O mundo está mudando a uma velocidade impressionante, o que impacta diretamente na vida das pessoas, incluindo principalmente o trabalho. Uma demissão, promoção ou mesmo uma mudança para uma área totalmente nova são situações que têm se mostrado cada vez mais comuns, contudo, ainda assim, geram muitas dúvidas e inseguranças. Se está passando por algo do tipo, saiba que o Coaching pode te ajudar muito nessa fase de transição, tornando o processo mais rápido e eficaz.

Principais motivos para realizar uma transição na carreira

Existem alguns motivos que levam um profissional a precisar realizar uma transição na carreira, veja quais são os mais comuns.

1 – Demissão

O final de um ciclo se mostra como uma ótima oportunidade para repensar as coisas e definir os caminhos que serão seguidos dali para frente. É por isso que muitos profissionais realizam uma transição na carreira após serem demitidos, aproveitando aquele fim para construir um novo começo, que pode ser na mesma área ou em outra diferente.

2 – Profissões que estão se tornando ultrapassadas

Os avanços tecnológicos fizeram com que certas profissões se tornassem ultrapassadas e, em outros casos, mudaram a forma com a qual muitas funções são executadas. Assim, a transição se mostra necessária como uma forma de o indivíduo se atualizar dentro daquela área ou buscar outra nova para explorar.

3 – Profissões com limite de idade

Existem profissões em que a idade tem um peso muito grande, o que faz com que elas tenham prazo de validade, como é o caso dos atletas, por exemplo. Quando se veem no fim desse prazo, muitos desses profissionais buscam se preparar para uma nova carreira. No âmbito esportivo, é bastante comum vermos ex-atletas que se tornaram treinadores, empreendedores e apresentadores de TV.

4 – Excesso de estresse

Certas profissões são extremamente desgastantes e exigem uma maior entrega por parte do profissional que, muitas vezes, sacrifica momentos com a família e de descanso para se dedicar ao trabalho. Depois de algum tempo nessa rotina, pode acontecer de surgir a necessidade de mudar de área para viver de forma mais leve.

5 – Desejo de se realizar fazendo algo novo

PSC

Outro motivo que pode levar uma pessoa a desejar realizar uma transição na carreira é a vontade de querer fazer algo novo. Com a quantidade de novas profissões surgindo, é natural que muitas queiram inovar, principalmente aquelas que possuem um perfil mais criativo.

7 Pontos em que o Coaching pode ajudar na transição de carreira

Depois de entender quais são os principais motivos que levam os profissionais a realizarem mudanças na carreira, saiba como o Coaching pode fazer a diferença e te ajudar nesse processo.

1 – Reconhecimento do seu valor profissional

O autoconhecimento é um ponto de grande importância dentro do processo de Coaching e, em se tratando de uma transição de carreira, será essencial para que reconheça o seu valor profissional e utilize isso para definir os próximos passos. Entender os seus pontos fortes e os de melhoria, além dos seus maiores erros e acertos na carreira até aqui, permitirá que obtenha uma visão clara e ampla sobre si e sua trajetória, levando a uma tomada de decisão mais inteligente e consciente.

2 – Identificação dos novos caminhos a serem seguidos

Como disse anteriormente, a transição de carreira pode ser decorrente de uma demissão ou de qualquer outro tipo de necessidade, o que tende a gerar muitas dúvidas. Assim, poder contar com o suporte de um coach especializado nesse tipo de situação, certamente fará uma grande diferença. E um grande benefício da metodologia é que o profissional não traz respostas prontas, ele ensina a pessoa a buscá-la dentro de si, o que é altamente empoderador.

3 – Criação de um planejamento prático

As questões práticas são uma parte bastante importante dentro de um processo de transição de carreira e incluem desde definir as atitudes a serem tomadas após uma demissão, por exemplo, passando até mesmo pela organização das finanças pessoais. Ter tudo muito bem planejado é essencial para que se sinta seguro para dar o seu melhor em todas as oportunidades que surgirem e, assim, aumentar as chances de sucesso.

4 – Desenvolvimento de novas habilidades

Se conhecer é ter a oportunidade de entender os pontos no quais você já é bom e os que pode melhorar ainda mais. Uma das etapas do processo de Coaching envolve exatamente desenvolver novas habilidades, no caso específico da transição de carreira, com o objetivo de se preparar para os desafios do novo trabalho.

5 – Construção de uma carreira sólida

Recomeçar é desafiador, mas, ao contar com o suporte de um coach, tem como benefício o fato de permitir que construa uma carreira sólida, consciente e com planejamento. Além disso, como a transição geralmente ocorre em uma fase da vida em que já se tem mais maturidade, isso se torna um grande trunfo. Afinal de contas, a bagagem de experiências acumuladas ao longo dos anos traz mais serenidade e inteligência para fazer escolhas.

6 – Preparação para situações pontuais

Durante o processo de transição de carreira, existem algumas situações pontuais pelas quais o profissional poderá passar, como, por exemplo, entrevistas de emprego, confecção de currículo, apresentações de projetos, entre outras. Ter o suporte de um coach com expertise em carreiras na preparação para essas ocasiões fará toda a diferença, sem dúvidas.

7 – Fortalecimento da motivação

Por último, um ponto bastante relevante dentro da transição de carreira que pode ser beneficiado através do Coaching é o fortalecimento da motivação, que é fundamental para que se mantenha engajado durante todas as etapas. Trata-se de um impulso que é despertado através da certeza em relação aos próprios objetivos e da capacidade de alcançá-los. Ter a oportunidade de se conhecer, identificar seus pontos fortes e outros em que pode melhorar te dará a força que precisa para ousar e ir além.

Independente se a sua transição de carreira esteja sendo motivada por uma necessidade ou por uma vontade de mudar, acredite em si e não tenha medo de fazer diferente. Se houver planejamento e a certeza em relação ao que deseja, nada será capaz de te parar e impedir que chegue onde deseja.

 

Fontes:

https://www.parmais.com.br/blog/o-que-e-transicao-de-carreira-e-como-fazer/

https://eadbox.com/transicao-de-carreira/

https://www.jjabrasil.com.br/beneficios-do-coaching-para-profissionais/

Copyright: 1608096322 – https://www.shutterstock.com/pt/g/iLixe48