A sua reputação é a imagem que as outras pessoas fazem ao seu respeito e, por mais que a sua essência, que é o que você carrega dentro de si, seja importante, ser visto como um indivíduo ético e honesto também é necessário e pode lhe abrir muitas portas. Afinal, a confiança é essencial nos relacionamentos, sejam eles de ordem pessoal ou profissional. Por esse motivo, te convido a refletir a respeito desse assunto enquanto faz a leitura deste artigo.

A Importância de Ter uma Boa Reputação

Você contaria um segredo a uma pessoa que é considerada indiscreta? Ou compraria um produto de uma empresa que é conhecida pela má qualidade? Imagino que tenha respondido não para as duas questões, sabe por quê? Porque sei o quanto a reputação de um indivíduo ou de uma organização são consideradas antes de se fazer uma escolha. Afinal de contas, todos nós temos a necessidade de nos sentirmos confiantes para darmos um passo adiante, seja para confiar algo pessoal ou fazer uma simples compra.

Ter uma boa reputação perante a sociedade irá te proporcionar relacionamentos mais positivos, melhores oportunidades na carreira e, também, mais autoconfiança, porque não há nada mais confortável do que ser você mesmo e expressar a sua verdade. Por isso, mesmo que o caminho correto seja mais longo e desafiador, saiba que ele sempre valerá a pena e te trará benefícios mais positivos a longo prazo.

A sua boa imagem como pessoa e profissional é algo que ninguém pode tirar de você, a não ser as suas próprias atitudes. Portanto, se uma oportunidade para obter algum tipo de vantagem fácil surgir, reflita e veja se realmente vale a pena arriscar a reputação que levou anos para construir por algo momentâneo. Escolha enxergar além e ir em busca de construir um nome cada vez mais forte e positivo, tanto para a sociedade quanto para si mesmo.

Atitudes Essenciais Para Construir e Manter uma Boa Reputação

Para ter uma reputação ilibada, ou seja, uma imagem íntegra e sem manchas, é importante considerar esse ponto em todas as suas ações, pois de nada adianta ser honesto no trabalho se na vida pessoal comete atos inadequados. É claro que todos os indivíduos cometem erros, e isso é completamente natural, contudo, aqui estou me referindo a atos relacionados ao caráter e aos valores.

Confira, a seguir, algumas atitudes importantes para construir e manter uma boa reputação, seja na sociedade ou no mercado de trabalho.

1 – Tenha uma Intenção Genuína

PSC

Buscar ter uma boa reputação é uma vontade que deve ser genuína e ter como intenção realmente ser uma pessoa ética e honesta porque acha que esse é o melhor caminho e não por segundas intenções. As portas que se abrem para os indivíduos íntegros são a consequência de uma trajetória de boas atitudes e não devem ser o objetivo de alguém, porque assim se perderia toda a essência que está por trás dessa escolha.

2 – Tenha Coerência Entre Palavras e Atitudes

Aquela antiga expressão que diz “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”, deve ser completamente banida do seu comportamento. Não ter coerência entre atitudes e palavras é algo que compromete completamente a boa reputação de um indivíduo. Portanto, antes de querer dar conselhos ou ditar regras para as atitudes de outras pessoas, olhe para si e veja se vive tudo isso na prática. Lembre-se que uma das formas mais poderosas de passar algum ensinamento adiante é através do exemplo.

3 – Seja um Profissional Ético

As suas ações como profissional também impactam na reputação da empresa em que trabalha. Assim, se a sua postura dentro do trabalho for inadequada, principalmente em relação a terceiros, como fornecedores, clientes e parceiros de negócios, é essa a imagem que estará passando da organização. Por isso, escolha sempre ser um bom representante do local que lhe fornece sustento e a oportunidade de aprender, se desenvolver e se superar.

4 – Ajude Outras Pessoas

Ter uma boa reputação é algo que vai além de considerar apenas a si mesmo e envolve, também, oferecer apoio para que outras pessoas também se desenvolvam. Dessa forma, procure adotar uma postura generosa, seja ajudando um colega de trabalho, um familiar, um vizinho. Mantenha-se atento para identificar situações em que possa ser útil, muitas vezes um gesto que é simples para você poderá ser imenso para quem recebê-lo.

5 – Vá Além do Esperado

Sempre que for fazer algo e perceber que pode oferecer além do resultado esperado, ofereça. Esse tipo de atitude irá mostrar o seu empenho e a vontade de ir além, algo que é extremamente positivo para construir uma boa reputação. Claro que é importante haver equilíbrio, para que não se esforce demais e se prejudique de outras maneiras. Na dúvida, consulte sempre o seu bom senso, pois ele será o seu melhor conselheiro.

6 – Trate a Todos Educadamente

A forma com a qual trata as pessoas ao seu redor também tem um grande peso sobre a imagem que fazem ao seu respeito. Dessa forma, seja sempre gentil com todos, independente do cargo, nível social ou qualquer outra característica. Além dessa postura contribuir com a sua reputação, irá aumentar as chances de as outras pessoas também serem gentis com você, dando início a um fantástico círculo virtuoso.

7 – Aja Sempre Com Integridade

A integridade deve ser sempre a base de todas as suas ações, sejam elas relacionadas à família, amigos ou no mundo dos negócios. Pequenos atos de ganância, egoísmo ou inveja podem se voltar contra você sem que perceba e passarem uma imagem ruim ao seu respeito. Portanto, reflita antes de fazer promessas, de realizar ações importantes e de agir em relação às outras pessoas. Assim, estará contribuindo tanto com a sua reputação quanto com seus relacionamentos pessoais, que serão mais positivos e duradouros.

Ter uma boa reputação é a consequência de buscar sempre agir de forma honesta e ética em todas as áreas da sua vida. Esse é um processo que deve ser contínuo e que necessita de autorreflexão e humildade, para que pense em seu comportamento e saiba reconhecer quando algo precisa ser mudado ou aperfeiçoado. Lembre-se que a intenção não é a de ter uma imagem positiva para se gabar, mas sim porque realmente acredita que a honestidade é o melhor caminho.

 

Copyright: 407461237- https://www.shutterstock.com/pt/g/jirsak