almejados pela empresa. O mais comum é reunir seus colaboradores em um local fora de suas salas de trabalho habituais, onde eles possam se desligar de suas tarefas diárias e focar nas atividades que serão realizadas.

No caso das dinâmicas que estimulam a criatividade e cocriação, é importante que os profissionais sejam divididos em pequenos grupos, para que todos possam trabalhar em conjunto e compartilhar suas ideias com os colegas.

Algumas dinâmicas para aplicar na sua empresa

Existem diversos tipos de dinâmicas, cada uma com um objetivo diferente. Confira algumas que podem ser aplicadas em seu local de trabalho junto aos seus colaboradores e veja quais se adequam à suas necessidades:

Avaliação de Perfil Comportamental

Trata-se de um teste com 25 perguntas, que oferece uma análise profunda e precisa sobre o perfil comportamental de cada colaborador da empresa. Cada um dos quatro perfis que podem ser encontrados é representado por um animal diferente: águia, gato, lobo ou tubarão, sendo que cada um possui características comportamentais próprias.

As qualidades e características de cada um vêm à tona no Teste de Perfil Comportamental. Com bastante clareza e assertividade facilita tanto nosso autoconhecimento quanto a aplicação destes recursos a nosso favor.

Isso quer dizer que, na prática, conseguimos entender melhor como e porque somos do jeito que somos. Além de fortalecer nosso desempenho pessoal e profissional, algo que, por si só, é extraordinário!

Por meio deste teste, que pode ser aplicado individualmente ou em grupo, é possível perceber as características de cada profissional, bem como seu comportamento em diferentes situações, seus pontos fortes, pontos que precisam de melhoria, entre outros aspectos.

Faça um teste rápido, com você mesmo. Já parou para pensar qual é o seu perfil de personalidade predominante e como o seu jeito de pensar e agir afeta os resultados, emoções e relacionamentos?

A grande questão é que como as pessoas não conhecem bem a sua verdadeira essência, em sua maioria, não conseguem ter acesso ao seu potencial infinito e a usar suas características, diferenciais e qualidades a favor do seu crescimento e desenvolvimento profissional e/ou pessoal. Daí a necessidade se utilizar testes como este e dinâmicas de grupo nas empresas.

Teste de Sistemas Representacionais

Realizar métodos de avaliação de desempenho dentro de uma empresa contribui para a descoberta de novos talentos existentes em cada um e de que formas suas habilidades podem ser trabalhadas, e, ao mesmo tempo, potencializadas para conseguir alcançar resultados extraordinários a partir de suas próprias ações e comportamentos.

Sistemas Representacionais é um teste com cinco perguntas, que analisa o sistema representacional de cada colaborador da organização. A Programação Neurolinguística – PNL indica quatro tipos de sistema representacional presentes no ambiente corporativo: cinestésico, auditivo, visual e digital.

Cada profissional possui um sistema predominante, identificável por meio deste teste. A partir da atividade, é possível identificar pontos fortes, modo de aprendizagem, estilo de organização, como o profissional processa informações, o que o distrai, como ele interage com o meio em que está inserido, entre outras informações valiosas para a organização e também para ele mesmo.

Teste de Personalidade

Trata-se de um questionário com 12 perguntas, que pode ser aplicado de forma manual ou digital. Todas as questões estão ligadas ao tipo de personalidade de cada colaborador.

Neste teste, são identificados sete diferentes tipos de personalidade, as características profissionais e estilo de liderança de cada um: o profissional controlador, o perfeccionista, o carente, o fazedor, o mediador, o protetor e o ditador. Esta avaliação é essencial para conhecer mais da personalidade do colaborador e, assim, ser mais assertivo na delegação de tarefas e ações.

Dinâmica do Desafio

Aqui, o objetivo é fazer com que a equipe se abra a novos desafios, mostrando a importância de começar novos ciclos e incentivar a motivação e confiança no grupo, para que se sintam mais motivados e confiantes ao encararem novos projetos, terem novas ideias e conquistarem novas metas.

Basicamente, esta dinâmica dispõe de uma caixa sem qualquer transparência. Dentro dela estarão instruções sobre o que deverá ser realizado no exercício. Essas orientações se tratam de desafios, que devem ser escolhidos pelo realizador, de acordo com os ensinamentos que deseja colocar em prática com aquela equipe específica.

Para esse exercício será preciso dividir os participantes em dois grupos, com o mesmo número de pessoas. Dentro de um vai e vem de designações e tomadas de atitude, aqui, a intenção é apresentar às pessoas que, muitas vezes, a melhor alternativa é encarar os desafios de frente, com coragem, garra e determinação, do que passar a oportunidade para o seu concorrente.

Dinâmica da Ilha Deserta

Nesse exercício, os participantes precisam, basicamente, se imaginarem em uma ilha deserta e dizerem com qual dos colegas de trabalho cada um gostaria de desbravar este novo e desconhecido lugar.

Uma dinâmica de grupo rápida, que parece simples à primeira vista, mas que tem como objetivo observar a qualidade dos relacionamentos interpessoais dentro da equipe, além de como os colegas enxergam uns aos outros no dia a dia.

Essa atividade é uma importante ferramenta para avaliação da atual situação do clima no ambiente de trabalho. E a partir dela será possível estabelecer estratégias realmente efetivas para unir todo o grupo, diminuindo conflitos, criando maior empatia, sinergia e colaboração entre os membros da equipe.

Essas são algumas das diversas dinâmicas e testes que podem ser aplicados em grupo. Eles são excelentes aliados para líderes e gestores que buscam potencializar seus profissionais, aumentar a produtividade, aprimorar o desempenho de cada um e, consequentemente, alcançar mais resultados com ajuda da análise do perfil de cada colaborador. Conhecer cada um dos funcionários ajuda a identificar quais são as áreas em que cada um pode desenvolver seu potencial da melhor maneira.

E se você deseja potencializar ainda mais os resultados alcançados pelos colaboradores de sua empresa, convido você a conhecer o Coaching Corporativo, um programa voltado para gestão de negócios, com soluções personalizadas à realidade da sua organização.

Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores coaches e saiba como o Coaching pode contribuir para que a sua empresa seja um verdadeiro sucesso no mercado em que atua.

Este artigo foi útil para você? Então deixe o seu comentário sobre o que achou de cada dinâmica e lembre-se de sempre se lembrar de compartilhar o conhecimento com seus amigos, em suas redes sociais!

 

Copyright: 1348689272 – https://www.shutterstock.com/pt/g/bestforyou

Deixe seu Comentário: