As coisas triviais são aquelas que realizadas diariamente, quase que de forma automática, sem entusiasmo. Acordar, tomar o café da manhã, escovar os dentes, ir para o trabalho, fazer suas refeições são exemplos de situações que costumam passar batidas para a grande maioria das pessoas. Por serem ações que se repetem, muitos acabam nem percebendo, mas passam a enxergá-las como banais. Então, com o passar do tempo, os momentos tidos como especiais vão se reduzindo e tudo parece perder o seu encanto.

A boa notícia é que está em suas mãos definir o tamanho do espaço que dará para as coisas triviais em sua vida. Afinal, se você se conhecer, encontrar o seu propósito, souber ser grato e valorizar cada uma das dádivas que recebe todos os dias, o que hoje é visto como algo sem importância irá ganhar um novo significado. Continue acompanhando e saiba mais sobre o assunto.

A Importância de Transformar as Coisas Triviais em Extraordinárias

A sua percepção em relação ao mundo ao seu redor é o que irá determinar como enxergará a sua própria existência. As suas refeições, por exemplo, não precisam ser realizadas de maneira automática, afinal trata-se do momento em que está nutrindo o seu corpo, experimentando sabores e, muitas vezes, desfrutando da companhia de pessoas queridas. Se tornar consciente em relação a isso irá ajudar a mudar o seu olhar, que passará a dar mais valor para cada um desses instantes.

Outra atividade realizada diariamente é o trabalho, que pode ser cuidando da casa e da família ou em uma empresa. Para que isso deixe de ser visto como algo trivial, é necessário enxergar além e ir de encontro ao seu propósito. Para ilustrar esse assunto, existe uma história que gosto bastante, que fala sobre a visão de três pedreiros sobre o trabalho que estavam realizando.

Uma pessoa se aproximou da obra e questionou cada um deles sobre o que estavam fazendo. O primeiro disse que estava preparando a massa de cimento e o segundo peneirando a areia. Já o terceiro, olhou para todo aquele terreno e, com os olhos brilhando, disse: eu estou construindo uma catedral. Percebe a diferença? Enquanto os outros dois enxergavam sua função de maneira simplista, ele viu além, o que certamente o motivava a ir trabalhar com entusiasmo todos os dias.

7 Dicas Para Vivenciar Coisas Triviais Com Entusiasmo

O grande escritor norte americano Napoleon Hill, autor de grandes sucessos como “Quem Pensa Enriquece”, disse certa vez que o entusiasmo é a força vital que as pessoas precisam para agir, como o vapor que faz com que uma locomotiva funcione. Se deseja vivenciar mesmo as coisas mais triviais com ânimo e energia, coloque as dicas a seguir em prática e prepare-se para ver a sua vida se transformar.

1 – Seja Grato

PSC

A primeira dica para vivenciar coisas tidas como triviais com entusiasmo é desenvolvendo o hábito de ser grato. Ao forçar a sua mente a valorizar todas as coisas boas ao seu redor, um banho deixará de ser algo sem importância, assim como uma noite de sono ou acordar pela manhã, tudo passará a ser motivo para agradecer e se sentir abençoado por ter aquela oportunidade.

2 – Encontre o Seu Propósito

Todos nós temos um propósito, que é a razão pela qual viemos ao mundo. Descobrir qual é o seu irá te ajudar a fazer escolhas mais coerentes e, também, ter mais motivação para dar o seu melhor. Para fazer essa descoberta é necessário que comece a se observar, a fim de identificar o que faz com que os seus olhos brilhem, faça isso, se conheça e logo encontrará a resposta que procura.

3 – Enxergue Além das Aparências

Na história que contei dos pedreiros, um deles conseguiu enxergar além das aparências, pois tinha o seu objetivo sempre em mente, que era construir uma catedral. Você pode fazer o mesmo em relação a todas as atividades que realizar, desde aquelas ligadas ao seu trabalho quanto às obrigações do dia a dia, como organizar a sua casa, preparar as refeições, tudo pode ser visto de uma forma mais ampla e motivadora.

4 – Observe o Universo ao Seu Redor

Você já se permitiu observar o mundo ao seu redor? As paisagens, o céu, uma borboleta, o sorriso de uma criança, todas essas imagens que vemos diariamente no caminho do trabalho ou até pela janela podem nos fazer muito bem. Por isso, sempre que possível, permita-se apenas observar e contemplar as belezas que lhe cercam.

5 – Pense nas Coisas Que Deseja Alcançar

Assim como o pedreiro da história, se você mantiver o foco nas coisas que deseja alcançar, tudo irá se tornar mais especial. Veja cada pequeno esforço como um degrau para que alcance os seus objetivos, assim, acordar todos os dias cedo para praticar uma atividade física, por exemplo, deixará de ser trivial para se tornar um passo importante na sua busca por uma vida mais saudável.

6 – Assuma as Suas Responsabilidades

Evite se enxergar como uma mera vítima que não consegue realizar seus planos porque ninguém apoia ou porque as circunstâncias nunca se mostram favoráveis. Assuma as suas responsabilidades e o controle sobre a sua vida, sempre com foco no que você pode fazer para mudar uma realidade que lhe incomoda. Essa postura irá fazer com que tenha muito mais entusiasmo e deixe a inércia para trás.

7 – Dedique Toda a Sua Atenção ao Que Estiver Fazendo

Por último, está uma atitude que considero essencial para ser feliz, que é dedicar toda a sua atenção ao momento presente. Qualquer atividade que for realizar, desde algo relacionado ao trabalho até um happy hour com os amigos, precisa de concentração, para que situações externas não comprometam aquele instante. Quando você está fazendo uma coisa pensando em outra, dificilmente irá vivenciar aquilo com entusiasmo, por isso, procure sempre viver o aqui e o agora.

Ao colocar essas sete dicas em prática, as coisas triviais, que haviam se tornado banais em seu dia a dia, serão vistas com muito mais entusiasmo e alegria. Assim, a sua vida irá ganhar mais significado e cada momento será vivenciado de forma única.

 

Copyright: 491086735 – https://www.shutterstock.com/pt/g/anyaberkut