O ser humano, como boa parte dos animais conhecidos pela ciência, não consegue viver de forma isolada. Claro, assim como os animais, existem aquelas exceções, mas de maneira geral, não.

Inicialmente viver em sociedade era uma forma a mais de nos proteger dos possíveis perigos da natureza que nos assolava. Com o passar do tempo, da evolução histórico-social, à medida em que crescemos e amadurecemos, desenvolvemos uma série de habilidades para nos relacionarmos com o mundo que nos cerca.

E é dessa forma que desenvolvemos nossa intelectualidade e aprendemos a viver e conviver com outras pessoas, das quais precisamos para concretizar nossos projetos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Convido você a me acompanhar na leitura de hoje e saber um pouco mais sobre o poder da cocriação em nossas vidas.

A satisfação no trabalho tem um impacto grande no seu bem-estar.
Quer saber em qual nível está a sua felicidade? Clique aqui.

O que é cocriação?

Por conta do viver em sociedade uma grande evolução se desenvolveu, não só da forma que vivemos e das ferramentas que garantem nossa existência na terra, mas também evoluímos nas ideias, filosofias, culturas etc.

PSC

Viver em sociedade propicia que as ideias sejam mel­hores pensadas e, consequentemente, melhores desenvolvi­das. Você já vivenciou a experiência de ter uma ideia e não conseguir desenvolvê-la melhor por falta de um insight? Essa sensação de estar travado é muito ruim, não é mesmo? Fica­mos incomodados, ansiosos, sem saber o que fazer.

Mas quando decidimos compartilhar essa ideia com al­guém, mostrar nosso ponto de inspiração, o quanto a ideia é boa e pode ser desenvolvida, e a outra pessoa se dispõe a pensar junto com você meios e técnicas para que a ideia seja desenvolvida, o caminho se transforma, se torna mais fácil.

E é exatamente isso que significa cocriação, ou seja, a arte de criar em conjunto, transformando uma ideia, com grande potencial, em algo verdadeiramente extraordinário.

Já vivi a experiência de compartilhar uma ideia com alguém e a partir de poucas palavras que a outra pessoa pronunciou tudo a minha frente se clareou. Após compartilhar meus pensamen­tos eu consegui visualizar melhor os caminhos que poderia percorrer para que algo se transformasse.

Isso acontece com todo mundo, e é por conta das diversas visões de mundo. Das experiências, das vivências. O cérebro humano é uma máquina maravilhosa. E o que podemos chamar de imaginário criativo se transforma em um infinito particular compartilhado.

Cocriação e Teorias Relacionadas

Um grande exemplo para demonstrar o quanto ideias revolucionárias são produto de um conjunto de ideias de várias pessoas é se nos atentarmos em descobrir como surgiu a teoria da evolução e da seleção natural. Se alguém chegar a você e perguntar quem foi o responsável pelas ideias que sustentam a teoria da evolução e da seleção natural, quase que de imediato a resposta será Charles Darwin.

Mas o que poucos sabem é que para que essas teorias fossem desenvolvidas várias pessoas estavam envolvidas nesse projeto. Assim como Charles Darwin, o cientista Alfred Wallace também estava debruçado em ler os mesmos livros e viajar para lugares próximos aos de Darwin. Foi a partir da junção das ideias e do trabalho de todos envolvidos em desenvolver esse mesmo projeto que chegamos aos resultados que com­provam essas teorias.

Esse “fenômeno” pode ser denominado como cocriação. A Cocriação nada mais é do que o “criar junto”, é um conceito importante e bastante fortalecedor, pois todos nós sabemos que não podemos fazer nada em nossas vidas sozinhos. Sozinhos nós não vamos a lugar algum.

A interação é necessária para que haja evolução contínua por meio da troca de conhecimentos, experiências e aprendiza­dos. Assim, ideias, dicas, insights e sugestões têm um espaço para serem desenvolvidas em busca de um bem maior, que beneficiará não só uma pessoa, mas muitas.

A exemplo de comunidades que possuem um objetivo afim. Com certeza você tem pessoas à sua volta com as quais possui maior afinidade. E isso se dá pela questão do compartilhar pensamentos. Por mais que sejam parecidos e, muitas vezes sentimos que são iguais, na verdade são diferentes maneiras de enxergar um caminho comum, fim ou, até mesmo, os dois.

Trata-se de ter um lugar onde todas as coisas podem ser ditas, sem hierarquias, sem pré-definição de temas e, princi­palmente, sem julgamento. Ideias inovadoras normalmente surgem das diversas conexões sociais que estabelecemos ao longo de nossas vivências, como se fossemos um grande “cérebro coletivo”.

Cocriar é “criar com”

É importante que, antes de tudo, você observe se está apto aos processos de cocriação, uma vez que criar exige uma capacidade absoluta de ouvir e compreender o outro. Exige um senso de coletividade, bastante amadure­cimento e muita vontade de contribuir – sem vaidades e sem individualismos.

Como eu disse anteriormente é preciso se despir dos julgamentos. Deixar de lado as diferenças e compreender o outro. Cocriar é complementar, é completar aquilo que já é bom e pode ser melhor.

A cocriação já foi, até, comprovada cientificamente. A própria Física Quântica já constatou que, tudo, em todo o universo, está conectado. Por isso, somos todos uma só energia. Isso quer dizer que nós, seres humanos, estamos conectados uns com os outros e a todos os seres vivos deste planeta. Estamos conectados com a própria Terra e com todo o universo.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

Outro exemplo digno de ser citado é no mundo corporativo. Já se percebeu a necessidade de unir forças. E não apenas as gigantes do mundo tecnológico estão fazendo isso. Empresas de todos os segmentos, dos serviços às Organizações não Governamentais – ONGs, descobriram o valor da cocriação.

Como é o caso do projeto GE Ecomagination, uma área de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que estão ligadas à eficiência energética e à água. Para conquistar resultados de forma mais rápida e com maior probabilidade de acertos, o projeto trabalha em parceria com mais oito empresas.

Pensando em um âmbito um pouco menor, mas que junto se torna imenso, somos nós mesmo. Eu e você. Já não são raros os casos de consumidores convidados a colaborar com o aperfeiçoamento ou criação de um produto ou serviço.

Sabe a empresa LEGO, aquela das pecinhas pequenas, super famosa no mundo todo. Que tem até filme de personagens conhecidos? Pois é, ela é mais grande exemplo de como a sociedade é importante na cocriação. Através de uma comunidade online, seus clientes coletam e propõem novas ideias, que são submetidas à votação dos participantes.

Quando um projeto dessa empresa atinge 10 mil votos, ela reavalia e viabiliza a ideia, claro, sempre com a aprovação do criador. Mas imagine só, são 10 mil cabeças pensantes, dos mais diversos lugares do mundo, para ajudar no trabalho de desenvolver uma ideia.

Coaching e cocriação

Outro grande exemplo de cocriação é o processo de Coaching. Digo isso, pois o profissional coach, apoia o cliente, denominado coachee, a sair de um ponto A em direção ao ponto B, no caso, o seu estado desejado.

Dentro do processo, o coachee chega com uma ideia, uma demanda a ser desenvolvida, um objetivo a ser alcançado, e o coach tem como missão ajudá-lo, deixando de lado qualquer tipo de julgamento e conectando verdadeiramente com ele, a atingir suas metas, sonhos e objetivos, de preferência, em um curto espaço de tempo.

Costumamos dizer que o Coaching é um exemplo de cocriação, pois trata de um processo em que coach e coachee unem-se  dão o melhor de si, ou seja, colocam suas melhores habilidades e competências em jogo, em prol de um objetivo comum, que é o alcance de resultados extraordinários, que vai beneficiar ambos, enquanto profissional e cliente.

Se você ficou interessado em saber melhor como funciona o processo de Coaching, aliado à cocriação, convido você a conhecer o Professional & Self Coaching – PSC, a melhor e mais completa formação em Coaching do país, que já ajudou e continua ajudando milhares de pessoas, profissionais e empresas e alcançarem o seu potencial infinito e resultados extraordinários em suas trajetórias.

 

 

Ouse ir além e conheça o poder do Coaching e da cocriação em sua vida!

Agora é sua vez de escrever: o que você achou deste conteúdo? Gostou do tema? Deixe um comentário, falando sobre suas impressões sobre o assunto e lembre-se de compartilhar este artigo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também entendam um pouco mais sobre cocriação, Coaching e muito mais.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/